ITINERÁRIO FORMATIVO SAPIENS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A LEITURA CRÍTICA DA SOCIEDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133360 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5966 "inscrito_id" => 14742 "titulo" => "ITINERÁRIO FORMATIVO SAPIENS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A LEITURA CRÍTICA DA SOCIEDADE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a implementação do itinerário formativo SAPIENS (Sociedade e Atualidades: Perspectivas Investigativas e Novos Saberes) como uma proposta interdisciplinar voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do Ensino Médio, articulando conhecimentos de Filosofia, Sociologia, Geografia e História. No contexto do Novo Ensino Médio, essa abordagem se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo uma aprendizagem significativa e integrada. O referencial teórico-metodológico baseia-se em autores das Ciências Humanas e Sociais que discutem formação cidadã e análise crítica da sociedade contemporânea. A estrutura do itinerário foi organizada em três grandes temas: Fundamentos Metodológicos (tempos e temporalidade, fontes e instrumentos, metodologias e pesquisa); Sociedade e Desenvolvimento (sociedade e o mundo do trabalho, sociedade e economia, ciência, tecnologia e ética); e Política e Movimentos Sociais (Estado e pensamento político, liberdade, determinismo e responsabilidade, movimentos sociais). Como resultado, o itinerário formativo foi implementado ao longo do ano de 2023 para 230 alunos do 1º ano do Ensino Médio no Polo Educacional SESC na cidade do Rio de Janeiro, sendo aplicada por professores de Ciências Humanas ao longo de três trimestres. A experiência demonstrou o potencial da proposta para a formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade, reforçando a importância das abordagens interdisciplinares para a compreensão das questões contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14742_TB5966_08042025170713.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANISE MARTINS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "IVANISE" "autor_email" => "ivanisemlima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133360 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5966 "inscrito_id" => 14742 "titulo" => "ITINERÁRIO FORMATIVO SAPIENS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A LEITURA CRÍTICA DA SOCIEDADE" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a implementação do itinerário formativo SAPIENS (Sociedade e Atualidades: Perspectivas Investigativas e Novos Saberes) como uma proposta interdisciplinar voltada para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes do Ensino Médio, articulando conhecimentos de Filosofia, Sociologia, Geografia e História. No contexto do Novo Ensino Médio, essa abordagem se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo uma aprendizagem significativa e integrada. O referencial teórico-metodológico baseia-se em autores das Ciências Humanas e Sociais que discutem formação cidadã e análise crítica da sociedade contemporânea. A estrutura do itinerário foi organizada em três grandes temas: Fundamentos Metodológicos (tempos e temporalidade, fontes e instrumentos, metodologias e pesquisa); Sociedade e Desenvolvimento (sociedade e o mundo do trabalho, sociedade e economia, ciência, tecnologia e ética); e Política e Movimentos Sociais (Estado e pensamento político, liberdade, determinismo e responsabilidade, movimentos sociais). Como resultado, o itinerário formativo foi implementado ao longo do ano de 2023 para 230 alunos do 1º ano do Ensino Médio no Polo Educacional SESC na cidade do Rio de Janeiro, sendo aplicada por professores de Ciências Humanas ao longo de três trimestres. A experiência demonstrou o potencial da proposta para a formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade, reforçando a importância das abordagens interdisciplinares para a compreensão das questões contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14742_TB5966_08042025170713.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANISE MARTINS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "IVANISE" "autor_email" => "ivanisemlima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }