Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

REPRODUÇÃO HUMANA E DEBATES CONTEMPORÂNEOS EM SAÚDE REPRODUTIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA ÓTICA DOS DIREITOS HUMANOS

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O ensino de reprodução humana ainda é um grande desafio dentro da educação básica, seja pela falta de formação qualificada nos cursos de licenciatura em ciências biológicas quanto pela conjuntura sociopolítica neoconservadora que vivemos em nosso país, que reforça o tabu relacionado ao diálogo sobre gênero, sexualidade e reprodução, inibindo os professores em debaterem abertamente em sala de aula temas considerados polêmicos. A abordagem sobre assuntos que cercam aspectos da vida privada dos cidadãos ainda causa estranhamento dentro do espaço escolar e, cabe ao educador, possibilitar que os estudantes desenvolvam perspectivas mais críticas em relação à sua autonomia e à saúde reprodutiva. O objetivo deste trabalho é compartilhar um relato de experiência de uma sequência didática sobre sistema reprodutor e reprodução humana, a partir da perspectiva dos direitos reprodutivos. Baseado em documentos internacionais ligados as práticas pedagógicas de educação sexual como as “Orientações Técnicas Internacionais de Educação em Sexualidade: uma abordagem baseada em evidências” e nos escritos de Mary Neide Damico Figueiró, uma sequência didática foi elaborada para turmas de ensino médio. A sequência foi dividida em 5 etapas: (1) tópicos ligados ao sistema reprodutor masculino; (2) tópicos ligados ao sistema reprodutor feminino e educação menstrual; (3) saúde reprodutiva (direitos reprodutivos, planejamento familiar, métodos contraceptivos e aborto); (4) atividade expositiva-dialogada no auditório sobre gravidez na adolescência; (5) criação de propostas temáticas para as aulas de redação. Como resultados foi possível observar uma maior naturalidade dos estudantes em dialogar sobre corpo, sexualidade, gênero e reprodução, uma abertura para a exposição de dúvidas e angústias relacionadas à vivência da puberdade e da adolescência, além de um expressivo engajamento dos estudantes no debate sobre questões sexuais e reprodutivas atuais, como a descriminalização do aborto, acesso aos métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, autoestima masculina e dignidade menstrual.

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