A PRODUÇÃO TEXTUAL NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131229 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3025 "inscrito_id" => 7403 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do Projeto Pequenos Escritores, tem como objetivo incentivar a leitura e escrita dos alunos na produção de textos com os diferentes gêneros textuais para a montagem de livros. A interação dos alunos durante a escrita e reescrita dos textos dialoga com a realidade da atual conjuntura da sociedade bem como ao contexto da comunidade local. Para isso, foram trabalhadas sequências didáticas abordando a diversidade dos gêneros textuais onde aconteceu a reescrita das produções realizadas, finalizando com a construção de livros que serão utilizados pelos professores proporcionando a interação, incentivo e valorização do trabalho construído e apresentado a comunidade escolar. A partir do contexto vivenciado e descrito nas produções percebe-se a necessidade de fomentar ações que corroborem na/para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Durante todo o processo foram ressaltadas as habilidades das crianças, as intervenções dos professores considerando o uso social da leitura e escrita na construção do conhecimento. Como aporte teórico recorremos a Morais (2012), Micotti (2009), Gardner(2002), Antunes(1998), Perrenoud(2000) dentre outros. O resultado da produção dos alunos, sendo transformados em livros propiciou um leque de opções com atividades pedagógicas que dialoga com a proposta curricular tendo o sujeito como protagonista do seu conhecimento e o sentimento de pertencimento da comunidade da qual faz parte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7403_TB3025_08042025162826.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANILDA SOUZA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANILDA FRANÇA" "autor_email" => "anildafranca@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131229 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3025 "inscrito_id" => 7403 "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do Projeto Pequenos Escritores, tem como objetivo incentivar a leitura e escrita dos alunos na produção de textos com os diferentes gêneros textuais para a montagem de livros. A interação dos alunos durante a escrita e reescrita dos textos dialoga com a realidade da atual conjuntura da sociedade bem como ao contexto da comunidade local. Para isso, foram trabalhadas sequências didáticas abordando a diversidade dos gêneros textuais onde aconteceu a reescrita das produções realizadas, finalizando com a construção de livros que serão utilizados pelos professores proporcionando a interação, incentivo e valorização do trabalho construído e apresentado a comunidade escolar. A partir do contexto vivenciado e descrito nas produções percebe-se a necessidade de fomentar ações que corroborem na/para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Durante todo o processo foram ressaltadas as habilidades das crianças, as intervenções dos professores considerando o uso social da leitura e escrita na construção do conhecimento. Como aporte teórico recorremos a Morais (2012), Micotti (2009), Gardner(2002), Antunes(1998), Perrenoud(2000) dentre outros. O resultado da produção dos alunos, sendo transformados em livros propiciou um leque de opções com atividades pedagógicas que dialoga com a proposta curricular tendo o sujeito como protagonista do seu conhecimento e o sentimento de pertencimento da comunidade da qual faz parte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7403_TB3025_08042025162826.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANILDA SOUZA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANILDA FRANÇA" "autor_email" => "anildafranca@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }