Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“A LITERATURA JÁ ME PROPORCIONOU ESPAÇOS PARA NOMEAR COISAS QUE EU NÃO SABIA”: A LITERATURA DE AUTORIA LGBTI+ E OS MODOS DE SER/VER/VIVER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121669
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 422
    "inscrito_id" => 1100
    "titulo" => "“A LITERATURA JÁ ME PROPORCIONOU ESPAÇOS PARA NOMEAR COISAS QUE EU NÃO SABIA”: A LITERATURA DE AUTORIA LGBTI+ E OS MODOS DE SER/VER/VIVER"
    "resumo" => "Este é um trabalho em andamento que está sendo realizado no PPG da FACED/UFRGS, e tem como locus de investigação o IFRS - Campus Osório. Ele é um desdobramento de uma pesquisa concluída sobre a presença da literatura LGBTI+ nas aulas de língua portuguesa e literatura do EMI, sob a ótica dos/as estudantes. Nesta nova etapa, serão utilizadas a bricolagem e a etnografia para caracterizar o local de pesquisa, tomando anotações que possam contribuir para compreender se existem marcas da presença LGBTI+ na cultura escolar da instituição. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes de Letras, a fim de analisar o que permeia suas escolhas; averiguando como as questões de gênero e sexualidade estão presentes em suas aulas, especialmente no que tange o trabalho com a literatura. Outra etapa é a realização de um grupo focal com estudantes do EMI para investigar a sua familiaridade/experiências com a literatura de autoria LGBTI+. O material será analisado utilizando os estudos de Camozzato para entender como a literatura LGBTI+ se constitui como um artefato cultural que auxilia os sujeitos a compreenderem sua identidade e a do outro, nomeando e descobrindo caminhos dissidentes, uma vez que possibilita a representatividade e visibilidade de modos de ser LGBTI+. E Larrosa, através das discussões sobre a noção de experiência; exterioridades, reflexividade e subjetividade. Pois, ao trazerem suas experiências com a literatura de autoria LGBTI+ ou com personagens com tal marcador, as/os discentes irão descrever/refletir acerca de como tal literatura os constitui como sujeitos. Espera-se gerar materiais para discussão acerca da presença da literatura de autoria LGBTI+ nas aulas de LPL, analisando as implicações nas escolhas docentes ao trabalhar com tal literatura ou não e como a literatura de autoria LGBTI+ pode ser tida como um artefato cultural que reflete na constituição das identidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1100_TB422_24042025183648.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA FERRI PINTO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "julia.ferripinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121669
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 422
    "inscrito_id" => 1100
    "titulo" => "“A LITERATURA JÁ ME PROPORCIONOU ESPAÇOS PARA NOMEAR COISAS QUE EU NÃO SABIA”: A LITERATURA DE AUTORIA LGBTI+ E OS MODOS DE SER/VER/VIVER"
    "resumo" => "Este é um trabalho em andamento que está sendo realizado no PPG da FACED/UFRGS, e tem como locus de investigação o IFRS - Campus Osório. Ele é um desdobramento de uma pesquisa concluída sobre a presença da literatura LGBTI+ nas aulas de língua portuguesa e literatura do EMI, sob a ótica dos/as estudantes. Nesta nova etapa, serão utilizadas a bricolagem e a etnografia para caracterizar o local de pesquisa, tomando anotações que possam contribuir para compreender se existem marcas da presença LGBTI+ na cultura escolar da instituição. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes de Letras, a fim de analisar o que permeia suas escolhas; averiguando como as questões de gênero e sexualidade estão presentes em suas aulas, especialmente no que tange o trabalho com a literatura. Outra etapa é a realização de um grupo focal com estudantes do EMI para investigar a sua familiaridade/experiências com a literatura de autoria LGBTI+. O material será analisado utilizando os estudos de Camozzato para entender como a literatura LGBTI+ se constitui como um artefato cultural que auxilia os sujeitos a compreenderem sua identidade e a do outro, nomeando e descobrindo caminhos dissidentes, uma vez que possibilita a representatividade e visibilidade de modos de ser LGBTI+. E Larrosa, através das discussões sobre a noção de experiência; exterioridades, reflexividade e subjetividade. Pois, ao trazerem suas experiências com a literatura de autoria LGBTI+ ou com personagens com tal marcador, as/os discentes irão descrever/refletir acerca de como tal literatura os constitui como sujeitos. Espera-se gerar materiais para discussão acerca da presença da literatura de autoria LGBTI+ nas aulas de LPL, analisando as implicações nas escolhas docentes ao trabalhar com tal literatura ou não e como a literatura de autoria LGBTI+ pode ser tida como um artefato cultural que reflete na constituição das identidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1100_TB422_24042025183648.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA FERRI PINTO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA"
    "autor_email" => "julia.ferripinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este é um trabalho em andamento que está sendo realizado no PPG da FACED/UFRGS, e tem como locus de investigação o IFRS - Campus Osório. Ele é um desdobramento de uma pesquisa concluída sobre a presença da literatura LGBTI+ nas aulas de língua portuguesa e literatura do EMI, sob a ótica dos/as estudantes. Nesta nova etapa, serão utilizadas a bricolagem e a etnografia para caracterizar o local de pesquisa, tomando anotações que possam contribuir para compreender se existem marcas da presença LGBTI+ na cultura escolar da instituição. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes de Letras, a fim de analisar o que permeia suas escolhas; averiguando como as questões de gênero e sexualidade estão presentes em suas aulas, especialmente no que tange o trabalho com a literatura. Outra etapa é a realização de um grupo focal com estudantes do EMI para investigar a sua familiaridade/experiências com a literatura de autoria LGBTI+. O material será analisado utilizando os estudos de Camozzato para entender como a literatura LGBTI+ se constitui como um artefato cultural que auxilia os sujeitos a compreenderem sua identidade e a do outro, nomeando e descobrindo caminhos dissidentes, uma vez que possibilita a representatividade e visibilidade de modos de ser LGBTI+. E Larrosa, através das discussões sobre a noção de experiência; exterioridades, reflexividade e subjetividade. Pois, ao trazerem suas experiências com a literatura de autoria LGBTI+ ou com personagens com tal marcador, as/os discentes irão descrever/refletir acerca de como tal literatura os constitui como sujeitos. Espera-se gerar materiais para discussão acerca da presença da literatura de autoria LGBTI+ nas aulas de LPL, analisando as implicações nas escolhas docentes ao trabalhar com tal literatura ou não e como a literatura de autoria LGBTI+ pode ser tida como um artefato cultural que reflete na constituição das identidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.