Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

A POTÊNCIA DO CORPO EDUCATIVO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS E INSURGENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERIFERIA DE BAGÉ

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho busca compartilhar experiências pedagógicas insurgentes, desenvolvidas em uma escola localizada no bairro Passo das Pedras em Bagé/RS, onde ministrei aulas de Língua Portuguesa para o projeto ensino integral da prefeitura. Meu trabalho foi baseado nos princípios montessorianos e em práticas ativas, dinâmicas e sensoriais. Utilizando recursos como a psicogramática e materiais didáticos concretos, propus um ensino que rompe com modelos tradicionais, hierarquizados e universalizantes, valorizando a autonomia dos corpos-aprendizes e suas múltiplas formas de percepção. Com base nas Filosofias da Diferença passo a perceber que essas práticas configuram-se como criações possíveis, onde corpos dos/as estudantes misturados a outras forças em movimentos subvertem a ordem binária e colonial, privilegiando o encontro de afecções, perceptos e o aprender coletivo. A sala de aula torna-se em um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e democrático em que o ensino de língua possibilita a criação e a expansão de potências ativas. Além disso, este trabalho pedagógico transforma a relação entre saber e corpo ao promover a interação, a criatividade e a autonomia. Trata-se, assim, de afirmar o corpo educativo como espaço de criação, capaz de promover novas possibilidades de sentir, pensar e viver a educação nas periferias. A experiência aponta para a potência de práticas pedagógicas insurgentes no enfrentamento das desigualdades e na construção de um ensino mais inclusivo e transformador.

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