CONTOS DA TRANSGENERIDADE: SABERES TRANS-VERSOS NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121492 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "CONTOS DA TRANSGENERIDADE: SABERES TRANS-VERSOS NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS" "resumo" => "Pedagogias Culturais são constituídas por artefatos como contos, histórias em quadrinhos e peças de teatro (entre outros) que, embora não estejam diretamente relacionados aos conteúdos curriculares da Escola, possuem potencial pedagógico. Através de suas representações, estes artefatos podem transmitir saberes transversais àqueles conteúdos, em especial saberes alvo de disputas, como as Epistemes Trans. Este estudo se posiciona como enfrentamento ao apagamento e silenciamento que tais epistemes têm sofrido historicamente, como vem sendo denunciado pelos Estudos Transfeministas. Com inspiração na Autoetnografia Trans e Cartografia de Saberes, ele acompanha o percurso de uma pesquisadora transgênera, professora, escritora e ilustradora de livros infantis. Objetiva inicialmente identificar possíveis saberes trans-versos, ou seja, saberes emergentes das vivências e experiências da pessoa transgênera, e que aparecem em sete (7) contos disponíveis nas redes sociais da autora, denominados “Contos Coloridos”. Esta série de contos, em formato de vídeos curtos, utiliza elementos comuns à vivências e experiências da pessoa transgênera, como o uso de maquiagens e perucas, para elaborar pequenas fábulas (contos curtos que transmitem ensinamentos e cujos protagonistas são animais). Como resultado, saberes como a aceitação corporal e a ressignificação de emoções são evidenciados através da elaboração de um quadro de saberes. Identificar quais são os saberes trans-versos que emergem destes contos têm potencial para futuros desdobramentos, dando possibilidade para o mapeamento de outras Epistemes Trans em Pedagogias Culturais como contos, histórias em quadrinhos, peças de teatro e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID639_TB102_23052025173838.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDA CORRÊA CORTEZE" "autor_nome_curto" => "FREDA" "autor_email" => "fre.lobato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121492 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "CONTOS DA TRANSGENERIDADE: SABERES TRANS-VERSOS NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS" "resumo" => "Pedagogias Culturais são constituídas por artefatos como contos, histórias em quadrinhos e peças de teatro (entre outros) que, embora não estejam diretamente relacionados aos conteúdos curriculares da Escola, possuem potencial pedagógico. Através de suas representações, estes artefatos podem transmitir saberes transversais àqueles conteúdos, em especial saberes alvo de disputas, como as Epistemes Trans. Este estudo se posiciona como enfrentamento ao apagamento e silenciamento que tais epistemes têm sofrido historicamente, como vem sendo denunciado pelos Estudos Transfeministas. Com inspiração na Autoetnografia Trans e Cartografia de Saberes, ele acompanha o percurso de uma pesquisadora transgênera, professora, escritora e ilustradora de livros infantis. Objetiva inicialmente identificar possíveis saberes trans-versos, ou seja, saberes emergentes das vivências e experiências da pessoa transgênera, e que aparecem em sete (7) contos disponíveis nas redes sociais da autora, denominados “Contos Coloridos”. Esta série de contos, em formato de vídeos curtos, utiliza elementos comuns à vivências e experiências da pessoa transgênera, como o uso de maquiagens e perucas, para elaborar pequenas fábulas (contos curtos que transmitem ensinamentos e cujos protagonistas são animais). Como resultado, saberes como a aceitação corporal e a ressignificação de emoções são evidenciados através da elaboração de um quadro de saberes. Identificar quais são os saberes trans-versos que emergem destes contos têm potencial para futuros desdobramentos, dando possibilidade para o mapeamento de outras Epistemes Trans em Pedagogias Culturais como contos, histórias em quadrinhos, peças de teatro e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID639_TB102_23052025173838.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDA CORRÊA CORTEZE" "autor_nome_curto" => "FREDA" "autor_email" => "fre.lobato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }