CO FORMAÇÃO PELA DOCÊNCIA-PESQUISA E AS INTERFACES COM A DIVERSIDADE DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADES EM EXPERIÊNCIAS INVENTIVAS NO/DO DIFEBA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121683 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 943 "titulo" => "CO FORMAÇÃO PELA DOCÊNCIA-PESQUISA E AS INTERFACES COM A DIVERSIDADE DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADES EM EXPERIÊNCIAS INVENTIVAS NO/DO DIFEBA" "resumo" => "Este texto narra experiências de formação docente na perspectiva da co formação, destacando a importância da orientação colaborativa, coletiva e horizontalizada, cartografando percursos de práticas de orientação. Enfatiza aprendizagens baseada na construção do ethos da confiança, com leitura e escrita entre pares. A abordagem cartográfica dialoga com a educação, a universidade e a vida, transcendendo os limites epistêmicos totalitários. Adota como dispositivo de produção de dados os diários de bordo da orientadora e orientandos/as, anotações e sínteses coletivas, contribuições no chat e gravações dos encontros de orientações. Como procedimento de análise assumiu-se a cartografia como mergulho na experiência dos sujeitos que fazem parte do grupo de orientação/discussão coletiva. Milita uma perspectiva de formação docente desgarrada de uma estrutura fixada em padrões institucionalizados geradores de hierarquias, que por sua vez, metrifica potencialidades. A formação pensada através da co-orientação na docência-pesquisa intenta agir fora do vácuo de uma ciência hegemônica que opera com os dados a posteriori. A experiência produzida no Grupo de pesquisa Difeba vivencia o labirinto do processo formativo dando ênfase aos acontecimentos do percurso e seus efeitos nas singularidades envolvidas. Habitando territórios pelos encontros coletivos de estudantes e docentes, identificamos nas narratividades os atravessamentos do gênero, raça e sexualidades, tomando a diversidade como princípio formativo, onto-epistemológico geramos outros sentidos de produção de conhecimento via experiencialidade inventiva. Os resultados emergentes apontaram para as potencialidades e lacunas desafiadas pelas relações de gênero, raça e sexualidades em que a timidez expressada pelos corpos, para apresentar seus textos, interroga a ausência do corpo na formação docente e suas intersecções com o gênero e a sexualidades. Destaca ainda a força da produção de outras epistemologias que nos oportuniza descolonizar os currículos, buscando a justiça curricular e epistêmica, a favor dos distintos modos de habitar a docência com seus gêneros, seus corpos e sexualidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID943_TB454_23052025111201.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ana Lúcia" "autor_email" => "analucias12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121683 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 454 "inscrito_id" => 943 "titulo" => "CO FORMAÇÃO PELA DOCÊNCIA-PESQUISA E AS INTERFACES COM A DIVERSIDADE DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADES EM EXPERIÊNCIAS INVENTIVAS NO/DO DIFEBA" "resumo" => "Este texto narra experiências de formação docente na perspectiva da co formação, destacando a importância da orientação colaborativa, coletiva e horizontalizada, cartografando percursos de práticas de orientação. Enfatiza aprendizagens baseada na construção do ethos da confiança, com leitura e escrita entre pares. A abordagem cartográfica dialoga com a educação, a universidade e a vida, transcendendo os limites epistêmicos totalitários. Adota como dispositivo de produção de dados os diários de bordo da orientadora e orientandos/as, anotações e sínteses coletivas, contribuições no chat e gravações dos encontros de orientações. Como procedimento de análise assumiu-se a cartografia como mergulho na experiência dos sujeitos que fazem parte do grupo de orientação/discussão coletiva. Milita uma perspectiva de formação docente desgarrada de uma estrutura fixada em padrões institucionalizados geradores de hierarquias, que por sua vez, metrifica potencialidades. A formação pensada através da co-orientação na docência-pesquisa intenta agir fora do vácuo de uma ciência hegemônica que opera com os dados a posteriori. A experiência produzida no Grupo de pesquisa Difeba vivencia o labirinto do processo formativo dando ênfase aos acontecimentos do percurso e seus efeitos nas singularidades envolvidas. Habitando territórios pelos encontros coletivos de estudantes e docentes, identificamos nas narratividades os atravessamentos do gênero, raça e sexualidades, tomando a diversidade como princípio formativo, onto-epistemológico geramos outros sentidos de produção de conhecimento via experiencialidade inventiva. Os resultados emergentes apontaram para as potencialidades e lacunas desafiadas pelas relações de gênero, raça e sexualidades em que a timidez expressada pelos corpos, para apresentar seus textos, interroga a ausência do corpo na formação docente e suas intersecções com o gênero e a sexualidades. Destaca ainda a força da produção de outras epistemologias que nos oportuniza descolonizar os currículos, buscando a justiça curricular e epistêmica, a favor dos distintos modos de habitar a docência com seus gêneros, seus corpos e sexualidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID943_TB454_23052025111201.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Ana Lúcia" "autor_email" => "analucias12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }