PEDAGOGIA FEMINISTA LATINO-AMERICANA E A FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO EMANCIPADOR DE GÊNERO
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121477 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 492 "titulo" => "PEDAGOGIA FEMINISTA LATINO-AMERICANA E A FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO EMANCIPADOR DE GÊNERO" "resumo" => "A ascensão da extrema-direita no Brasil e na América Latina nos últimos anos, com os ataques sistemáticos às escolas públicas e às agendas de gênero, raça e sexualidade, passou a ser parte de um projeto ultraconservador na educação. As implicações deste cenário marcam um tenso processo de negociação e supressão de planos, projetos, ações e programas, afetando a educação, sobretudo o debate que envolve os direitos humanos. Pesquisas revelam como gênero têm tido apenas um status secundário no currículo de formação docente e apontam para tensões e movimentos de resistência no campo geral da educação, mostrando a dificuldade de estabelecer gênero como um conteúdo do percurso formativo. Nesse sentido, este trabalho, que tem como base uma pesquisa de doutorado em andamento, apresenta como as feministas latino-americanas, de países como Argentina e Chile, vem acrescentando e ampliando as perspectivas formativas e analíticas, contribuindo para a construção de uma consciência crítica. O trabalho busca trazer as contribuições do feminismo latino-americano, analisando como suas teorias sustentam a formação docente, oferecendo subsídios para a introdução da perspectiva de gênero. Destaca a potencialidade da Pedagogia Feminista latino-americana, para fomentar o pensamento crítico sobre as estruturas educativas, sociais, políticas e econômicas, favorecendo uma formação docente que permita uma práxis educativa que desafia e transforma os sistemas de opressão e de desigualdade. Parte do pressuposto do feminismo como um importante movimento global em termos de inovação teórica, intervenção social, atuação política e resistência democrática. O trabalho espera contribuir para potencializar o debate de gênero nos currículos de cursos de formação docente, favorecendo o pensamento crítico e contribuindo para a transformação social, sobretudo no âmbito de países marcados por condições de profunda subordinação patriarcal e colonial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 31 - PEDAGOGIAS FEMINISTAS: QUAL O LUGAR DO CORPO, DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO? / AXIS 31 - FEMINIST PEDAGOGIES: WHAT IS THE PLACE OF BODY, GENDER, AND SEXUALITY IN THE CURRICULUM? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID492_TB74_16042025171241.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARIA CAPITOLINA RODRIGUES DUARTE" "autor_nome_curto" => "Capitolina" "autor_email" => "amanduarte.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121477 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 492 "titulo" => "PEDAGOGIA FEMINISTA LATINO-AMERICANA E A FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO EMANCIPADOR DE GÊNERO" "resumo" => "A ascensão da extrema-direita no Brasil e na América Latina nos últimos anos, com os ataques sistemáticos às escolas públicas e às agendas de gênero, raça e sexualidade, passou a ser parte de um projeto ultraconservador na educação. As implicações deste cenário marcam um tenso processo de negociação e supressão de planos, projetos, ações e programas, afetando a educação, sobretudo o debate que envolve os direitos humanos. Pesquisas revelam como gênero têm tido apenas um status secundário no currículo de formação docente e apontam para tensões e movimentos de resistência no campo geral da educação, mostrando a dificuldade de estabelecer gênero como um conteúdo do percurso formativo. Nesse sentido, este trabalho, que tem como base uma pesquisa de doutorado em andamento, apresenta como as feministas latino-americanas, de países como Argentina e Chile, vem acrescentando e ampliando as perspectivas formativas e analíticas, contribuindo para a construção de uma consciência crítica. O trabalho busca trazer as contribuições do feminismo latino-americano, analisando como suas teorias sustentam a formação docente, oferecendo subsídios para a introdução da perspectiva de gênero. Destaca a potencialidade da Pedagogia Feminista latino-americana, para fomentar o pensamento crítico sobre as estruturas educativas, sociais, políticas e econômicas, favorecendo uma formação docente que permita uma práxis educativa que desafia e transforma os sistemas de opressão e de desigualdade. Parte do pressuposto do feminismo como um importante movimento global em termos de inovação teórica, intervenção social, atuação política e resistência democrática. O trabalho espera contribuir para potencializar o debate de gênero nos currículos de cursos de formação docente, favorecendo o pensamento crítico e contribuindo para a transformação social, sobretudo no âmbito de países marcados por condições de profunda subordinação patriarcal e colonial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 31 - PEDAGOGIAS FEMINISTAS: QUAL O LUGAR DO CORPO, DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO? / AXIS 31 - FEMINIST PEDAGOGIES: WHAT IS THE PLACE OF BODY, GENDER, AND SEXUALITY IN THE CURRICULUM? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID492_TB74_16042025171241.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARIA CAPITOLINA RODRIGUES DUARTE" "autor_nome_curto" => "Capitolina" "autor_email" => "amanduarte.prof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }