Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E OS SIGNIFICADOS DA TOLERÂNCIA.

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O currículo escolar e as práticas docentes não se fazem puramente a partir de questões técnicas. A transmissão do conhecimento que tem a escola como espaço principal serve a construção e a perpetuação de uma lógica a ser impressa em sociedade, inserida num também determinado tempo e espaço. Dentro dessa lógica, os corpos e sexualidades “desviantes” da norma sempre apareceram como mais vulneráveis a aos ditos efeitos indesejáveis da sexualidade. Prazer e desejo são ainda temas excluídos da construção do conhecimento sobre corpo e sexualidade nas escolas, quase como se de fato devessem ser temas dos quais não se pode falar. A maneira a heteronormativa e o viés heterossexista dos discursos de poder-saber pouco contribuem para a busca pelo combate às desigualdades, combate à violência e a homofobia que tem sido proposto nas últimas décadas pelo governo federal e pelo ministério da educação. O discurso da tolerância carrega em si a ideia de que esses desviantes devem ser tolerados, que por si só já categoriza e hierarquiza os modos de existir sendo a heterossexualidade a norma, e todo resto o desvio. Diante disso, o presente trabalho pretende discutir acerca do modo como as relações vem sendo estabelecidas dentro do espaço escolas, especialmente a partir o olhar dos docentes em relação às diversas expressões de identidades de gênero e identidades sexuais no espaço da escola. O debate proposto parte de diálogos com estudos de Guacira Lopes Louro sobre educação e diversidade sexual a das contribuições de Richard Miskolci para a construção dessa investigação com conceitos como heterossexismo e heterossexualidade compulsória em busca analisar de que modo esses conceitos permeiam as relações construídas dentro do espaço escolar.

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