Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

A EXCLUSÃO ESCOLAR NAS MEMÓRIAS DE MULHERES TRANSEXUAIS DE DIFERENTES GERAÇÕES

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo geral investigar os processos de exclusão social de travestis e mulheres transexuais, de diferentes gerações, ao longo de suas vidas, em especial durante os períodos da infância e adolescência, com foco na exclusão escolar. Constituem-se como objetivos específicos: coletar as histórias de vida de mulheres transgênero de diferentes idades, por meio de seus relatos orais; analisar os processos de exclusão social presentes nas narrativas dessas mulheres, com foco naqueles vividos durante a infância e adolescência, que levaram à exclusão escolar; discutir a realidade vivida por essas mulheres, à luz dos direitos humanos e das políticas públicas. A investigação foi desenvolvida em um município de médio porte localizado no interior do Estado de São Paulo, Brasil. A pesquisa de campo envolveu a Pesquisa Qualitativa e a metodologia História de Vida, com foco nos relatos orais de seis mulheres transgênero de diferentes idades. Os procedimentos metodológicos envolveram a entrevista não estruturada, na qual cada entrevistada discorreu livremente sobre sua história. As narrativas foram registradas em áudio, transcritas e examinadas pela técnica de Análise de Conteúdo, sendo organizadas por categorias temáticas de acordo com as memórias, que se referem à infância, brincadeiras, família, violência, religião e escola. Além da análise dos relatos e das conexões entre as memórias de cada entrevistada, os resultados foram discutidos à luz dos Direitos Humanos e das políticas públicas instituídas para a comunidade LGBTQIAPN+, passando pelas pautas de diferentes governos, desde a ditadura militar até a atualidade.

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