A POTÊNCIA DO CORPO EDUCATIVO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS E INSURGENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERIFERIA DE BAGÉ
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121472 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "A POTÊNCIA DO CORPO EDUCATIVO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS E INSURGENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERIFERIA DE BAGÉ" "resumo" => "Este trabalho busca compartilhar experiências pedagógicas insurgentes, desenvolvidas em uma escola localizada no bairro Passo das Pedras em Bagé/RS, onde ministrei aulas de Língua Portuguesa para o projeto ensino integral da prefeitura. Meu trabalho foi baseado nos princípios montessorianos e em práticas ativas, dinâmicas e sensoriais. Utilizando recursos como a psicogramática e materiais didáticos concretos, propus um ensino que rompe com modelos tradicionais, hierarquizados e universalizantes, valorizando a autonomia dos corpos-aprendizes e suas múltiplas formas de percepção. Com base nas Filosofias da Diferença passo a perceber que essas práticas configuram-se como criações possíveis, onde corpos dos/as estudantes misturados a outras forças em movimentos subvertem a ordem binária e colonial, privilegiando o encontro de afecções, perceptos e o aprender coletivo. A sala de aula torna-se em um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e democrático em que o ensino de língua possibilita a criação e a expansão de potências ativas. Além disso, este trabalho pedagógico transforma a relação entre saber e corpo ao promover a interação, a criatividade e a autonomia. Trata-se, assim, de afirmar o corpo educativo como espaço de criação, capaz de promover novas possibilidades de sentir, pensar e viver a educação nas periferias. A experiência aponta para a potência de práticas pedagógicas insurgentes no enfrentamento das desigualdades e na construção de um ensino mais inclusivo e transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 07 - CORPOS EM CRIAÇÕES POSSÍVEIS: EXPRESSÕES FILOSÓFICAS, POLÍTICAS E ESTÉTICAS / AXIS 07 - BODIES IN POSSIBLE CREATIONS: PHILOSOPHICAL, POLITICAL, AND AESTHETIC EXPRESSIONS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID591_TB68_09042025135755.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE OLIVEIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandadeoliveirafreitas0@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121472 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 591 "titulo" => "A POTÊNCIA DO CORPO EDUCATIVO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS E INSURGENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERIFERIA DE BAGÉ" "resumo" => "Este trabalho busca compartilhar experiências pedagógicas insurgentes, desenvolvidas em uma escola localizada no bairro Passo das Pedras em Bagé/RS, onde ministrei aulas de Língua Portuguesa para o projeto ensino integral da prefeitura. Meu trabalho foi baseado nos princípios montessorianos e em práticas ativas, dinâmicas e sensoriais. Utilizando recursos como a psicogramática e materiais didáticos concretos, propus um ensino que rompe com modelos tradicionais, hierarquizados e universalizantes, valorizando a autonomia dos corpos-aprendizes e suas múltiplas formas de percepção. Com base nas Filosofias da Diferença passo a perceber que essas práticas configuram-se como criações possíveis, onde corpos dos/as estudantes misturados a outras forças em movimentos subvertem a ordem binária e colonial, privilegiando o encontro de afecções, perceptos e o aprender coletivo. A sala de aula torna-se em um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e democrático em que o ensino de língua possibilita a criação e a expansão de potências ativas. Além disso, este trabalho pedagógico transforma a relação entre saber e corpo ao promover a interação, a criatividade e a autonomia. Trata-se, assim, de afirmar o corpo educativo como espaço de criação, capaz de promover novas possibilidades de sentir, pensar e viver a educação nas periferias. A experiência aponta para a potência de práticas pedagógicas insurgentes no enfrentamento das desigualdades e na construção de um ensino mais inclusivo e transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 07 - CORPOS EM CRIAÇÕES POSSÍVEIS: EXPRESSÕES FILOSÓFICAS, POLÍTICAS E ESTÉTICAS / AXIS 07 - BODIES IN POSSIBLE CREATIONS: PHILOSOPHICAL, POLITICAL, AND AESTHETIC EXPRESSIONS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID591_TB68_09042025135755.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE OLIVEIRA FREITAS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandadeoliveirafreitas0@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }