Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO

Palavra-chaves: QUESTÕES SOCIOCIOENTÍFICAS, APRENDIZAGEM, SERTÃO NORDESTINO, , Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84899
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 1497
    "titulo" => "O USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA\r\n
      APLICAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO. ASSIM, ACREDITA-SE\r\n
      QUE A TEMÁTICA DA SECA É RELEVANTE E UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE RECORRENTE NA VIDA DOS\r\n
      ESTUDANTES SERTANEJOS, E\u{A0} POR ISSO,\u{A0} PODE\u{A0} CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO ACERCA\r\n
      DA ESCASSEZ HÍDRICA, PERMITINDO COMPREENDER QUE APESAR DE SER TÍPICO AO BIOMA DA CAATINGA,\r\n
      FATORES EXTERNOS, COMO AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS, POR EXEMPLO, ACELERAM A SECA E NO CICLO\r\n
      DE CHUVAS, FAVORECEM A SECA DE AÇUDES, RIOS, RIACHOS, ETC. BUSCANDO ASSIM, EXTRAPOLAR UM\r\n
      COMODISMO PARA O QUE PARECE SER NATURAL, FAZENDO PENSAR PARA ALÉM DO QUE APARENTEMENTE JÁ É\r\n
      SABIDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, APLICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE\r\n
      UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SERRA TALHADA, NOS CONTEXTOS DAS ATIVIDADES DO\r\n
      PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NÚCLEO DE QUÍMICA. A FERRAMENTA DE\r\n
      COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA REMOTA. OS NOSSOS RESULTADOS\r\n
      APONTAM QUE, DE ACORDO COM OS ESTUDANTES A QUESTÃO\u{A0} SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO\r\n
      NORDESTINO ATRELADAS A DISCIPLINA DE QUÍMICA TROUXERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, À MEDIDA QUE\r\n
      PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES COMPREENDEREM E RELACIONAREM ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES\r\n
      INTEGRADOS ÀS QSCS VISTAS EM SALA DE AULA.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES SOCIOCIOENTÍFICAS, APRENDIZAGEM, SERTÃO NORDESTINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1497_26102021231842.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO INÁCIO"
    "autor_email" => "antonioinaciodj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84899
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 1497
    "titulo" => "O USO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO"
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA\r\n
      APLICAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO. ASSIM, ACREDITA-SE\r\n
      QUE A TEMÁTICA DA SECA É RELEVANTE E UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE RECORRENTE NA VIDA DOS\r\n
      ESTUDANTES SERTANEJOS, E\u{A0} POR ISSO,\u{A0} PODE\u{A0} CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO ACERCA\r\n
      DA ESCASSEZ HÍDRICA, PERMITINDO COMPREENDER QUE APESAR DE SER TÍPICO AO BIOMA DA CAATINGA,\r\n
      FATORES EXTERNOS, COMO AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS, POR EXEMPLO, ACELERAM A SECA E NO CICLO\r\n
      DE CHUVAS, FAVORECEM A SECA DE AÇUDES, RIOS, RIACHOS, ETC. BUSCANDO ASSIM, EXTRAPOLAR UM\r\n
      COMODISMO PARA O QUE PARECE SER NATURAL, FAZENDO PENSAR PARA ALÉM DO QUE APARENTEMENTE JÁ É\r\n
      SABIDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, APLICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE\r\n
      UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SERRA TALHADA, NOS CONTEXTOS DAS ATIVIDADES DO\r\n
      PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NÚCLEO DE QUÍMICA. A FERRAMENTA DE\r\n
      COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA REMOTA. OS NOSSOS RESULTADOS\r\n
      APONTAM QUE, DE ACORDO COM OS ESTUDANTES A QUESTÃO\u{A0} SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO\r\n
      NORDESTINO ATRELADAS A DISCIPLINA DE QUÍMICA TROUXERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, À MEDIDA QUE\r\n
      PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES COMPREENDEREM E RELACIONAREM ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES\r\n
      INTEGRADOS ÀS QSCS VISTAS EM SALA DE AULA.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES SOCIOCIOENTÍFICAS, APRENDIZAGEM, SERTÃO NORDESTINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1497_26102021231842.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO INÁCIO"
    "autor_email" => "antonioinaciodj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO. ASSIM, ACREDITA-SE QUE A TEMÁTICA DA SECA É RELEVANTE E UMA PROBLEMÁTICA BASTANTE RECORRENTE NA VIDA DOS ESTUDANTES SERTANEJOS, E  POR ISSO,  PODE  CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO ACERCA DA ESCASSEZ HÍDRICA, PERMITINDO COMPREENDER QUE APESAR DE SER TÍPICO AO BIOMA DA CAATINGA, FATORES EXTERNOS, COMO AS QUEIMADAS E DESMATAMENTOS, POR EXEMPLO, ACELERAM A SECA E NO CICLO DE CHUVAS, FAVORECEM A SECA DE AÇUDES, RIOS, RIACHOS, ETC. BUSCANDO ASSIM, EXTRAPOLAR UM COMODISMO PARA O QUE PARECE SER NATURAL, FAZENDO PENSAR PARA ALÉM DO QUE APARENTEMENTE JÁ É SABIDO. ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, APLICADA AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SERRA TALHADA, NOS CONTEXTOS DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NÚCLEO DE QUÍMICA. A FERRAMENTA DE COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO, APLICADO DE FORMA REMOTA. OS NOSSOS RESULTADOS APONTAM QUE, DE ACORDO COM OS ESTUDANTES A QUESTÃO  SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A SECA NO SERTÃO NORDESTINO ATRELADAS A DISCIPLINA DE QUÍMICA TROUXERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, À MEDIDA QUE PROPORCIONOU AOS ESTUDANTES COMPREENDEREM E RELACIONAREM ASSUNTOS INTERDISCIPLINARES INTEGRADOS ÀS QSCS VISTAS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.