COM QUAL DAS(OS) BONECAS(OS) EU BRINCO? POSSÍVEIS ATRAVESSAMENTOS RACIAIS E DE GÊNERO NO BRINCAR ESPONTÂNEO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121451 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "COM QUAL DAS(OS) BONECAS(OS) EU BRINCO? POSSÍVEIS ATRAVESSAMENTOS RACIAIS E DE GÊNERO NO BRINCAR ESPONTÂNEO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O brincar espontâneo e os brinquedos são fundamentais para o desenvolvimento da criança dentro e fora do contexto escolar. É através desta atividade e desses objetos que a criança se apropria do mundo e se expressa. Ciente de que a criança se desenvolve em um meio histórico-sócio-cultural, diversos fenômenos, como aqueles ligados à racialidade e ao gênero, atravessam as infâncias. Sendo assim, o intuito da pesquisa, realizada à luz da Teoria Histórico-Cultural, do feminismo negro, de ideias da Sociologia da Infância e de algumas teorias do Desenvolvimento Humano, foi descrever como crianças entre 4 a 5 anos, negras e brancas, reagem à disponibilização de brinquedos que remetem à diversidade racial e de gênero: bonecas(os) negras(os) e brancas(os). No tocante à metodologia, esta se caracteriza como um estudo de caráter qualitativo, empírico e observacional, pautado em registros cursivos focais do fenômeno observado: o brincar livre e as interações infantis na escola. Quanto aos resultados da pesquisa, elas condizem com a importância da discussão sobre negritude e diversidade na Educação Infantil, na medida em que as crianças participantes de diferentes pertencimentos raciais, provavelmente por terem tido acesso às discussões de gênero-raça no contexto escolar, não apresentaram discriminação, predileção ou qualquer tipo de fenômeno associado, na seleção e relação com os brinquedos, brincadeiras e pares. Trata-se de um estudo que indicou não só o alcance das discussões da temática dentro da escola, como demonstrou a capacidade das crianças participantes em reproduzir, organizar e ressignificar a diversidade racial e de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID394_TB40_06052025105213.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA TERENA DE SOUZA LIMA DIAS" "autor_nome_curto" => "Júlia Terena" "autor_email" => "jterena0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121451 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "COM QUAL DAS(OS) BONECAS(OS) EU BRINCO? POSSÍVEIS ATRAVESSAMENTOS RACIAIS E DE GÊNERO NO BRINCAR ESPONTÂNEO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O brincar espontâneo e os brinquedos são fundamentais para o desenvolvimento da criança dentro e fora do contexto escolar. É através desta atividade e desses objetos que a criança se apropria do mundo e se expressa. Ciente de que a criança se desenvolve em um meio histórico-sócio-cultural, diversos fenômenos, como aqueles ligados à racialidade e ao gênero, atravessam as infâncias. Sendo assim, o intuito da pesquisa, realizada à luz da Teoria Histórico-Cultural, do feminismo negro, de ideias da Sociologia da Infância e de algumas teorias do Desenvolvimento Humano, foi descrever como crianças entre 4 a 5 anos, negras e brancas, reagem à disponibilização de brinquedos que remetem à diversidade racial e de gênero: bonecas(os) negras(os) e brancas(os). No tocante à metodologia, esta se caracteriza como um estudo de caráter qualitativo, empírico e observacional, pautado em registros cursivos focais do fenômeno observado: o brincar livre e as interações infantis na escola. Quanto aos resultados da pesquisa, elas condizem com a importância da discussão sobre negritude e diversidade na Educação Infantil, na medida em que as crianças participantes de diferentes pertencimentos raciais, provavelmente por terem tido acesso às discussões de gênero-raça no contexto escolar, não apresentaram discriminação, predileção ou qualquer tipo de fenômeno associado, na seleção e relação com os brinquedos, brincadeiras e pares. Trata-se de um estudo que indicou não só o alcance das discussões da temática dentro da escola, como demonstrou a capacidade das crianças participantes em reproduzir, organizar e ressignificar a diversidade racial e de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID394_TB40_06052025105213.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA TERENA DE SOUZA LIMA DIAS" "autor_nome_curto" => "Júlia Terena" "autor_email" => "jterena0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }