TRÍADE REFLEXIVA: CRIANÇAS, GÊNERO E BAÚ BRINCANTE
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Como as crianças apresentam as relações de gênero em suas brincadas? O estudo se configura como uma reflexão sobre situações observadas nas ações do projeto interinstitucional Baú Brincante (UFBA/ UESB), que analisa o potencial do brincar livre das crianças da Educação Infantil, no município de Jequié- Bahia. E nesse contexto, articulamos as vivências do projeto com alguns teóricos (Rosa; Felipe; Sá-Silva, 2024) buscando a construção e reflexão a respeito da visão ultrapassada que ainda persiste nos dias atuais, envolvendo uma relação de poder na qual gênero e sexualidade são silenciados e vistos como uma problemática no trabalho com crianças pequenas. Nossas reflexões apontam que o brincar tem significados que são costurados e alinhavados às construções históricas e culturais de gênero e sexualidade, portanto, uma pedagogia cultural que (re)produz e ensina modos de ser e de agir para os meninos e para as meninas na escola desde a Educação Infantil. 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