PROFESSORES SOB ATAQUE: INTIMIDAÇÃO POLÍTICA E PERSEGUIÇÃO EM GRUPOS DE EXTREMA-DIREITA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121568 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 906 "titulo" => "PROFESSORES SOB ATAQUE: INTIMIDAÇÃO POLÍTICA E PERSEGUIÇÃO EM GRUPOS DE EXTREMA-DIREITA" "resumo" => "A ascensão da extrema-direita no Brasil tem impactado profundamente a relação entre escola, professores e sociedade, sendo as redes sociais um dos principais vetores de difusão dessa nova dinâmica. Esse estudo investiga o fenômeno da perseguição a educadores e à instituição escolar, promovida por grupos conservadores, com foco especial nos grupos de Facebook "Mulheres com Bolsonaro (Oficial)" e "Eu Apoio Mães Pelo Escola Sem Partido". Esses grupos acreditam em um suposto projeto de "comunização" da sociedade, imputando às escolas e universidades o papel de doutrinar ideologicamente as crianças e jovens. O objetivo desta pesquisa é compreender como as redes sociais potencializam a disseminação dessas narrativas e como esses discursos promovem a hostilidade contra professores, interferindo no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a análise do discurso digital, realizada a partir do levantamento e investigação de postagens feitas nos referidos grupos. Foram coletados dados que explicitam o papel atribuído às mães como agentes fiscalizadores do ambiente escolar, apoiando propostas como o Movimento Escola Sem Partido e a educação domiciliar (homeschooling). Os resultados indicam que as postagens reforçam a ideia de que os professores são responsáveis por "desvirtuar" valores morais tradicionais, incentivando a mobilização de pais e alunos para confrontá-los. Registros de aulas em vídeo e a exposição de práticas pedagógicas nas redes sociais tornam-se ferramentas de intimidação e controle. Conclui-se que essa articulação entre discurso ideológico e redes sociais amplia a hostilidade contra educadores, comprometendo a autonomia docente e o papel crítico da educação na formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 36 - RESISTÊNCIAS EDUCATIVAS NAS MÍDIAS DIGITAIS FACE AO CONSERVADORISMO: A TENSÃO ENTRE SABERES E ATIVISMOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E O AVANÇO DOS DISCURSOS DE ÓDIO E PÂNICOS MORAIS / AXIS 36: EDUCATIONAL RESISTANCES IN DIGITAL MEDIA IN THE FACE OF CONSERVATISM: THE TENSION BETWEEN KNOWLEDGE AND ACTIVISM ON GENDER AND SEXUALITIES AND THE RISE OF HATE SPEECH AND MORAL PANICS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID906_TB260_22042025214613.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA VICENTE RODRIGUES LOPES" "autor_nome_curto" => "Victoria Lopes" "autor_email" => "lopesvvr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121568 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 906 "titulo" => "PROFESSORES SOB ATAQUE: INTIMIDAÇÃO POLÍTICA E PERSEGUIÇÃO EM GRUPOS DE EXTREMA-DIREITA" "resumo" => "A ascensão da extrema-direita no Brasil tem impactado profundamente a relação entre escola, professores e sociedade, sendo as redes sociais um dos principais vetores de difusão dessa nova dinâmica. Esse estudo investiga o fenômeno da perseguição a educadores e à instituição escolar, promovida por grupos conservadores, com foco especial nos grupos de Facebook "Mulheres com Bolsonaro (Oficial)" e "Eu Apoio Mães Pelo Escola Sem Partido". Esses grupos acreditam em um suposto projeto de "comunização" da sociedade, imputando às escolas e universidades o papel de doutrinar ideologicamente as crianças e jovens. O objetivo desta pesquisa é compreender como as redes sociais potencializam a disseminação dessas narrativas e como esses discursos promovem a hostilidade contra professores, interferindo no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi a análise do discurso digital, realizada a partir do levantamento e investigação de postagens feitas nos referidos grupos. Foram coletados dados que explicitam o papel atribuído às mães como agentes fiscalizadores do ambiente escolar, apoiando propostas como o Movimento Escola Sem Partido e a educação domiciliar (homeschooling). Os resultados indicam que as postagens reforçam a ideia de que os professores são responsáveis por "desvirtuar" valores morais tradicionais, incentivando a mobilização de pais e alunos para confrontá-los. Registros de aulas em vídeo e a exposição de práticas pedagógicas nas redes sociais tornam-se ferramentas de intimidação e controle. Conclui-se que essa articulação entre discurso ideológico e redes sociais amplia a hostilidade contra educadores, comprometendo a autonomia docente e o papel crítico da educação na formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 36 - RESISTÊNCIAS EDUCATIVAS NAS MÍDIAS DIGITAIS FACE AO CONSERVADORISMO: A TENSÃO ENTRE SABERES E ATIVISMOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E O AVANÇO DOS DISCURSOS DE ÓDIO E PÂNICOS MORAIS / AXIS 36: EDUCATIONAL RESISTANCES IN DIGITAL MEDIA IN THE FACE OF CONSERVATISM: THE TENSION BETWEEN KNOWLEDGE AND ACTIVISM ON GENDER AND SEXUALITIES AND THE RISE OF HATE SPEECH AND MORAL PANICS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID906_TB260_22042025214613.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTORIA VICENTE RODRIGUES LOPES" "autor_nome_curto" => "Victoria Lopes" "autor_email" => "lopesvvr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }