JUVENTUDES LGBTQIAPN+ E MICROAGRESSÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: RESISTÊNCIAS E TRANSGRESSÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121590 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 962 "titulo" => "JUVENTUDES LGBTQIAPN+ E MICROAGRESSÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: RESISTÊNCIAS E TRANSGRESSÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho visa descrever e analisar microagressões direcionadas a pessoas LGBTQIAPN+ em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica. O estudo adota essa abordagem para investigar formas pelas quais, apesar do discurso público de inclusão e respeito, estudantes que não se enquadram nas cisheteronormas continuam sendo expostos a violências no ambiente educativo. Foi aplicada metodologia qualitativa, baseada em entrevistas compreensivas realizadas com jovens estudantes e ex-estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do Cefet-MG. Participantes relatam estratégias de resistência e transgressão diante das hostilidades explícitas. No entanto, ao lidarem com microataques, microinsultos e microinvalidações presentes no cotidiano escolar, as formas de enfrentamento se tornam menos combativas, uma vez que a sutileza dessas agressões dificulta sua identificação. O estudo sustenta que essas microagressões não ocorrem de maneira isolada, mas sim como parte de um contexto mais amplo de opressão, reproduzindo desigualdades historicamente construídas. Os resultados apontam ainda que a ausência de ações institucionais claras muitas vezes contribui para a exclusão dessa população de determinados ramos da formação profissional, além de dificultar a permanência daqueles que reivindicam direitos e espaços no ambiente acadêmico. Identificar essas formas de opressão é fundamental para compreender a persistência dessas desigualdades e pode contribuir para a constituição de políticas e ações institucionais voltadas à promoção da diversidade sexual e de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 22 - JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNERO E SEXUALIDADES / AXIS 22 - CONTEMPORARY YOUTHS: PROBLEMATIZING BODIES, GENDER, AND SEXUALITIES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID962_TB296_27052025195458.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA FERNANDES PEREIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinafpl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121590 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 962 "titulo" => "JUVENTUDES LGBTQIAPN+ E MICROAGRESSÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: RESISTÊNCIAS E TRANSGRESSÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho visa descrever e analisar microagressões direcionadas a pessoas LGBTQIAPN+ em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica. O estudo adota essa abordagem para investigar formas pelas quais, apesar do discurso público de inclusão e respeito, estudantes que não se enquadram nas cisheteronormas continuam sendo expostos a violências no ambiente educativo. Foi aplicada metodologia qualitativa, baseada em entrevistas compreensivas realizadas com jovens estudantes e ex-estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do Cefet-MG. Participantes relatam estratégias de resistência e transgressão diante das hostilidades explícitas. No entanto, ao lidarem com microataques, microinsultos e microinvalidações presentes no cotidiano escolar, as formas de enfrentamento se tornam menos combativas, uma vez que a sutileza dessas agressões dificulta sua identificação. O estudo sustenta que essas microagressões não ocorrem de maneira isolada, mas sim como parte de um contexto mais amplo de opressão, reproduzindo desigualdades historicamente construídas. Os resultados apontam ainda que a ausência de ações institucionais claras muitas vezes contribui para a exclusão dessa população de determinados ramos da formação profissional, além de dificultar a permanência daqueles que reivindicam direitos e espaços no ambiente acadêmico. Identificar essas formas de opressão é fundamental para compreender a persistência dessas desigualdades e pode contribuir para a constituição de políticas e ações institucionais voltadas à promoção da diversidade sexual e de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 22 - JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS: PROBLEMATIZANDO CORPOS, GÊNERO E SEXUALIDADES / AXIS 22 - CONTEMPORARY YOUTHS: PROBLEMATIZING BODIES, GENDER, AND SEXUALITIES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID962_TB296_27052025195458.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA FERNANDES PEREIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinafpl@yahoo.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }