A AMPLIAÇÃO DOS ABRAÇOS LITERÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALARGAMENTO DOS HORIZONTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3584 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "A AMPLIAÇÃO DOS ABRAÇOS LITERÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALARGAMENTO DOS HORIZONTES" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Abraços literários 2024”, uma versão ampliada do “Abraços literários 2023”. desenvolvido por meio de vivências literárias vivenciadas entre discentes do IFPB Campus Esperança, e discentes do 6º ao 9º anos da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou ampliar a contribuição com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, objetos de leitura literária, canônicas ou não, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016). Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas, nas duas instituições de ensino, vivências literárias, dentre as quais: “Abrace a leitura” , “Vivenciando a Felicidade clandestina” , “Abrace sua criança interior” , “Abrace sua identidade” ,”Um abraço no cordel” , “Um abraço na educação” , “Abrace o extraordinário”, “Um abraço na negritude”. Além das oficinas, houve, na escola parceira, “Um giro com Edgar Allan Poe e histórias de suspense/mistério, dentre outros autores e/ou gêneros, a produção de contos fantásticos; a participação no 7º ENEX, bem como, em parceria com o NEABI - ES, com o “Coletivo Art Cena” o projeto “Arte em toda parte, a biblioteca do campus, intervalos poéticos, e a 3ª edição do Sarau “Vozes negras. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID572_TB3584_11032025232604.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ" "autor_nome_curto" => "LÚCIA" "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131640 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3584 "inscrito_id" => 572 "titulo" => "A AMPLIAÇÃO DOS ABRAÇOS LITERÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALARGAMENTO DOS HORIZONTES" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Abraços literários 2024”, uma versão ampliada do “Abraços literários 2023”. desenvolvido por meio de vivências literárias vivenciadas entre discentes do IFPB Campus Esperança, e discentes do 6º ao 9º anos da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou ampliar a contribuição com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, objetos de leitura literária, canônicas ou não, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016). Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas, nas duas instituições de ensino, vivências literárias, dentre as quais: “Abrace a leitura” , “Vivenciando a Felicidade clandestina” , “Abrace sua criança interior” , “Abrace sua identidade” ,”Um abraço no cordel” , “Um abraço na educação” , “Abrace o extraordinário”, “Um abraço na negritude”. Além das oficinas, houve, na escola parceira, “Um giro com Edgar Allan Poe e histórias de suspense/mistério, dentre outros autores e/ou gêneros, a produção de contos fantásticos; a participação no 7º ENEX, bem como, em parceria com o NEABI - ES, com o “Coletivo Art Cena” o projeto “Arte em toda parte, a biblioteca do campus, intervalos poéticos, e a 3ª edição do Sarau “Vozes negras. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID572_TB3584_11032025232604.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ" "autor_nome_curto" => "LÚCIA" "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }