CORPOS EM DISCURSO: HISTÓRIA DO PÊNIS E A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES NA G MAGAZINE
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121634 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1019 "titulo" => "CORPOS EM DISCURSO: HISTÓRIA DO PÊNIS E A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES NA G MAGAZINE" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar o Projeto de Iniciação Científica intitulado “Tamanhos, cores, formatos: uma história do pênis como pedagogia das masculinidades (1979-2012)”, coordenado pelo Prof. Paulo Souto Maior (DH/UFPB), do qual o autor é bolsista. Entendendo a Revista G Magazine (1997-2012) como uma das mais consumidas formas de Imprensa LGBTQIA+ no Brasil, a utilizamos como recorte temático e analisaremos as edições 109 a 116, disponíveis no acervo físico pessoal do professor-orientador. Pensando no pênis como elemento central nesse recorte, investiga-se o órgão como dispositivo central na pedagogia das masculinidades, relacionando-o a discursos que fabricam sentidos e identidades masculinas no Brasil. Especificamente são estudados os ensaios de nus masculinos presentes na G Magazine e as cartas de leitores, relacionando as metáforas e discursos sobre o pênis dos modelos fotografados aos padrões de masculinidades promovidos pela revista. A partir do conceito de masculinidades hegemônicas de Raewyn Connell e da pedagogia das sexualidades de Guacira Lopes Louro, pensaremos a Imprensa LGBTQIA+ simultaneamente como produtora e produto do sistema sexo/gênero, seguindo o pensamento de Teresa de Lauretis, com ênfase na construção de masculinidades hegemônicas e subalternas, como as masculinidades presentes na identidade gay brasileira. Sob a perspectiva da desnaturalização dos discursos, adotamos a abordagem teórico-metodológica da História Cultural, de forma a estranhar as representações do pênis e analisar as práticas discursivas e imagéticas associadas. Ao situar a emergência do pênis por meio de práticas discursivas que classificam e nomeiam identidades, o trabalho propõe uma compreensão histórica do pênis como elemento central na construção de sujeitos masculinos, de forma a incentivar a reflexão e produção sobre as estratégias discursivas e interesses que moldaram a relação entre pênis e masculinidade, contribuindo para os debates historiográficos sobre gênero, sexualidade e identidade no contexto brasileiro contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1019_TB363_20042025195257.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABEL CALISTO BENDITO" "autor_nome_curto" => "Abel Calisto" "autor_email" => "abelbcalistos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121634 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1019 "titulo" => "CORPOS EM DISCURSO: HISTÓRIA DO PÊNIS E A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES NA G MAGAZINE" "resumo" => "Este trabalho visa apresentar o Projeto de Iniciação Científica intitulado “Tamanhos, cores, formatos: uma história do pênis como pedagogia das masculinidades (1979-2012)”, coordenado pelo Prof. Paulo Souto Maior (DH/UFPB), do qual o autor é bolsista. Entendendo a Revista G Magazine (1997-2012) como uma das mais consumidas formas de Imprensa LGBTQIA+ no Brasil, a utilizamos como recorte temático e analisaremos as edições 109 a 116, disponíveis no acervo físico pessoal do professor-orientador. Pensando no pênis como elemento central nesse recorte, investiga-se o órgão como dispositivo central na pedagogia das masculinidades, relacionando-o a discursos que fabricam sentidos e identidades masculinas no Brasil. Especificamente são estudados os ensaios de nus masculinos presentes na G Magazine e as cartas de leitores, relacionando as metáforas e discursos sobre o pênis dos modelos fotografados aos padrões de masculinidades promovidos pela revista. A partir do conceito de masculinidades hegemônicas de Raewyn Connell e da pedagogia das sexualidades de Guacira Lopes Louro, pensaremos a Imprensa LGBTQIA+ simultaneamente como produtora e produto do sistema sexo/gênero, seguindo o pensamento de Teresa de Lauretis, com ênfase na construção de masculinidades hegemônicas e subalternas, como as masculinidades presentes na identidade gay brasileira. Sob a perspectiva da desnaturalização dos discursos, adotamos a abordagem teórico-metodológica da História Cultural, de forma a estranhar as representações do pênis e analisar as práticas discursivas e imagéticas associadas. Ao situar a emergência do pênis por meio de práticas discursivas que classificam e nomeiam identidades, o trabalho propõe uma compreensão histórica do pênis como elemento central na construção de sujeitos masculinos, de forma a incentivar a reflexão e produção sobre as estratégias discursivas e interesses que moldaram a relação entre pênis e masculinidade, contribuindo para os debates historiográficos sobre gênero, sexualidade e identidade no contexto brasileiro contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1019_TB363_20042025195257.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABEL CALISTO BENDITO" "autor_nome_curto" => "Abel Calisto" "autor_email" => "abelbcalistos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }