Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

TENSIONAMENTOS DA LGBTFOBIA ACERCA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: EVASÃO DE JOVENS LGBT

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121525
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 746
    "titulo" => "TENSIONAMENTOS DA LGBTFOBIA ACERCA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: EVASÃO DE JOVENS LGBT"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a evasão escolar a partir das experiências de jovens gays, bissexuais e transexuais no ambiente escolar. Busca identificar os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que considere as pautas identitárias de grupos que lutam a favor dos direitos sexuais e da diversidade de gênero. Tem como referencial teórico os estudos de gênero, Estudos sobre LGBTfobia e de estudos que compreendem o contexto político no Brasil e no mundo, com uma guinada aos discursos neoconservadores e religiosos fundamentalistas antigênero. A metodologia desta pesquisa qualitativa consistiu na coleta de dados através de questionário semiaberto, identificado na trajetória escolar de estudantes LGBTI que evadiram a escola pública como as diferentes formas de preconceito de gênero e de sexualidade adquirem contornos institucionais. Os dados revelam as motivações para deixarem de frequentar a escola, relacionadas às vivências cotidianas da LGBTfobia nos espaços e relações escolares. Descrevem elementos que favorecem a evasão escolar, como discriminações e violências vividas tanto no círculo social e de amizades, a reprodução e não intervenção por parte da equipe docente diante da violência LGBTfóbica, e a ausência da cultura LGBT nos projetos pedagógicos. As análises revelam ainda o desejo destes sujeitos de retomar os estudos, buscando diferentes estratégias de enfrentamento e resistência frente aos preconceitos vividos. Os resultados da pesquisa revelam que os processos de evasão escolar se caracterizam por um violento processo de expulsão, na qual seus corpos, identidades e culturas não são bem-vindas nas instituições de ensino. Considerando o preocupante cenário cultural e político, no qual a relevância da discussão educacional sobre desigualdades sexual e de gênero é questionada, o trabalho busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação no ambiente escolar, visando possibilidades de permanência de estudantes LGBT nas escolas brasileiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID746_TB180_07042025150720.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO GRIMALDI DESLANDES"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO GRIMALD"
    "autor_email" => "gustavo.grimaldi15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121525
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 746
    "titulo" => "TENSIONAMENTOS DA LGBTFOBIA ACERCA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: EVASÃO DE JOVENS LGBT"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a evasão escolar a partir das experiências de jovens gays, bissexuais e transexuais no ambiente escolar. Busca identificar os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que considere as pautas identitárias de grupos que lutam a favor dos direitos sexuais e da diversidade de gênero. Tem como referencial teórico os estudos de gênero, Estudos sobre LGBTfobia e de estudos que compreendem o contexto político no Brasil e no mundo, com uma guinada aos discursos neoconservadores e religiosos fundamentalistas antigênero. A metodologia desta pesquisa qualitativa consistiu na coleta de dados através de questionário semiaberto, identificado na trajetória escolar de estudantes LGBTI que evadiram a escola pública como as diferentes formas de preconceito de gênero e de sexualidade adquirem contornos institucionais. Os dados revelam as motivações para deixarem de frequentar a escola, relacionadas às vivências cotidianas da LGBTfobia nos espaços e relações escolares. Descrevem elementos que favorecem a evasão escolar, como discriminações e violências vividas tanto no círculo social e de amizades, a reprodução e não intervenção por parte da equipe docente diante da violência LGBTfóbica, e a ausência da cultura LGBT nos projetos pedagógicos. As análises revelam ainda o desejo destes sujeitos de retomar os estudos, buscando diferentes estratégias de enfrentamento e resistência frente aos preconceitos vividos. Os resultados da pesquisa revelam que os processos de evasão escolar se caracterizam por um violento processo de expulsão, na qual seus corpos, identidades e culturas não são bem-vindas nas instituições de ensino. Considerando o preocupante cenário cultural e político, no qual a relevância da discussão educacional sobre desigualdades sexual e de gênero é questionada, o trabalho busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação no ambiente escolar, visando possibilidades de permanência de estudantes LGBT nas escolas brasileiras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID746_TB180_07042025150720.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO GRIMALDI DESLANDES"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO GRIMALD"
    "autor_email" => "gustavo.grimaldi15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho aborda a evasão escolar a partir das experiências de jovens gays, bissexuais e transexuais no ambiente escolar. Busca identificar os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que considere as pautas identitárias de grupos que lutam a favor dos direitos sexuais e da diversidade de gênero. Tem como referencial teórico os estudos de gênero, Estudos sobre LGBTfobia e de estudos que compreendem o contexto político no Brasil e no mundo, com uma guinada aos discursos neoconservadores e religiosos fundamentalistas antigênero. A metodologia desta pesquisa qualitativa consistiu na coleta de dados através de questionário semiaberto, identificado na trajetória escolar de estudantes LGBTI que evadiram a escola pública como as diferentes formas de preconceito de gênero e de sexualidade adquirem contornos institucionais. Os dados revelam as motivações para deixarem de frequentar a escola, relacionadas às vivências cotidianas da LGBTfobia nos espaços e relações escolares. Descrevem elementos que favorecem a evasão escolar, como discriminações e violências vividas tanto no círculo social e de amizades, a reprodução e não intervenção por parte da equipe docente diante da violência LGBTfóbica, e a ausência da cultura LGBT nos projetos pedagógicos. As análises revelam ainda o desejo destes sujeitos de retomar os estudos, buscando diferentes estratégias de enfrentamento e resistência frente aos preconceitos vividos. Os resultados da pesquisa revelam que os processos de evasão escolar se caracterizam por um violento processo de expulsão, na qual seus corpos, identidades e culturas não são bem-vindas nas instituições de ensino. Considerando o preocupante cenário cultural e político, no qual a relevância da discussão educacional sobre desigualdades sexual e de gênero é questionada, o trabalho busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação no ambiente escolar, visando possibilidades de permanência de estudantes LGBT nas escolas brasileiras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.