“ENTRE PORTAS FECHADAS: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O USO DE BANHEIROS POR ESTUDANTES TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR”
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121593 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "“ENTRE PORTAS FECHADAS: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O USO DE BANHEIROS POR ESTUDANTES TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR”" "resumo" => "O projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e intitulado “TRANSitando no espaço escolar: produções discursivas de profissionais da educação com relação a estudantes trans” tem como objetivo investigar a produção discursiva de profissionais da educação com relação aos/as/es estudantes trans nas escolas do município de Rio Grande/RS. No recorte apresentado neste trabalho, analisamos as questões relacionadas ao uso dos banheiros por estudantes trans no ambiente escolar, considerando as tensões e desafios que envolvem a efetivação desse direito. O referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas, mobilizando autores/as como Foucault, Butler e Bento para problematizar a escola como um espaço de normatização dos corpos dissidentes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a investigação narrativa como metodologia. As estratégias para produção dos dados envolveram um levantamento quantitativo com escolas municipais e estaduais do ensino fundamental e médio de Rio Grande/RS e entrevistas narrativas com profissionais da educação. Os resultados apontam que, apesar de avanços normativos, ainda há barreiras significativas para o acesso de estudantes trans aos banheiros de acordo com sua identidade de gênero, revelando tensões entre políticas públicas e práticas institucionais. A resistência de parte da comunidade escolar e a ausência de regulamentações claras sobre o tema impactam diretamente a permanência e o bem-estar desses/as/es estudantes. Esperamos que este estudo contribua para a promoção de discussões sobre diversidade de gênero na educação, auxiliando na construção de políticas públicas inclusivas e na implementação de práticas que garantam um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 28 - NARRATIVAS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ENCONTROS INSURGENTES / AXIS 28 - NARRATIVES, GENDERS, SEXUALITIES, AND EDUCATION: INSURGENT ENCOUNTERS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID977_TB304_27052025195159.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINÁ DOS REIS GARCIA" "autor_nome_curto" => "TAINÁ" "autor_email" => "tainareisg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121593 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "“ENTRE PORTAS FECHADAS: NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE O USO DE BANHEIROS POR ESTUDANTES TRANS NO ESPAÇO ESCOLAR”" "resumo" => "O projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e intitulado “TRANSitando no espaço escolar: produções discursivas de profissionais da educação com relação a estudantes trans” tem como objetivo investigar a produção discursiva de profissionais da educação com relação aos/as/es estudantes trans nas escolas do município de Rio Grande/RS. No recorte apresentado neste trabalho, analisamos as questões relacionadas ao uso dos banheiros por estudantes trans no ambiente escolar, considerando as tensões e desafios que envolvem a efetivação desse direito. O referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas, mobilizando autores/as como Foucault, Butler e Bento para problematizar a escola como um espaço de normatização dos corpos dissidentes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a investigação narrativa como metodologia. As estratégias para produção dos dados envolveram um levantamento quantitativo com escolas municipais e estaduais do ensino fundamental e médio de Rio Grande/RS e entrevistas narrativas com profissionais da educação. Os resultados apontam que, apesar de avanços normativos, ainda há barreiras significativas para o acesso de estudantes trans aos banheiros de acordo com sua identidade de gênero, revelando tensões entre políticas públicas e práticas institucionais. A resistência de parte da comunidade escolar e a ausência de regulamentações claras sobre o tema impactam diretamente a permanência e o bem-estar desses/as/es estudantes. Esperamos que este estudo contribua para a promoção de discussões sobre diversidade de gênero na educação, auxiliando na construção de políticas públicas inclusivas e na implementação de práticas que garantam um ambiente escolar mais acolhedor e respeitoso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 28 - NARRATIVAS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ENCONTROS INSURGENTES / AXIS 28 - NARRATIVES, GENDERS, SEXUALITIES, AND EDUCATION: INSURGENT ENCOUNTERS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID977_TB304_27052025195159.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINÁ DOS REIS GARCIA" "autor_nome_curto" => "TAINÁ" "autor_email" => "tainareisg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }