EDUCAÇÃO E LÓGICAS MATERNAIS: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121745 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 1328 "titulo" => "EDUCAÇÃO E LÓGICAS MATERNAIS: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "resumo" => "A perspectiva de gênero propõe lançar uma percepção diferente sobre essa realidade a partir de epistemologias feministas e com as mulheres revolucionando a ordem dos poderes. Tal percepção pauta-se no reconhecimento da diversidade de gênero que implica na reconfiguração de uma humanidade diversa e democrática, promovendo o enfrentamento diante das barreiras estruturais que dificultam a inserção feminina no âmbito público e político. Essa pesquisa busca contribuir com a produção de conhecimento na área de Educação nos âmbitos da graduação, esquadrinhando possibilidades de desestruturar saberes hegemônicos e desconstruir lógicas excludentes. Pautando-se nos referenciais teóricos como Badinter (1985), O'Reilly (2016), Ruddick (1995) e Zanello (2016) avizinhamos as relações entre maternidade e Educação vislumbrando pensar a representatividade feminina no âmbito do ensino superior nas mais variadas modalidades, estudando os contextos que perfazem os percursos das discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe perpassados pelas relações de gênero, perspectivando processos educativos que possam enfrentar desigualdades e discriminações. Para viabilizar o processo investigativo optamos pelas entrevistas semiestruturadas que permitiram às estudantes narrar suas histórias de vida, perpassando pela escolha da graduação; cotidiano familiar, sobretudo pela experiência do exercício materno e, também, das vivências acadêmicas. A partir dos referenciais utilizados pôde-se perceber o quanto as lógicas maternais foram sendo conduzidas ao longo da história, onde o corpo da mulher foi se constituindo a partir dos discursos masculinos, assujeitando-o à reprodução e ao cuidado. A pesquisa nos possibilitou perceber o quanto esses corpos que maternam são atravessados por elementos que os subjetivam nos mais variados espaços, aqui especificamente, o ambiente acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1328_TB567_18042025144641.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debsilvabac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121745 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 567 "inscrito_id" => 1328 "titulo" => "EDUCAÇÃO E LÓGICAS MATERNAIS: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "resumo" => "A perspectiva de gênero propõe lançar uma percepção diferente sobre essa realidade a partir de epistemologias feministas e com as mulheres revolucionando a ordem dos poderes. Tal percepção pauta-se no reconhecimento da diversidade de gênero que implica na reconfiguração de uma humanidade diversa e democrática, promovendo o enfrentamento diante das barreiras estruturais que dificultam a inserção feminina no âmbito público e político. Essa pesquisa busca contribuir com a produção de conhecimento na área de Educação nos âmbitos da graduação, esquadrinhando possibilidades de desestruturar saberes hegemônicos e desconstruir lógicas excludentes. Pautando-se nos referenciais teóricos como Badinter (1985), O'Reilly (2016), Ruddick (1995) e Zanello (2016) avizinhamos as relações entre maternidade e Educação vislumbrando pensar a representatividade feminina no âmbito do ensino superior nas mais variadas modalidades, estudando os contextos que perfazem os percursos das discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe perpassados pelas relações de gênero, perspectivando processos educativos que possam enfrentar desigualdades e discriminações. Para viabilizar o processo investigativo optamos pelas entrevistas semiestruturadas que permitiram às estudantes narrar suas histórias de vida, perpassando pela escolha da graduação; cotidiano familiar, sobretudo pela experiência do exercício materno e, também, das vivências acadêmicas. A partir dos referenciais utilizados pôde-se perceber o quanto as lógicas maternais foram sendo conduzidas ao longo da história, onde o corpo da mulher foi se constituindo a partir dos discursos masculinos, assujeitando-o à reprodução e ao cuidado. A pesquisa nos possibilitou perceber o quanto esses corpos que maternam são atravessados por elementos que os subjetivam nos mais variados espaços, aqui especificamente, o ambiente acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1328_TB567_18042025144641.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DOS REIS SILVA BACKES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debsilvabac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }