Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

DISCURSIVIDADE PUBLICITÁRIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE MULHERES E TRABALHO (SÉCULOS XX-XXI): UM ENSAIO TEÓRICO-ANALÍTICO

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Nesta comunicação propomos apresentar alguns movimentos teóricos, metodológicos e analíticos de uma pesquisa acerca das enunciações sobre os corpos femininos em anúncios publicitários brasileiros dos séculos XX e XXI. O recorte temático versa sobre mulheres e trabalho, abrangendo o trabalho reprodutivo e a profissionalização feminina ao longo do tempo. Tomamos como lócus de pesquisa o site Propagandas Históricas, que conta com um acervo de mais de 4 mil anúncios publicitários, datados desde o século XIX. O estudo centraliza suas análises em acontecimentos, transformações e descontinuidades enunciativas a partir de mudanças culturais e políticas oriundas dos feminismos. Em um estudo prévio, identificamos a carência de pesquisas e discussões que versem, nessa temática, sobre a interseccionalidade, lente teórica da qual nos valemos em oposição e resistência às estruturas racistas, sexistas, classistas e binárias de gênero que ainda vigoram como organizadoras da sociedade. À luz da perspectiva pós-estruturalista e instrumentalizadas pela arqueogenealogia foucaultiana, investigamos a discursividade publicitária que legitima e exerce um saber-poder sobre os corpos femininos bem como as normas que circulam com seus mecanismos disciplinares e regulamentadores. O estudo nos mostra que até a década de 1950, os anúncios enunciavam as mulheres exclusivamente em uma posição de donas de casa, esposas e mães. De 1950 em diante, os trabalhos doméstico e produtivo passam a coexistir em um discurso de emancipação, o que só vai ser descontinuado em meados dos anos 2000, quando discursos sobre independência feminina e equidade de gênero passam a figurar na publicidade.

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