FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO SUPERIOR
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121684 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 198 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Mesmo com as transformações socioculturais que trouxeram maior visibilidade às questões de gênero e sexualidade, a formação docente no ensino superior ainda enfrenta desafios para incorporar essas temáticas de maneira crítica e inclusiva. Muitos docentes demonstram insegurança ao tratar desses assuntos, seja por falta de formação específica ou preconceito, seja por receios relacionados a resistências de alunos, gestores ou setores mais conservadores. O objetivo deste trabalho é analisar os desafios enfrentados por docentes do ensino superior na integração das questões de gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas, além de identificar estratégias formativas que promovam uma abordagem crítica, inclusiva e transformadora dessas temáticas no contexto acadêmico. A pesquisa fundamenta-se em autores como Louro (1997), Butler (2003) e Foucault (1976), que discutem gênero e sexualidade a partir da perspectiva dos estudos culturais e da pedagogia crítica. No que se refere à formação continuada de professores, a investigação apoia-se nas contribuições de Nóvoa (1992) e Imbernón (2010). Adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental de programas de formação continuada de docentes. Os resultados apontam que a ausência de diretrizes claras e a falta de suporte institucional dificultam a inserção dessas temáticas nos currículos, tornando a abordagem de gênero e sexualidade pontual e, muitas vezes, superficial. Por outro lado, experiências inovadoras, como metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e construção de espaços formativos/dialógicos, têm demonstrado potencial para ampliar a compreensão e a abordagem dessas questões no ensino superior. Conclui-se que a formação continuada é essencial para preparar docentes a lidar com gênero e sexualidade de forma crítica, promovendo ambientes acadêmicos mais inclusivos e respeitosos. Dessa forma, investir na capacitação docente e no desenvolvimento de políticas institucionais comprometidas com a diversidade se apresenta como um caminho fundamental para a transformação do ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID198_TB456_24042025230640.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA CELIANE ALVES FEITOSA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "celianepsicologia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121684 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 198 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Mesmo com as transformações socioculturais que trouxeram maior visibilidade às questões de gênero e sexualidade, a formação docente no ensino superior ainda enfrenta desafios para incorporar essas temáticas de maneira crítica e inclusiva. Muitos docentes demonstram insegurança ao tratar desses assuntos, seja por falta de formação específica ou preconceito, seja por receios relacionados a resistências de alunos, gestores ou setores mais conservadores. O objetivo deste trabalho é analisar os desafios enfrentados por docentes do ensino superior na integração das questões de gênero e sexualidade em suas práticas pedagógicas, além de identificar estratégias formativas que promovam uma abordagem crítica, inclusiva e transformadora dessas temáticas no contexto acadêmico. A pesquisa fundamenta-se em autores como Louro (1997), Butler (2003) e Foucault (1976), que discutem gênero e sexualidade a partir da perspectiva dos estudos culturais e da pedagogia crítica. No que se refere à formação continuada de professores, a investigação apoia-se nas contribuições de Nóvoa (1992) e Imbernón (2010). Adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental de programas de formação continuada de docentes. Os resultados apontam que a ausência de diretrizes claras e a falta de suporte institucional dificultam a inserção dessas temáticas nos currículos, tornando a abordagem de gênero e sexualidade pontual e, muitas vezes, superficial. Por outro lado, experiências inovadoras, como metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais e construção de espaços formativos/dialógicos, têm demonstrado potencial para ampliar a compreensão e a abordagem dessas questões no ensino superior. Conclui-se que a formação continuada é essencial para preparar docentes a lidar com gênero e sexualidade de forma crítica, promovendo ambientes acadêmicos mais inclusivos e respeitosos. Dessa forma, investir na capacitação docente e no desenvolvimento de políticas institucionais comprometidas com a diversidade se apresenta como um caminho fundamental para a transformação do ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 14 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL / AXIS 14 - GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION IN BRAZIL (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID198_TB456_24042025230640.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA CELIANE ALVES FEITOSA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "celianepsicologia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }