GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE RESISTÊNCIAS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121553 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE RESISTÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas acadêmicas sobre gênero e Educação Infantil realizadas no Brasil entre 1995 e 2020, resultado de uma tese de doutorado em andamento. O cenário político-educacional contemporâneo impõe desafios significativos à produção de conhecimento, especialmente em razão dos ataques ideológicos à universidade pública e da deturpação dos debates sobre gênero. Observa-se o aumento de ofensivas ideológicas contra os estudos de gênero, frequentemente sustentadas por discursos que distorcem conceitos. As investidas reacionárias contra a chamada "ideologia de gênero" nas instituições de ensino são justificadas por narrativas que associam o tema ao estímulo à homossexualidade e à destruição da família tradicional. Neste contexto, o estudo utiliza o estado do conhecimento como referencial teórico-metodológico, realizando um mapeamento nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram analisados títulos, resumos, palavras-chave e descritores relacionados aos campos de Estudos de Gênero e Educação Infantil, empregando uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados obtidos revelam transformações na produção acadêmica ao longo do período analisado, identificando as principais problemáticas investigadas. Além disso, indicam os programas de pós-graduação, áreas de estudo e regiões do Brasil onde essas pesquisas foram desenvolvidas. Este trabalho busca contribuir para a sistematização e disseminação do conhecimento na área, promovendo a pesquisa acadêmica como uma estratégia de resistência contra desigualdades e preconceitos de gênero no contexto atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID147_TB231_22042025232555.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILAINE CESAR" "autor_nome_curto" => "EDILAINE" "autor_email" => "edilaine_prof@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121553 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EM TEMPOS DE RESISTÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise das pesquisas acadêmicas sobre gênero e Educação Infantil realizadas no Brasil entre 1995 e 2020, resultado de uma tese de doutorado em andamento. O cenário político-educacional contemporâneo impõe desafios significativos à produção de conhecimento, especialmente em razão dos ataques ideológicos à universidade pública e da deturpação dos debates sobre gênero. Observa-se o aumento de ofensivas ideológicas contra os estudos de gênero, frequentemente sustentadas por discursos que distorcem conceitos. As investidas reacionárias contra a chamada "ideologia de gênero" nas instituições de ensino são justificadas por narrativas que associam o tema ao estímulo à homossexualidade e à destruição da família tradicional. Neste contexto, o estudo utiliza o estado do conhecimento como referencial teórico-metodológico, realizando um mapeamento nas bases de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram analisados títulos, resumos, palavras-chave e descritores relacionados aos campos de Estudos de Gênero e Educação Infantil, empregando uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados obtidos revelam transformações na produção acadêmica ao longo do período analisado, identificando as principais problemáticas investigadas. Além disso, indicam os programas de pós-graduação, áreas de estudo e regiões do Brasil onde essas pesquisas foram desenvolvidas. Este trabalho busca contribuir para a sistematização e disseminação do conhecimento na área, promovendo a pesquisa acadêmica como uma estratégia de resistência contra desigualdades e preconceitos de gênero no contexto atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 19 - INFÂNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES: RESISTÊNCIAS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE RETROCESSOS / AXIS 19 - INFANCIES, GENDER, AND SEXUALITIES: POSSIBLE RESISTANCES IN TIMES OF SETBACKS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID147_TB231_22042025232555.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILAINE CESAR" "autor_nome_curto" => "EDILAINE" "autor_email" => "edilaine_prof@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }