Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MENINAS NEGRAS EM PÁGINAS: O PODER DO PROTAGONISMO NA LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo integrar literatura infantil, artes e lutas sociais, buscando promover uma educação antirracista e antissexista. A pesquisa adota uma abordagem documental, fundamentada no método cartográfico de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e se inspira em bricolagens e fabulações de Paola Zordan, além de metodologias feministas propostas por Martha Narvaz. A investigação centra-se nas práticas discursivas de Michel Foucault, analisando o mercado editorial da literatura infantil brasileira entre 2003 e 2022, com ênfase em obras que apresentam meninas negras como protagonistas. A partir de um inventário formado, 123 obras foram catalogadas, destacando a estética das meninas negras, que inclui aspectos como cabelo e cor da pele. A pesquisa selecionou quatro textos e suas respectivas ilustrações, questionando as pedagogias e modos de existência que eles apresentam. Utilizando uma variedade de materiais artísticos, como poemas, contos, músicas, imagens e performances, o estudo resultou na criação do produto educacional "Literando Africanidades e Tenda Afroliterária com Protagonismo de Meninas Negras", disponível em um canal no YouTube. Este material tem o objetivo de incentivar práticas pedagógicas antirracistas e antissexistas na Educação Básica, promovendo a valorização das identidades das meninas negras e enfatizando a estética negra como uma marca identitária importante. Palavras-chave: Literatura infantil. Educação antirracista. Meninas negras. Lei 10.639/2003. Educação básica.

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