ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121545 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 738 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS" "resumo" => "O Brasil é violento e excludente para pessoas LGBTQIAPN+. Segundo o Dossiê Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil (2024), realizado pelo Grupo Gay da Bahia, o país tem alto índice de violência contra pessoas LGBTQIAPN+. Diante deste cenário, é fundamental pensar na escola como espaço que pode contribuir para a transformação desta realidade, através da promoção de estratégias de acolhimento e implementação de políticas institucionais. O presente estudo é parte de investigação de Mestrado que propõe problematizar como ocorre o acolhimento de jovens-estudantes LGBTQIAPN+ nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática e Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Charqueadas. A pesquisa ancora-se aos referenciais sobre Educação Profissional e Tecnológica (Pacheco, 2010; Ramos, 2008; Kuenzer, 2007, 2017) e suas possíveis aproximações aos estudos de juventudes (Abramovay, Castro, 2021; Catro, 2015; Dayrell, 2003, 2007; Martins, Carrano, 2011; Pais, 2003), e de gêneros e sexualidades (Louro, 2009; Weeks, 2013; Fry, Macrae, 1985; Rodrigues, 2013, 2019). Parte da triangulação de ferramentas metodológicas como análise de documentos, na qual busca-se reconhecer leis, diretrizes e orientações que respaldam a garantia de direitos referentes à diversidade sexual e de gênero, a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas com jovens estudantes da instituição. As análises permitem inferir que o IFSul possui institucionalmente amparo às questões de gênero e sexualidade, o que vem crescendo principalmente nos últimos anos, mas a instituição ainda precisa construir estratégias que permitam aproximar os estudantes destas políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 22 - JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNERO E SEXUALIDADES / AXIS 22 - CONTEMPORARY YOUTHS: PROBLEMATIZING BODIES, GENDER, AND SEXUALITIES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID738_TB214_27052025230504.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE SÁ COLOVINI SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.colovini@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121545 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 738 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ NO IFSUL CÂMPUS CHARQUEADAS" "resumo" => "O Brasil é violento e excludente para pessoas LGBTQIAPN+. Segundo o Dossiê Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil (2024), realizado pelo Grupo Gay da Bahia, o país tem alto índice de violência contra pessoas LGBTQIAPN+. Diante deste cenário, é fundamental pensar na escola como espaço que pode contribuir para a transformação desta realidade, através da promoção de estratégias de acolhimento e implementação de políticas institucionais. O presente estudo é parte de investigação de Mestrado que propõe problematizar como ocorre o acolhimento de jovens-estudantes LGBTQIAPN+ nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) em Informática e Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - Câmpus Charqueadas. A pesquisa ancora-se aos referenciais sobre Educação Profissional e Tecnológica (Pacheco, 2010; Ramos, 2008; Kuenzer, 2007, 2017) e suas possíveis aproximações aos estudos de juventudes (Abramovay, Castro, 2021; Catro, 2015; Dayrell, 2003, 2007; Martins, Carrano, 2011; Pais, 2003), e de gêneros e sexualidades (Louro, 2009; Weeks, 2013; Fry, Macrae, 1985; Rodrigues, 2013, 2019). Parte da triangulação de ferramentas metodológicas como análise de documentos, na qual busca-se reconhecer leis, diretrizes e orientações que respaldam a garantia de direitos referentes à diversidade sexual e de gênero, a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas com jovens estudantes da instituição. As análises permitem inferir que o IFSul possui institucionalmente amparo às questões de gênero e sexualidade, o que vem crescendo principalmente nos últimos anos, mas a instituição ainda precisa construir estratégias que permitam aproximar os estudantes destas políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 22 - JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNERO E SEXUALIDADES / AXIS 22 - CONTEMPORARY YOUTHS: PROBLEMATIZING BODIES, GENDER, AND SEXUALITIES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID738_TB214_27052025230504.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE SÁ COLOVINI SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa.colovini@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }