Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“AGORA NÃO É HORA DE JOGAR E SIM DE ESTUDAR!” SERÁ? BINGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O trabalho foi produzido a partir de uma pesquisa realizada para elaboração de um TCC, o qual teve dois objetivos principais. Primeiro, verificar como estudantes de turmas de 8º e 9º anos, bisseriadas, de uma escola pública, compreendem, com o apoio da gamificação, conceitos sobre gênero e sexualidade no ensino de ciências; segundo, apresentar aos/as estudantes uma perspectiva de gênero e sexualidade inspirada nas diversas subjetividades vividas em sociedade. O jogo utilizado foi o bingo, composto de cards, contendo os termos e conceitos sobre gênero e sexualidade, e cartelas, contendo apenas os termos. Assim, de forma lúdica, pode-se verificar qual/ais conceitos eram de conhecimento dos/das discentes e como estes estavam consolidados, além de qual/ais eram desconhecidos. A gamificação é um recurso pedagógico utilizado para abordar diversos temas, ampliar e/ou consolidar a aprendizagem e em relação a estes temas em específico constituiu uma estratégia para problematizar conceitos, a partir dos conhecimentos prévios dos/das discentes. A atividade teve uma boa recepção, sendo um momento de troca de experiências e problematizações entre a docente e os/as discentes. Alguns termos geraram estranheza, como no caso do termo crossdresser, e outros foram consolidados, como de homossexual, gays, lésbica. Percebeu-se, com a aplicação do jogo, que o aprendizado ocorreu de forma leve e lúdica, tendo em vista ser um assunto que tem gerado muitos debates, principalmente nos últimos anos, portanto de suma importância de ser abordado devido ao alto índice de violência no Brasil no que se refere a população LGBTQQICAAPF2K+.

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