PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E OS SIGNIFICADOS DA TOLERÂNCIA.
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121741 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 1309 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E OS SIGNIFICADOS DA TOLERÂNCIA." "resumo" => "O currículo escolar e as práticas docentes não se fazem puramente a partir de questões técnicas. A transmissão do conhecimento que tem a escola como espaço principal serve a construção e a perpetuação de uma lógica a ser impressa em sociedade, inserida num também determinado tempo e espaço. Dentro dessa lógica, os corpos e sexualidades “desviantes” da norma sempre apareceram como mais vulneráveis a aos ditos efeitos indesejáveis da sexualidade. Prazer e desejo são ainda temas excluídos da construção do conhecimento sobre corpo e sexualidade nas escolas, quase como se de fato devessem ser temas dos quais não se pode falar. A maneira a heteronormativa e o viés heterossexista dos discursos de poder-saber pouco contribuem para a busca pelo combate às desigualdades, combate à violência e a homofobia que tem sido proposto nas últimas décadas pelo governo federal e pelo ministério da educação. O discurso da tolerância carrega em si a ideia de que esses desviantes devem ser tolerados, que por si só já categoriza e hierarquiza os modos de existir sendo a heterossexualidade a norma, e todo resto o desvio. Diante disso, o presente trabalho pretende discutir acerca do modo como as relações vem sendo estabelecidas dentro do espaço escolas, especialmente a partir o olhar dos docentes em relação às diversas expressões de identidades de gênero e identidades sexuais no espaço da escola. O debate proposto parte de diálogos com estudos de Guacira Lopes Louro sobre educação e diversidade sexual a das contribuições de Richard Miskolci para a construção dessa investigação com conceitos como heterossexismo e heterossexualidade compulsória em busca analisar de que modo esses conceitos permeiam as relações construídas dentro do espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 15 GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESISTÊNCIAS INVENTIVAS: O QUE PODE O “CHÃO DA ESCOLA”? / AXIS 15 GENDER AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL CONTEXT AS INVENTIVE RESISTANCES: WHAT CAN THE "SCHOOL GROUND" DO? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1309_TB556_26052025163007.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA FONSECA FALCAO" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "falcaoleticiaf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121741 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 1309 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E OS SIGNIFICADOS DA TOLERÂNCIA." "resumo" => "O currículo escolar e as práticas docentes não se fazem puramente a partir de questões técnicas. A transmissão do conhecimento que tem a escola como espaço principal serve a construção e a perpetuação de uma lógica a ser impressa em sociedade, inserida num também determinado tempo e espaço. Dentro dessa lógica, os corpos e sexualidades “desviantes” da norma sempre apareceram como mais vulneráveis a aos ditos efeitos indesejáveis da sexualidade. Prazer e desejo são ainda temas excluídos da construção do conhecimento sobre corpo e sexualidade nas escolas, quase como se de fato devessem ser temas dos quais não se pode falar. A maneira a heteronormativa e o viés heterossexista dos discursos de poder-saber pouco contribuem para a busca pelo combate às desigualdades, combate à violência e a homofobia que tem sido proposto nas últimas décadas pelo governo federal e pelo ministério da educação. O discurso da tolerância carrega em si a ideia de que esses desviantes devem ser tolerados, que por si só já categoriza e hierarquiza os modos de existir sendo a heterossexualidade a norma, e todo resto o desvio. Diante disso, o presente trabalho pretende discutir acerca do modo como as relações vem sendo estabelecidas dentro do espaço escolas, especialmente a partir o olhar dos docentes em relação às diversas expressões de identidades de gênero e identidades sexuais no espaço da escola. O debate proposto parte de diálogos com estudos de Guacira Lopes Louro sobre educação e diversidade sexual a das contribuições de Richard Miskolci para a construção dessa investigação com conceitos como heterossexismo e heterossexualidade compulsória em busca analisar de que modo esses conceitos permeiam as relações construídas dentro do espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 15 GÊNERO E SEXUALIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR COMO RESISTÊNCIAS INVENTIVAS: O QUE PODE O “CHÃO DA ESCOLA”? / AXIS 15 GENDER AND SEXUALITIES IN THE SCHOOL CONTEXT AS INVENTIVE RESISTANCES: WHAT CAN THE "SCHOOL GROUND" DO? (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1309_TB556_26052025163007.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA FONSECA FALCAO" "autor_nome_curto" => "LETICIA" "autor_email" => "falcaoleticiaf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }