Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MATERNIDADE (S) - ÂNGULOS DIFERENTES A PARTIR DE UM ARTEFATO CULTURAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)
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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A maternidade pode ser compreendida como uma categoria que, geralmente, reporta à uma “missão” destinada ao gênero feminino, com suas características tradicionais de uma sociedade patriarcal. A partir de teorizações como os Estudos Feministas, podemos compreender que a maternidade é atravessada pelos discursos, a saber: biológico, religioso, médico, legal. Além disso, traz reflexões e questionamento de como a maternidade pode ser exercida ou não, por uma escolha subjetiva do gênero. O presente trabalho analisa a série MAID como um artefato cultural e suas possibilidades pedagógicas. Considerando que a cultura é um local que traz a representação de grupos sociais e culturais, podemos, através das teorias pós-críticas juntamente com os artefatos culturais, inferir que existe um currículo cultural não escolar, produzindo significados a partir dessas práticas culturais. Investiga-se uma maneira de ampliar a discussão, criando espaços de democratização do conhecimento, conceitos e modos de conhecer. A pesquisa parte do contexto teórico dos estudos culturais, feministas, de gênero, ancorada no viés pós-crítico, utilizando conceitos de artefato cultural, gênero, maternidade. Para atender esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através da análise cultural dos dez episódios que constituem a série MAID, veiculada pela Plataforma de Streaming Netflix. Nesses episódios foram analisados os atravessamentos em termos de gênero e maternidade, bem como suas potencialidades pedagógicas. As partir das análises, compreendemos a relevância dos artefatos culturais na produção das subjetividades e do currículo não escolar.

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