Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121655
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 397
    "inscrito_id" => 1065
    "titulo" => "DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Os estereótipos de gênero permeiam a educação, impactando a construção das identidades e, sistematicamente, limitando trajetórias acadêmicas e sociais. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo refletir sobre como práticas pedagógicas e políticas educacionais podem contribuir para a desconstrução da cisheteronormatividade, com o intuito de promover equidade e inclusão nas escolas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura baseada em dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, realizada com o propósito de identificar estratégias eficazes para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor e respeitoso à diversidade. Ao discutir o papel da escola na construção das diferenças de gênero e a importância de abordagens pedagógicas interseccionais, o referencial teórico apoia-se, principalmente, nas obras de Guacira Louro, Rogério Junqueira e Fernando Seffner. Metodologicamente, a análise priorizou estudos que abordam a relação entre currículo, práticas docentes e políticas públicas na superação das desigualdades de gênero na educação. Os resultados indicam que a formação continuada de educadoras/es, a revisão curricular e a implementação de políticas educacionais inclusivas são fundamentais para romper com os estereótipos de gênero na escola. O estudo reforça a necessidade de um compromisso coletivo para que a escola deixe de reproduzir padrões excludentes e se torne um espaço de transformação, onde todas/os possam se desenvolver sem as limitações impostas por construções de gênero historicamente cristalizadas. Mais do que um debate acadêmico, este trabalho é um convite para que educadoras/es e gestoras/es assumam o compromisso de transformar a escola em um ambiente onde todas/os possam aprender e se desenvolver sem as amarras de rótulos ultrapassados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1065_TB397_26052025185118.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MOREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO MOREIRA"
    "autor_email" => "brunomoreiracle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121655
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 397
    "inscrito_id" => 1065
    "titulo" => "DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Os estereótipos de gênero permeiam a educação, impactando a construção das identidades e, sistematicamente, limitando trajetórias acadêmicas e sociais. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo refletir sobre como práticas pedagógicas e políticas educacionais podem contribuir para a desconstrução da cisheteronormatividade, com o intuito de promover equidade e inclusão nas escolas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura baseada em dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, realizada com o propósito de identificar estratégias eficazes para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor e respeitoso à diversidade. Ao discutir o papel da escola na construção das diferenças de gênero e a importância de abordagens pedagógicas interseccionais, o referencial teórico apoia-se, principalmente, nas obras de Guacira Louro, Rogério Junqueira e Fernando Seffner. Metodologicamente, a análise priorizou estudos que abordam a relação entre currículo, práticas docentes e políticas públicas na superação das desigualdades de gênero na educação. Os resultados indicam que a formação continuada de educadoras/es, a revisão curricular e a implementação de políticas educacionais inclusivas são fundamentais para romper com os estereótipos de gênero na escola. O estudo reforça a necessidade de um compromisso coletivo para que a escola deixe de reproduzir padrões excludentes e se torne um espaço de transformação, onde todas/os possam se desenvolver sem as limitações impostas por construções de gênero historicamente cristalizadas. Mais do que um debate acadêmico, este trabalho é um convite para que educadoras/es e gestoras/es assumam o compromisso de transformar a escola em um ambiente onde todas/os possam aprender e se desenvolver sem as amarras de rótulos ultrapassados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1065_TB397_26052025185118.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MOREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO MOREIRA"
    "autor_email" => "brunomoreiracle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Os estereótipos de gênero permeiam a educação, impactando a construção das identidades e, sistematicamente, limitando trajetórias acadêmicas e sociais. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo refletir sobre como práticas pedagógicas e políticas educacionais podem contribuir para a desconstrução da cisheteronormatividade, com o intuito de promover equidade e inclusão nas escolas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura baseada em dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, realizada com o propósito de identificar estratégias eficazes para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor e respeitoso à diversidade. Ao discutir o papel da escola na construção das diferenças de gênero e a importância de abordagens pedagógicas interseccionais, o referencial teórico apoia-se, principalmente, nas obras de Guacira Louro, Rogério Junqueira e Fernando Seffner. Metodologicamente, a análise priorizou estudos que abordam a relação entre currículo, práticas docentes e políticas públicas na superação das desigualdades de gênero na educação. Os resultados indicam que a formação continuada de educadoras/es, a revisão curricular e a implementação de políticas educacionais inclusivas são fundamentais para romper com os estereótipos de gênero na escola. O estudo reforça a necessidade de um compromisso coletivo para que a escola deixe de reproduzir padrões excludentes e se torne um espaço de transformação, onde todas/os possam se desenvolver sem as limitações impostas por construções de gênero historicamente cristalizadas. Mais do que um debate acadêmico, este trabalho é um convite para que educadoras/es e gestoras/es assumam o compromisso de transformar a escola em um ambiente onde todas/os possam aprender e se desenvolver sem as amarras de rótulos ultrapassados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.