Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PROFESSORES SOB ATAQUE: INTIMIDAÇÃO POLÍTICA E PERSEGUIÇÃO EM GRUPOS DE EXTREMA-DIREITA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A ascensão da extrema-direita no Brasil tem impactado profundamente a relação entre escola, professores e sociedade, sendo as redes sociais um dos principais vetores de difusão dessa nova dinâmica. Esse estudo investiga o fenômeno da perseguição a educadores e à instituição escolar, promovida por grupos conservadores, com foco especial nos grupos de Facebook "Mulheres com Bolsonaro (Oficial)" e "Eu Apoio Mães Pelo Escola Sem Partido". Esses grupos acreditam em um suposto projeto de "comunização" da sociedade, imputando às escolas e universidades o papel de doutrinar ideologicamente as crianças e jovens. O objetivo desta pesquisa é compreender como as redes sociais potencializam a disseminação dessas narrativas e como esses discursos promovem a hostilidade contra professores, interferindo no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a análise do discurso digital, realizada a partir do levantamento e investigação de postagens feitas nos referidos grupos. Foram coletados dados que explicitam o papel atribuído às mães como agentes fiscalizadores do ambiente escolar, apoiando propostas como o Movimento Escola Sem Partido e a educação domiciliar (homeschooling). Os resultados indicam que as postagens reforçam a ideia de que os professores são responsáveis por "desvirtuar" valores morais tradicionais, incentivando a mobilização de pais e alunos para confrontá-los. Registros de aulas em vídeo e a exposição de práticas pedagógicas nas redes sociais tornam-se ferramentas de intimidação e controle. Conclui-se que essa articulação entre discurso ideológico e redes sociais amplia a hostilidade contra educadores, comprometendo a autonomia docente e o papel crítico da educação na formação cidadã.

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