REVISÃO DE CONHECIMENTO DE LIVROS PARA INFÂNCIA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121642 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 1050 "titulo" => "REVISÃO DE CONHECIMENTO DE LIVROS PARA INFÂNCIA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE" "resumo" => "As conquistas de direitos civis, constitucionais e sociais das últimas décadas, como legitimação do casamento entre pessoas do mesmo gênero, assim como a adoção de crianças por casais não héteros, e também a aprovação de leis que dão visibilidade a transição de identidade de gênero, têm provocado, como resposta, a consolidação de setores sociais reacionários de defesa de princípios como a vida, a família e a infância, que compõem a frente política conservadora. Nesse sentido, esses conflitos de forças provocam um estado de alerta nas escolas, com tentativas constantes de censura a qualquer fala ou material que aborde a diversidade sexual, de gênero, étnica e racial. Em contrapartida, tem ocorrido produções de livros para infância que trabalham com essas temáticas consideradas “perigosas e ameaçadoras” as infâncias, por essa ala conservadora. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo a realização de uma revisão de literatura, do tipo estado do conhecimento, de produções acadêmicas que trabalham com livros infantis a respeito de gêneros e sexualidades, com o intuito de traçar um panorama do que tem sido produzido sobre essas temáticas nas últimas décadas, as lacunas nessas produções e possibilidades futuras de estudo. A busca foi feita no Portal de Periódico CAPES, e as bases teórico-metodológicas para realização das análises foram os estudos pós-críticos. Foram analisados 11 artigos. As análises apontaram que os livros atuais para infância têm trabalhado com a desestruturação de ideias fixas e binárias de gêneros e sexualidades, mas, também, verificou-se a escassez de livros que abordem violência sexual e abuso infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1050_TB373_24042025090930.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISSA CARVALHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LISSA" "autor_email" => "lissacarvalhosouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121642 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 1050 "titulo" => "REVISÃO DE CONHECIMENTO DE LIVROS PARA INFÂNCIA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE" "resumo" => "As conquistas de direitos civis, constitucionais e sociais das últimas décadas, como legitimação do casamento entre pessoas do mesmo gênero, assim como a adoção de crianças por casais não héteros, e também a aprovação de leis que dão visibilidade a transição de identidade de gênero, têm provocado, como resposta, a consolidação de setores sociais reacionários de defesa de princípios como a vida, a família e a infância, que compõem a frente política conservadora. Nesse sentido, esses conflitos de forças provocam um estado de alerta nas escolas, com tentativas constantes de censura a qualquer fala ou material que aborde a diversidade sexual, de gênero, étnica e racial. Em contrapartida, tem ocorrido produções de livros para infância que trabalham com essas temáticas consideradas “perigosas e ameaçadoras” as infâncias, por essa ala conservadora. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo a realização de uma revisão de literatura, do tipo estado do conhecimento, de produções acadêmicas que trabalham com livros infantis a respeito de gêneros e sexualidades, com o intuito de traçar um panorama do que tem sido produzido sobre essas temáticas nas últimas décadas, as lacunas nessas produções e possibilidades futuras de estudo. A busca foi feita no Portal de Periódico CAPES, e as bases teórico-metodológicas para realização das análises foram os estudos pós-críticos. Foram analisados 11 artigos. As análises apontaram que os livros atuais para infância têm trabalhado com a desestruturação de ideias fixas e binárias de gêneros e sexualidades, mas, também, verificou-se a escassez de livros que abordem violência sexual e abuso infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1050_TB373_24042025090930.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LISSA CARVALHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LISSA" "autor_email" => "lissacarvalhosouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }