Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DO PIBID DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA

Palavra-chaves: PIBID, OFICINAS, PANDEMIA, FORMAÇÃO DOCENTE, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85011
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 360
    "inscrito_id" => 1089
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DO PIBID DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSISTE NA VIVÊNCIA DE BOLSISTAS, ESTUDANTES COLABORADORES E PROFESSORAS COORDENADORAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UNIDADE IBIRITÉ.  COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO AO VÍRUS COVID-19 FOI PRECISO ADAPTAR AS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO REALIZADAS NAS TURMAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO O FOCO DO PROJETO É A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, TODA A EQUIPE DO PROGRAMA DESENVOLVEU ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL E, COM ISSO, SURGIU A IDEIA DE REALIZAR OFICINAS SÍNCRONAS ONLINE. DURANTE AS OFICINAS, O PRINCIPAL OBJETIVO É PROPORCIONAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS. PARA ATINGIR OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS REALIZADAS, AS AUTORAS BUSCARAM ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O IMAGINÁRIO INFANTIL. TAMBÉM FORAM ABORDADAS TEMÁTICAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE O CONTATO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI AS ATIVIDADES REALIZADAS PRESENCIALMENTE, MAS COM O PLANEJAMENTO ADEQUADO E INTENSA TROCA DE SABERES É POSSÍVEL DESEMPENHAR UM TRABALHO POSITIVO.  AS OFICINAS ONLINE TIRARAM TODOS DE UMA ZONA DE CONFORTO E FOI PRECISO UMA GRANDE UNIÃO E TRABALHO EM EQUIPE PARA QUE ESSA REINVENÇÃO FUNCIONASSE NA PRÁTICA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PIBID, OFICINAS, PANDEMIA, FORMAÇÃO DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1089_26102021182216.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANNE LARA SOUZA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANNE"
    "autor_email" => "mariannemedeirossl@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS IBIRITÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85011
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 360
    "inscrito_id" => 1089
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINAS DO PIBID DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSISTE NA VIVÊNCIA DE BOLSISTAS, ESTUDANTES COLABORADORES E PROFESSORAS COORDENADORAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UNIDADE IBIRITÉ.  COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO AO VÍRUS COVID-19 FOI PRECISO ADAPTAR AS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO REALIZADAS NAS TURMAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO O FOCO DO PROJETO É A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, TODA A EQUIPE DO PROGRAMA DESENVOLVEU ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL E, COM ISSO, SURGIU A IDEIA DE REALIZAR OFICINAS SÍNCRONAS ONLINE. DURANTE AS OFICINAS, O PRINCIPAL OBJETIVO É PROPORCIONAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS. PARA ATINGIR OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS REALIZADAS, AS AUTORAS BUSCARAM ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O IMAGINÁRIO INFANTIL. TAMBÉM FORAM ABORDADAS TEMÁTICAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE O CONTATO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI AS ATIVIDADES REALIZADAS PRESENCIALMENTE, MAS COM O PLANEJAMENTO ADEQUADO E INTENSA TROCA DE SABERES É POSSÍVEL DESEMPENHAR UM TRABALHO POSITIVO.  AS OFICINAS ONLINE TIRARAM TODOS DE UMA ZONA DE CONFORTO E FOI PRECISO UMA GRANDE UNIÃO E TRABALHO EM EQUIPE PARA QUE ESSA REINVENÇÃO FUNCIONASSE NA PRÁTICA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PIBID, OFICINAS, PANDEMIA, FORMAÇÃO DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1089_26102021182216.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANNE LARA SOUZA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANNE"
    "autor_email" => "mariannemedeirossl@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS IBIRITÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSISTE NA VIVÊNCIA DE BOLSISTAS, ESTUDANTES COLABORADORES E PROFESSORAS COORDENADORAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UNIDADE IBIRITÉ. COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO AO VÍRUS COVID-19 FOI PRECISO ADAPTAR AS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO REALIZADAS NAS TURMAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO O FOCO DO PROJETO É A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, TODA A EQUIPE DO PROGRAMA DESENVOLVEU ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL E, COM ISSO, SURGIU A IDEIA DE REALIZAR OFICINAS SÍNCRONAS ONLINE. DURANTE AS OFICINAS, O PRINCIPAL OBJETIVO É PROPORCIONAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS. PARA ATINGIR OS RESULTADOS DAS PRÁTICAS REALIZADAS, AS AUTORAS BUSCARAM ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O IMAGINÁRIO INFANTIL. TAMBÉM FORAM ABORDADAS TEMÁTICAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL ANALISAR QUE O CONTATO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI AS ATIVIDADES REALIZADAS PRESENCIALMENTE, MAS COM O PLANEJAMENTO ADEQUADO E INTENSA TROCA DE SABERES É POSSÍVEL DESEMPENHAR UM TRABALHO POSITIVO. AS OFICINAS ONLINE TIRARAM TODOS DE UMA ZONA DE CONFORTO E FOI PRECISO UMA GRANDE UNIÃO E TRABALHO EM EQUIPE PARA QUE ESSA REINVENÇÃO FUNCIONASSE NA PRÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.