PALAVRA E SILÊNCIO EM O BEIJO NO ASFALTO DE NELSON RODRIGUES
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121719 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 191 "titulo" => "PALAVRA E SILÊNCIO EM O BEIJO NO ASFALTO DE NELSON RODRIGUES" "resumo" => "Na pesquisa que desenvolvemos há aproximadamente dez anos sobre teatro no Brasil e sexualidades dissidentes, uma questão recorrente é a da exigência de personagens e de atrizes, atores e performers que representem e deem visibilidade a diferentes e complexas orientações sexuais e identidades de gênero. Algumas reflexões apontam para essa possibilidade de cena política como uma imposição a partir de modelos estadunidenses de produzir teatro e exercitar a militância. Associamos essa questão ao par silêncio e palavra e encaminhamos nossa pesquisa para discutir essas exigências na cena teatral e na cena política e militante no Brasil. Na comunicação discutiremos a relação entre palavra e silêncio a partir da personagem Aprígio, de O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. A peça é urdida na relação entre silêncio e palavra, merecendo uma análise detida do texto, da encenação e de sua recepção crítica. O silêncio de Aprígio sobre o amor que nutre pelo genro só é quebrado ao final, quando ousa dizê-lo antes de matar Arandir. Mas a vocalização do desejo se restringe, em termos ficcionais, a um breve momento, já que tudo parece indicar que, tendo assassinado a única pessoa que possivelmente soube de seu desejo homossexual, Aprígio fará seu amor retornar ao silêncio. Em contraposição, a imprensa e seu palavreado irrefreável tentará tornar real uma homossexualidade hipotética de Arandir. A imprensa tenta de todo modo arrancar Arandir de dentro de um armário que não conseguimos saber se existe. O amor de Aprígio pelo genro é revelado nos instantes finais da peça, num plot twist surpreendente que oscila entre o trágico e o cômico. O silêncio de Aprígio e a tagarelice da mídia vão nos ajudar a discutir questões acerca de sua relação para a construção dramatúrgica e para a visibilidade e a representatividade homossexual masculina no teatro no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 35 - RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES INVENTIVAS NO TEATRO, NA DANÇA E NA PERFORMANCE: INTERFACES ENTRE SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS ARTES DA CENA / AXIS 35: INVENTIVE RESISTANCES AND SUBVERSIONS IN THEATER, DANCE, AND PERFORMANCE: INTERFACES BETWEEN SEXUALITIES AND GENDERS IN THE PERFORMING ARTS (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID191_TB519_24042025115900.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ROCHA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Alberto Tibaji" "autor_email" => "tibaji.alberto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121719 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 191 "titulo" => "PALAVRA E SILÊNCIO EM O BEIJO NO ASFALTO DE NELSON RODRIGUES" "resumo" => "Na pesquisa que desenvolvemos há aproximadamente dez anos sobre teatro no Brasil e sexualidades dissidentes, uma questão recorrente é a da exigência de personagens e de atrizes, atores e performers que representem e deem visibilidade a diferentes e complexas orientações sexuais e identidades de gênero. Algumas reflexões apontam para essa possibilidade de cena política como uma imposição a partir de modelos estadunidenses de produzir teatro e exercitar a militância. Associamos essa questão ao par silêncio e palavra e encaminhamos nossa pesquisa para discutir essas exigências na cena teatral e na cena política e militante no Brasil. Na comunicação discutiremos a relação entre palavra e silêncio a partir da personagem Aprígio, de O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. A peça é urdida na relação entre silêncio e palavra, merecendo uma análise detida do texto, da encenação e de sua recepção crítica. O silêncio de Aprígio sobre o amor que nutre pelo genro só é quebrado ao final, quando ousa dizê-lo antes de matar Arandir. Mas a vocalização do desejo se restringe, em termos ficcionais, a um breve momento, já que tudo parece indicar que, tendo assassinado a única pessoa que possivelmente soube de seu desejo homossexual, Aprígio fará seu amor retornar ao silêncio. Em contraposição, a imprensa e seu palavreado irrefreável tentará tornar real uma homossexualidade hipotética de Arandir. A imprensa tenta de todo modo arrancar Arandir de dentro de um armário que não conseguimos saber se existe. O amor de Aprígio pelo genro é revelado nos instantes finais da peça, num plot twist surpreendente que oscila entre o trágico e o cômico. O silêncio de Aprígio e a tagarelice da mídia vão nos ajudar a discutir questões acerca de sua relação para a construção dramatúrgica e para a visibilidade e a representatividade homossexual masculina no teatro no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 35 - RESISTÊNCIAS E SUBVERSÕES INVENTIVAS NO TEATRO, NA DANÇA E NA PERFORMANCE: INTERFACES ENTRE SEXUALIDADES E GÊNEROS NAS ARTES DA CENA / AXIS 35: INVENTIVE RESISTANCES AND SUBVERSIONS IN THEATER, DANCE, AND PERFORMANCE: INTERFACES BETWEEN SEXUALITIES AND GENDERS IN THE PERFORMING ARTS (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID191_TB519_24042025115900.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO ROCHA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Alberto Tibaji" "autor_email" => "tibaji.alberto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }