GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121753 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1035 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este texto aborda fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa educacional e a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia em instituições de Ensino Superior no Brasil. O debate é pensado a partir de conceitos trabalhados na disciplina “Política e epistemologia crítica”, com foco nas políticas públicas no campo da educação. Assim, foi possível relacionar os conteúdos da disciplina ao objeto de estudo do doutorado, justificando o uso de fundamentos que orientam as análises realizadas na pesquisa mais ampla. A pesquisa se apoia em teorias pós-críticas e em diálogos inspirados por Michel Foucault, com destaque para a análise documental de projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Os currículos de formação inicial são compreendidos como pedagogias culturais, permitindo investigar como as questões de gênero e sexualidade são incorporadas e implicadas nas políticas públicas voltadas à formação docente. A genealogia foucaultiana é utilizada como base teórico-metodológica para identificar e questionar práticas discursivas que estruturam os currículos, considerando as relações entre poder e saber. O estudo busca identificar verdades provisórias e dinâmicas de poder que configuram a educação superior, promovendo reflexões sobre a função da educação na sociedade brasileira. Por meio da análise da governamentalidade e das técnicas de poder, procura-se compreender como discursos de verdade atuam na formação docente e nas práticas educacionais. Reconhecendo os currículos como produções humanas marcadas por sua historicidade e provisoriedade, a pesquisa problematiza noções de origem e verdades absolutas, destacando que as concepções educacionais variam conforme o contexto histórico e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1035_TB578_23042025213240.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTA FELISBERTO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "SAMANTA" "autor_email" => "samanta.felisberto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121753 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1035 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este texto aborda fundamentos teórico-metodológicos na pesquisa educacional e a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia em instituições de Ensino Superior no Brasil. O debate é pensado a partir de conceitos trabalhados na disciplina “Política e epistemologia crítica”, com foco nas políticas públicas no campo da educação. Assim, foi possível relacionar os conteúdos da disciplina ao objeto de estudo do doutorado, justificando o uso de fundamentos que orientam as análises realizadas na pesquisa mais ampla. A pesquisa se apoia em teorias pós-críticas e em diálogos inspirados por Michel Foucault, com destaque para a análise documental de projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. Os currículos de formação inicial são compreendidos como pedagogias culturais, permitindo investigar como as questões de gênero e sexualidade são incorporadas e implicadas nas políticas públicas voltadas à formação docente. A genealogia foucaultiana é utilizada como base teórico-metodológica para identificar e questionar práticas discursivas que estruturam os currículos, considerando as relações entre poder e saber. O estudo busca identificar verdades provisórias e dinâmicas de poder que configuram a educação superior, promovendo reflexões sobre a função da educação na sociedade brasileira. Por meio da análise da governamentalidade e das técnicas de poder, procura-se compreender como discursos de verdade atuam na formação docente e nas práticas educacionais. Reconhecendo os currículos como produções humanas marcadas por sua historicidade e provisoriedade, a pesquisa problematiza noções de origem e verdades absolutas, destacando que as concepções educacionais variam conforme o contexto histórico e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1035_TB578_23042025213240.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMANTA FELISBERTO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "SAMANTA" "autor_email" => "samanta.felisberto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }