Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA BNCC: PROBLEMATIZANDO OS CURRÍCULOS DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MARIANA/MG A PARTIR DO OLHAR DOS/DAS SEUS/SUAS DOCENTES.

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Esta proposta de trabalho busca desenvolver uma pesquisa com docentes do Ensino Médio de três escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Mariana – MG. Diante do contexto de apagamento das relações de gênero e de sexualidades nos documentos curriculares oficiais que orientam as escolas, o projeto tem como interesse verificar como essas questões estão sendo problematizadas nos currículos em ação do Novo Ensino Médio (NEM); a partir do mapeamento de trabalhos já realizados por pesquisadores/as junto à Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM), Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), e de entrevistas narrativas com docentes das escolas. Mediante aproximações com as perspectivas pós-estruturalistas das relações de gênero, sexualidades, currículo e educação, tomo como questão que poderá orientar este trabalho a seguinte indagação: O que dizem docentes do Ensino Médio de três escolas públicas estaduais da cidade de Mariana – MG, sobre a problematização das questões de gênero e sexualidades em seus currículos em ação? Parto do entendimento de que os documentos curriculares oficiais do Ensino Médio, após a sua reformulação, enquanto documentos políticos, são pensados como um lugar de construção de subjetividades. O argumento aqui desenvolvido é o de que mesmo diante de estratégias que tentam silenciar e controlar a discussão de gênero e sexualidades na educação, os/as docentes têm resistido ao cenário reacionário que dá lugar e que constrói sujeitos; um movimento marcado por disputas e tensões.

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