Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

HOMENS, MASCULINIDADES E EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIDADES MASCULINAS RECURSIVAS NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este texto objetiva analisar as imagens de masculinidades que circulam no interior das instituições de educação infantil, a partir das narrativas e das fotografias de professores homens que atuam na docência com bebês e demais crianças. A partir de um quadro teórico que articula os estudos de gênero, com ênfase nos estudos sobre masculinidades (Ciccone, 2016, 2020; Connell, 1995, 2016; Connell; Messerschmidt, 2013; Jablonka, 2021, dentre outros/as) com as investigações da área da educação infantil (Sayão, 2005; Ramos, 2011, 2017; Prado; Anselmo, 2020; Prado; Anselmo; Fernandes, 2020, Santos, 2021; dentre outros/as), busca-se responder a seguinte questão: como a masculinidade é vivida e expressa pelos homens que atuam como professores na educação infantil? Do ponto de vista metodológico, os dados foram produzidos por meio de entrevistas de foto-elicitação (Harper, 2002; Clark-Ibáñez, 2007; Torre; Murphy, 2015), metodologia que toma a interpretação de imagens fotográficas como forma de nutrir, orientar e ampliar a interação verbal (conversação) do investigador com os sujeitos participantes do estudo sobre determinado tópico/assunto durante uma entrevista. Participaram do estudo nove homens que atuam como professores de educação infantil em cinco cidades brasileiras. Os resultados do estudo evidenciam que as expressões de masculinidades por parte do homem que atua na docência da educação infantil são ambíguas e, por vezes contraditórias, pois são atravessadas tanto pela reprodução de estereotipias, quanto pela produção de outras/novas formas de expressão do masculino. Identificamos que a masculinidade expressa pelos homens que atuam na educação infantil compreende uma identidade de recurso, por meio da qual torna-se possível comprometer-se com a mudança, ao passo em que se pode também reproduzir preconceitos e estereotipias; uma expressão que revela a ambiguidade de ser homem e estar na docência com bebês e demais crianças.

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