Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PEDAGOGIA FEMINISTA LATINO-AMERICANA E A FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO EMANCIPADOR DE GÊNERO

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A ascensão da extrema-direita no Brasil e na América Latina nos últimos anos, com os ataques sistemáticos às escolas públicas e às agendas de gênero, raça e sexualidade, passou a ser parte de um projeto ultraconservador na educação. As implicações deste cenário marcam um tenso processo de negociação e supressão de planos, projetos, ações e programas, afetando a educação, sobretudo o debate que envolve os direitos humanos. Pesquisas revelam como gênero têm tido apenas um status secundário no currículo de formação docente e apontam para tensões e movimentos de resistência no campo geral da educação, mostrando a dificuldade de estabelecer gênero como um conteúdo do percurso formativo. Nesse sentido, este trabalho, que tem como base uma pesquisa de doutorado em andamento, apresenta como as feministas latino-americanas, de países como Argentina e Chile, vem acrescentando e ampliando as perspectivas formativas e analíticas, contribuindo para a construção de uma consciência crítica. O trabalho busca trazer as contribuições do feminismo latino-americano, analisando como suas teorias sustentam a formação docente, oferecendo subsídios para a introdução da perspectiva de gênero. Destaca a potencialidade da Pedagogia Feminista latino-americana, para fomentar o pensamento crítico sobre as estruturas educativas, sociais, políticas e econômicas, favorecendo uma formação docente que permita uma práxis educativa que desafia e transforma os sistemas de opressão e de desigualdade. Parte do pressuposto do feminismo como um importante movimento global em termos de inovação teórica, intervenção social, atuação política e resistência democrática. O trabalho espera contribuir para potencializar o debate de gênero nos currículos de cursos de formação docente, favorecendo o pensamento crítico e contribuindo para a transformação social, sobretudo no âmbito de países marcados por condições de profunda subordinação patriarcal e colonial.

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