Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE RESISTÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121553
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE RESISTÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas acadêmicas sobre gênero e Educação Infantil realizadas no Brasil entre 1995 e 2020, resultado de uma tese de doutorado em andamento. O cenário político-educacional contemporâneo impõe desafios significativos à produção de conhecimento, especialmente em razão dos ataques ideológicos à universidade pública e da deturpação dos debates sobre gênero. Observa-se o aumento de ofensivas ideológicas contra os estudos de gênero, frequentemente sustentadas por discursos que distorcem conceitos. As investidas reacionárias contra a chamada "ideologia de gênero" nas instituições de ensino são justificadas por narrativas que associam o tema ao estímulo à homossexualidade e à destruição da família tradicional. Neste contexto, o estudo utiliza o estado do conhecimento como referencial teórico-metodológico, realizando um mapeamento nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram analisados títulos, resumos, palavras-chave e descritores relacionados aos campos de Estudos de Gênero e Educação Infantil, empregando uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados obtidos revelam transformações na produção acadêmica ao longo do período analisado, identificando as principais problemáticas investigadas. Além disso, indicam os programas de pós-graduação, áreas de estudo e regiões do Brasil onde essas pesquisas foram desenvolvidas. Este trabalho busca contribuir para a sistematização e disseminação do conhecimento na área, promovendo a pesquisa acadêmica como uma estratégia de resistência contra desigualdades e preconceitos de gênero no contexto atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID147_TB231_22042025232555.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILAINE CESAR"
    "autor_nome_curto" => "EDILAINE"
    "autor_email" => "edilaine_prof@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121553
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE RESISTÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas acadêmicas sobre gênero e Educação Infantil realizadas no Brasil entre 1995 e 2020, resultado de uma tese de doutorado em andamento. O cenário político-educacional contemporâneo impõe desafios significativos à produção de conhecimento, especialmente em razão dos ataques ideológicos à universidade pública e da deturpação dos debates sobre gênero. Observa-se o aumento de ofensivas ideológicas contra os estudos de gênero, frequentemente sustentadas por discursos que distorcem conceitos. As investidas reacionárias contra a chamada "ideologia de gênero" nas instituições de ensino são justificadas por narrativas que associam o tema ao estímulo à homossexualidade e à destruição da família tradicional. Neste contexto, o estudo utiliza o estado do conhecimento como referencial teórico-metodológico, realizando um mapeamento nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram analisados títulos, resumos, palavras-chave e descritores relacionados aos campos de Estudos de Gênero e Educação Infantil, empregando uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados obtidos revelam transformações na produção acadêmica ao longo do período analisado, identificando as principais problemáticas investigadas. Além disso, indicam os programas de pós-graduação, áreas de estudo e regiões do Brasil onde essas pesquisas foram desenvolvidas. Este trabalho busca contribuir para a sistematização e disseminação do conhecimento na área, promovendo a pesquisa acadêmica como uma estratégia de resistência contra desigualdades e preconceitos de gênero no contexto atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID147_TB231_22042025232555.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILAINE CESAR"
    "autor_nome_curto" => "EDILAINE"
    "autor_email" => "edilaine_prof@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas acadêmicas sobre gênero e Educação Infantil realizadas no Brasil entre 1995 e 2020, resultado de uma tese de doutorado em andamento. O cenário político-educacional contemporâneo impõe desafios significativos à produção de conhecimento, especialmente em razão dos ataques ideológicos à universidade pública e da deturpação dos debates sobre gênero. Observa-se o aumento de ofensivas ideológicas contra os estudos de gênero, frequentemente sustentadas por discursos que distorcem conceitos. As investidas reacionárias contra a chamada "ideologia de gênero" nas instituições de ensino são justificadas por narrativas que associam o tema ao estímulo à homossexualidade e à destruição da família tradicional. Neste contexto, o estudo utiliza o estado do conhecimento como referencial teórico-metodológico, realizando um mapeamento nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram analisados títulos, resumos, palavras-chave e descritores relacionados aos campos de Estudos de Gênero e Educação Infantil, empregando uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados obtidos revelam transformações na produção acadêmica ao longo do período analisado, identificando as principais problemáticas investigadas. Além disso, indicam os programas de pós-graduação, áreas de estudo e regiões do Brasil onde essas pesquisas foram desenvolvidas. Este trabalho busca contribuir para a sistematização e disseminação do conhecimento na área, promovendo a pesquisa acadêmica como uma estratégia de resistência contra desigualdades e preconceitos de gênero no contexto atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.