Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

CO FORMAÇÃO PELA DOCÊNCIA-PESQUISA E AS INTERFACES COM A DIVERSIDADE DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADES EM EXPERIÊNCIAS INVENTIVAS NO/DO DIFEBA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este texto narra experiências de formação docente na perspectiva da co formação, destacando a importância da orientação colaborativa, coletiva e horizontalizada, cartografando percursos de práticas de orientação. Enfatiza aprendizagens baseada na construção do ethos da confiança, com leitura e escrita entre pares. A abordagem cartográfica dialoga com a educação, a universidade e a vida, transcendendo os limites epistêmicos totalitários. Adota como dispositivo de produção de dados os diários de bordo da orientadora e orientandos/as, anotações e sínteses coletivas, contribuições no chat e gravações dos encontros de orientações. Como procedimento de análise assumiu-se a cartografia como mergulho na experiência dos sujeitos que fazem parte do grupo de orientação/discussão coletiva. Milita uma perspectiva de formação docente desgarrada de uma estrutura fixada em padrões institucionalizados geradores de hierarquias, que por sua vez, metrifica potencialidades. A formação pensada através da co-orientação na docência-pesquisa intenta agir fora do vácuo de uma ciência hegemônica que opera com os dados a posteriori. A experiência produzida no Grupo de pesquisa Difeba vivencia o labirinto do processo formativo dando ênfase aos acontecimentos do percurso e seus efeitos nas singularidades envolvidas. Habitando territórios pelos encontros coletivos de estudantes e docentes, identificamos nas narratividades os atravessamentos do gênero, raça e sexualidades, tomando a diversidade como princípio formativo, onto-epistemológico geramos outros sentidos de produção de conhecimento via experiencialidade inventiva. Os resultados emergentes apontaram para as potencialidades e lacunas desafiadas pelas relações de gênero, raça e sexualidades em que a timidez expressada pelos corpos, para apresentar seus textos, interroga a ausência do corpo na formação docente e suas intersecções com o gênero e a sexualidades. Destaca ainda a força da produção de outras epistemologias que nos oportuniza descolonizar os currículos, buscando a justiça curricular e epistêmica, a favor dos distintos modos de habitar a docência com seus gêneros, seus corpos e sexualidades.

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