A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7481 "inscrito_id" => 16166 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este trabalho explora a relevância da calculadora no ensino fundamental II, enfatizando sua evolução histórica e o impacto na aprendizagem dos alunos. Relatando sobre o ábaco, criado no século VI a.C., e a máquina calculadora de Blaise Pascal, inventada em 1642, que representa marcos na história das ferramentas de cálculo. Com isso, o avanço tecnológico, a calculadora se tornou um tema controverso entre educadores e pais, gerando debates sobre sua utilização em sala de aula. Enquanto alguns defendem a memorização das operações básicas, outros argumentam que a compreensão dos conceitos matemáticos deve ser priorizada, permitindo o uso de ferramentas como a calculadora para facilitar esse aprendizado. Referências como Correio Braziliense (2015) e Nova Escola (2021) sustentam que a calculadora, se utilizada de maneira estratégica, podendo auxiliar os alunos a entender estruturas matemáticas complexas e melhorar a resolução de problemas. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que a calculadora deve complementar o aprendizado, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais, como a análise de dados e a interpretação de gráficos, e nesse artigo veremos os principais resultados indicam que, com a orientação pedagógica adequada, a calculadora pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio crítico e a compreensão matemática, desde que não substitui a necessidade de uma base sólida nos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16166_TB7481_13052025134325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCCAS SILVA LIMA CORREIA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaoluccascorreia13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7481 "inscrito_id" => 16166 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este trabalho explora a relevância da calculadora no ensino fundamental II, enfatizando sua evolução histórica e o impacto na aprendizagem dos alunos. Relatando sobre o ábaco, criado no século VI a.C., e a máquina calculadora de Blaise Pascal, inventada em 1642, que representa marcos na história das ferramentas de cálculo. Com isso, o avanço tecnológico, a calculadora se tornou um tema controverso entre educadores e pais, gerando debates sobre sua utilização em sala de aula. Enquanto alguns defendem a memorização das operações básicas, outros argumentam que a compreensão dos conceitos matemáticos deve ser priorizada, permitindo o uso de ferramentas como a calculadora para facilitar esse aprendizado. Referências como Correio Braziliense (2015) e Nova Escola (2021) sustentam que a calculadora, se utilizada de maneira estratégica, podendo auxiliar os alunos a entender estruturas matemáticas complexas e melhorar a resolução de problemas. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que a calculadora deve complementar o aprendizado, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais, como a análise de dados e a interpretação de gráficos, e nesse artigo veremos os principais resultados indicam que, com a orientação pedagógica adequada, a calculadora pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o raciocínio crítico e a compreensão matemática, desde que não substitui a necessidade de uma base sólida nos conceitos matemáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16166_TB7481_13052025134325.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCCAS SILVA LIMA CORREIA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaoluccascorreia13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }