DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121655 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 1065 "titulo" => "DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Os estereótipos de gênero permeiam a educação, impactando a construção das identidades e, sistematicamente, limitando trajetórias acadêmicas e sociais. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo refletir sobre como práticas pedagógicas e políticas educacionais podem contribuir para a desconstrução da cisheteronormatividade, com o intuito de promover equidade e inclusão nas escolas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura baseada em dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, realizada com o propósito de identificar estratégias eficazes para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor e respeitoso à diversidade. Ao discutir o papel da escola na construção das diferenças de gênero e a importância de abordagens pedagógicas interseccionais, o referencial teórico apoia-se, principalmente, nas obras de Guacira Louro, Rogério Junqueira e Fernando Seffner. Metodologicamente, a análise priorizou estudos que abordam a relação entre currículo, práticas docentes e políticas públicas na superação das desigualdades de gênero na educação. Os resultados indicam que a formação continuada de educadoras/es, a revisão curricular e a implementação de políticas educacionais inclusivas são fundamentais para romper com os estereótipos de gênero na escola. O estudo reforça a necessidade de um compromisso coletivo para que a escola deixe de reproduzir padrões excludentes e se torne um espaço de transformação, onde todas/os possam se desenvolver sem as limitações impostas por construções de gênero historicamente cristalizadas. Mais do que um debate acadêmico, este trabalho é um convite para que educadoras/es e gestoras/es assumam o compromisso de transformar a escola em um ambiente onde todas/os possam aprender e se desenvolver sem as amarras de rótulos ultrapassados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1065_TB397_26052025185118.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MOREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO MOREIRA" "autor_email" => "brunomoreiracle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121655 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 397 "inscrito_id" => 1065 "titulo" => "DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "Os estereótipos de gênero permeiam a educação, impactando a construção das identidades e, sistematicamente, limitando trajetórias acadêmicas e sociais. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo refletir sobre como práticas pedagógicas e políticas educacionais podem contribuir para a desconstrução da cisheteronormatividade, com o intuito de promover equidade e inclusão nas escolas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura baseada em dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, realizada com o propósito de identificar estratégias eficazes para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor e respeitoso à diversidade. Ao discutir o papel da escola na construção das diferenças de gênero e a importância de abordagens pedagógicas interseccionais, o referencial teórico apoia-se, principalmente, nas obras de Guacira Louro, Rogério Junqueira e Fernando Seffner. Metodologicamente, a análise priorizou estudos que abordam a relação entre currículo, práticas docentes e políticas públicas na superação das desigualdades de gênero na educação. Os resultados indicam que a formação continuada de educadoras/es, a revisão curricular e a implementação de políticas educacionais inclusivas são fundamentais para romper com os estereótipos de gênero na escola. O estudo reforça a necessidade de um compromisso coletivo para que a escola deixe de reproduzir padrões excludentes e se torne um espaço de transformação, onde todas/os possam se desenvolver sem as limitações impostas por construções de gênero historicamente cristalizadas. Mais do que um debate acadêmico, este trabalho é um convite para que educadoras/es e gestoras/es assumam o compromisso de transformar a escola em um ambiente onde todas/os possam aprender e se desenvolver sem as amarras de rótulos ultrapassados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 43 - EDUCAÇÃO PARA CORPOS PLURAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA/ETNIA, MEDIADOS POR ARTEFATOS CULTURAIS. / AXIS 43 - EDUCATION FOR PLURAL BODIES: PEDAGOGICAL PRACTICES IN GENDER, SEXUALITY, AND RACE/ETHNICITY MEDIATED BY CULTURAL ARTIFACTS. (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1065_TB397_26052025185118.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MOREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO MOREIRA" "autor_email" => "brunomoreiracle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }