OLHARES CRUZADOS: A INTERSEÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO EM CAETITÉ/BA, MEDIADAS POR ARTEFATOS CULTURAIS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121648 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "OLHARES CRUZADOS: A INTERSEÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO EM CAETITÉ/BA, MEDIADAS POR ARTEFATOS CULTURAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender como as questões de gênero, sexualidade e raça/etnia são abordadas no Ensino Médio por meio de artefatos culturais, como música, dança, literatura, filmes, teatro, entre outros. Para tal foi realizado um levantamento de dados nas escolas estaduais do município de Caetité/BA. A pesquisa foi conduzida por meio de um formulário digital no Google Formulários, respondido por professores de diversas áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e Ciências da Natureza), com o intuito de identificar suas práticas pedagógicas e a forma como esses temas são trabalhados no cotidiano escolar. A abordagem dessas questões com adolescentes é fundamental, pois a escola deve ser um espaço plural, democrático e inclusivo, que contribua para a construção da identidade dos estudantes e o respeito à diversidade. No entanto, muitos docentes ainda encontram dificuldades para tratar desses temas, seja por influências de estereótipos e preconceitos enraizados, seja pela falta de formação continuada que auxilie na adoção de metodologias mais acessíveis e dinâmicas. Assim, os artefatos culturais surgem como recursos didáticos eficazes e estratégicos, tornando o debate mais leve e prazeroso, favorecendo a reflexão crítica e garantindo que o conhecimento chegue a todos os alunos de maneira significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1081_TB383_17042025114048.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN CUNHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natancfer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121648 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 383 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "OLHARES CRUZADOS: A INTERSEÇÃO DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO EM CAETITÉ/BA, MEDIADAS POR ARTEFATOS CULTURAIS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo compreender como as questões de gênero, sexualidade e raça/etnia são abordadas no Ensino Médio por meio de artefatos culturais, como música, dança, literatura, filmes, teatro, entre outros. Para tal foi realizado um levantamento de dados nas escolas estaduais do município de Caetité/BA. A pesquisa foi conduzida por meio de um formulário digital no Google Formulários, respondido por professores de diversas áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Matemática e Ciências da Natureza), com o intuito de identificar suas práticas pedagógicas e a forma como esses temas são trabalhados no cotidiano escolar. A abordagem dessas questões com adolescentes é fundamental, pois a escola deve ser um espaço plural, democrático e inclusivo, que contribua para a construção da identidade dos estudantes e o respeito à diversidade. No entanto, muitos docentes ainda encontram dificuldades para tratar desses temas, seja por influências de estereótipos e preconceitos enraizados, seja pela falta de formação continuada que auxilie na adoção de metodologias mais acessíveis e dinâmicas. Assim, os artefatos culturais surgem como recursos didáticos eficazes e estratégicos, tornando o debate mais leve e prazeroso, favorecendo a reflexão crítica e garantindo que o conhecimento chegue a todos os alunos de maneira significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1081_TB383_17042025114048.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATAN CUNHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "NATAN" "autor_email" => "natancfer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }