TENSIONAMENTOS DA LGBTFOBIA ACERCA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: EVASÃO DE JOVENS LGBT
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121525 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 746 "titulo" => "TENSIONAMENTOS DA LGBTFOBIA ACERCA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: EVASÃO DE JOVENS LGBT" "resumo" => "Este trabalho aborda a evasão escolar a partir das experiências de jovens gays, bissexuais e transexuais no ambiente escolar. Busca identificar os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que considere as pautas identitárias de grupos que lutam a favor dos direitos sexuais e da diversidade de gênero. Tem como referencial teórico os estudos de gênero, Estudos sobre LGBTfobia e de estudos que compreendem o contexto político no Brasil e no mundo, com uma guinada aos discursos neoconservadores e religiosos fundamentalistas antigênero. A metodologia desta pesquisa qualitativa consistiu na coleta de dados através de questionário semiaberto, identificado na trajetória escolar de estudantes LGBTI que evadiram a escola pública como as diferentes formas de preconceito de gênero e de sexualidade adquirem contornos institucionais. Os dados revelam as motivações para deixarem de frequentar a escola, relacionadas às vivências cotidianas da LGBTfobia nos espaços e relações escolares. Descrevem elementos que favorecem a evasão escolar, como discriminações e violências vividas tanto no círculo social e de amizades, a reprodução e não intervenção por parte da equipe docente diante da violência LGBTfóbica, e a ausência da cultura LGBT nos projetos pedagógicos. As análises revelam ainda o desejo destes sujeitos de retomar os estudos, buscando diferentes estratégias de enfrentamento e resistência frente aos preconceitos vividos. Os resultados da pesquisa revelam que os processos de evasão escolar se caracterizam por um violento processo de expulsão, na qual seus corpos, identidades e culturas não são bem-vindas nas instituições de ensino. Considerando o preocupante cenário cultural e político, no qual a relevância da discussão educacional sobre desigualdades sexual e de gênero é questionada, o trabalho busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação no ambiente escolar, visando possibilidades de permanência de estudantes LGBT nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID746_TB180_07042025150720.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO GRIMALDI DESLANDES" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO GRIMALD" "autor_email" => "gustavo.grimaldi15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121525 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 746 "titulo" => "TENSIONAMENTOS DA LGBTFOBIA ACERCA DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES: EVASÃO DE JOVENS LGBT" "resumo" => "Este trabalho aborda a evasão escolar a partir das experiências de jovens gays, bissexuais e transexuais no ambiente escolar. Busca identificar os entraves e desafios para a construção de uma Pedagogia que considere as pautas identitárias de grupos que lutam a favor dos direitos sexuais e da diversidade de gênero. Tem como referencial teórico os estudos de gênero, Estudos sobre LGBTfobia e de estudos que compreendem o contexto político no Brasil e no mundo, com uma guinada aos discursos neoconservadores e religiosos fundamentalistas antigênero. A metodologia desta pesquisa qualitativa consistiu na coleta de dados através de questionário semiaberto, identificado na trajetória escolar de estudantes LGBTI que evadiram a escola pública como as diferentes formas de preconceito de gênero e de sexualidade adquirem contornos institucionais. Os dados revelam as motivações para deixarem de frequentar a escola, relacionadas às vivências cotidianas da LGBTfobia nos espaços e relações escolares. Descrevem elementos que favorecem a evasão escolar, como discriminações e violências vividas tanto no círculo social e de amizades, a reprodução e não intervenção por parte da equipe docente diante da violência LGBTfóbica, e a ausência da cultura LGBT nos projetos pedagógicos. As análises revelam ainda o desejo destes sujeitos de retomar os estudos, buscando diferentes estratégias de enfrentamento e resistência frente aos preconceitos vividos. Os resultados da pesquisa revelam que os processos de evasão escolar se caracterizam por um violento processo de expulsão, na qual seus corpos, identidades e culturas não são bem-vindas nas instituições de ensino. Considerando o preocupante cenário cultural e político, no qual a relevância da discussão educacional sobre desigualdades sexual e de gênero é questionada, o trabalho busca contribuir na construção de ações para o enfrentamento da violência, do preconceito e de discriminação no ambiente escolar, visando possibilidades de permanência de estudantes LGBT nas escolas brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID746_TB180_07042025150720.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO GRIMALDI DESLANDES" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO GRIMALD" "autor_email" => "gustavo.grimaldi15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }