DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: A PRESENÇA DE HOMENS NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA.
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121558 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 375 "titulo" => "DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: A PRESENÇA DE HOMENS NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA." "resumo" => "O propósito deste artigo é desconstruir diversos preconceitos associados ao papel masculino na Educação Infantil, além de abordar os desafios enfrentados pelo professor do gênero masculino e negro. Portanto, através deste artigo, evidencia-se que, independentemente do sexo, seja masculino ou feminino, a prática pedagógica não será modificada nem sofrerá qualquer tipo de dano ou efeito negativo em relação à prática pedagógica no ambiente escolar. Portanto, o objetivo é examinar como se dá a integração e a prática pedagógica do pedagogo de gênero masculino e negro no ambiente escolar de educação infantil, investigar a influência das relações de gênero e raça na atuação profissional, reconhecer as similaridades e as barreiras da prática pedagógica do pedagogo de gênero masculino negro no ambiente escolar, além de contribuir para a discussão. Outrossim, é que esse artigo propõe uma reflexão sobre a presença de homens negros na educação infantil como forma de resistência e desconstrução de estereótipos. Serão discutidos os desafios enfrentados por esses profissionais, as estratégias de enfrentamento e a importância da representatividade na formação das crianças. Como também, as estratégias de resistência que esses profissionais usam no dia a dia para lidar com o preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID375_TB239_24042025132409.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERIVAN SOARES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ Erivan" "autor_email" => "erivansoares1981@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121558 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 375 "titulo" => "DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: A PRESENÇA DE HOMENS NEGROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA." "resumo" => "O propósito deste artigo é desconstruir diversos preconceitos associados ao papel masculino na Educação Infantil, além de abordar os desafios enfrentados pelo professor do gênero masculino e negro. Portanto, através deste artigo, evidencia-se que, independentemente do sexo, seja masculino ou feminino, a prática pedagógica não será modificada nem sofrerá qualquer tipo de dano ou efeito negativo em relação à prática pedagógica no ambiente escolar. Portanto, o objetivo é examinar como se dá a integração e a prática pedagógica do pedagogo de gênero masculino e negro no ambiente escolar de educação infantil, investigar a influência das relações de gênero e raça na atuação profissional, reconhecer as similaridades e as barreiras da prática pedagógica do pedagogo de gênero masculino negro no ambiente escolar, além de contribuir para a discussão. Outrossim, é que esse artigo propõe uma reflexão sobre a presença de homens negros na educação infantil como forma de resistência e desconstrução de estereótipos. Serão discutidos os desafios enfrentados por esses profissionais, as estratégias de enfrentamento e a importância da representatividade na formação das crianças. Como também, as estratégias de resistência que esses profissionais usam no dia a dia para lidar com o preconceito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID375_TB239_24042025132409.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERIVAN SOARES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ Erivan" "autor_email" => "erivansoares1981@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }