Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121753
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 1035
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este texto aborda fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa educacional e a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia em instituições de Ensino Superior no Brasil. O debate é pensado a partir de conceitos trabalhados na disciplina “Política e epistemologia crítica”, com foco nas políticas públicas no campo da educação. Assim, foi possível relacionar os conteúdos da disciplina ao objeto de estudo do doutorado, justificando o uso de fundamentos que orientam as análises realizadas na pesquisa mais ampla. A pesquisa se apoia em teorias pós-críticas e em diálogos inspirados por Michel Foucault, com destaque para a análise documental de projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Os currículos de formação inicial são compreendidos como pedagogias culturais, permitindo investigar como as questões de gênero e sexualidade são incorporadas e implicadas nas políticas públicas voltadas à formação docente. A genealogia foucaultiana é utilizada como base teórico-metodológica para identificar e questionar práticas discursivas que estruturam os currículos, considerando as relações entre poder e saber. O estudo busca identificar verdades provisórias e dinâmicas de poder que configuram a educação superior, promovendo reflexões sobre a função da educação na sociedade brasileira. Por meio da análise da governamentalidade e das técnicas de poder, procura-se compreender como discursos de verdade atuam na formação docente e nas práticas educacionais. Reconhecendo os currículos como produções humanas marcadas por sua historicidade e provisoriedade, a pesquisa problematiza noções de origem e verdades absolutas, destacando que as concepções educacionais variam conforme o contexto histórico e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1035_TB578_23042025213240.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA FELISBERTO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTA"
    "autor_email" => "samanta.felisberto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121753
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 1035
    "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este texto aborda fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa educacional e a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia em instituições de Ensino Superior no Brasil. O debate é pensado a partir de conceitos trabalhados na disciplina “Política e epistemologia crítica”, com foco nas políticas públicas no campo da educação. Assim, foi possível relacionar os conteúdos da disciplina ao objeto de estudo do doutorado, justificando o uso de fundamentos que orientam as análises realizadas na pesquisa mais ampla. A pesquisa se apoia em teorias pós-críticas e em diálogos inspirados por Michel Foucault, com destaque para a análise documental de projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Os currículos de formação inicial são compreendidos como pedagogias culturais, permitindo investigar como as questões de gênero e sexualidade são incorporadas e implicadas nas políticas públicas voltadas à formação docente. A genealogia foucaultiana é utilizada como base teórico-metodológica para identificar e questionar práticas discursivas que estruturam os currículos, considerando as relações entre poder e saber. O estudo busca identificar verdades provisórias e dinâmicas de poder que configuram a educação superior, promovendo reflexões sobre a função da educação na sociedade brasileira. Por meio da análise da governamentalidade e das técnicas de poder, procura-se compreender como discursos de verdade atuam na formação docente e nas práticas educacionais. Reconhecendo os currículos como produções humanas marcadas por sua historicidade e provisoriedade, a pesquisa problematiza noções de origem e verdades absolutas, destacando que as concepções educacionais variam conforme o contexto histórico e social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1035_TB578_23042025213240.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTA FELISBERTO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTA"
    "autor_email" => "samanta.felisberto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este texto aborda fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa educacional e a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia em instituições de Ensino Superior no Brasil. O debate é pensado a partir de conceitos trabalhados na disciplina “Política e epistemologia crítica”, com foco nas políticas públicas no campo da educação. Assim, foi possível relacionar os conteúdos da disciplina ao objeto de estudo do doutorado, justificando o uso de fundamentos que orientam as análises realizadas na pesquisa mais ampla. A pesquisa se apoia em teorias pós-críticas e em diálogos inspirados por Michel Foucault, com destaque para a análise documental de projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Os currículos de formação inicial são compreendidos como pedagogias culturais, permitindo investigar como as questões de gênero e sexualidade são incorporadas e implicadas nas políticas públicas voltadas à formação docente. A genealogia foucaultiana é utilizada como base teórico-metodológica para identificar e questionar práticas discursivas que estruturam os currículos, considerando as relações entre poder e saber. O estudo busca identificar verdades provisórias e dinâmicas de poder que configuram a educação superior, promovendo reflexões sobre a função da educação na sociedade brasileira. Por meio da análise da governamentalidade e das técnicas de poder, procura-se compreender como discursos de verdade atuam na formação docente e nas práticas educacionais. Reconhecendo os currículos como produções humanas marcadas por sua historicidade e provisoriedade, a pesquisa problematiza noções de origem e verdades absolutas, destacando que as concepções educacionais variam conforme o contexto histórico e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.