Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES RURAIS: TENSÕES EM TEMPOS DE ATAQUE AO GÊNERO E AS SEXUALIDADES DISSIDENTES

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente estudo e suas reflexões surgem nos tempos em que as Políticas da Identidade, eixo de articulação de pessoas, populações e movimentos sociais em torno das lutas por direitos e reconhecimento contra as opressões de raça, classe e gênero, e outros marcadores da diferença social estão sendo atacados por grupos políticos e sociais alinhados a extrema-direita, direita e esquerda conservadora brasileira, sob o julgo da ideia de “identitarismo”. Esse debate tem reverberações no campo educacional. Pesquisas educacionais têm mostrado que as questões de gênero e sexualidade são amplamente estudadas em espaços urbanos, ao passo que, as pesquisas em espaços rurais e/ou do campo mostram-se escassas e com diversas lacunas no que tange a compreensão das relações de gênero e sexualidade nas escolas rurais e/ou do campo. Nesse interim, o Ensino de Ciências e Biologia ganha espaço para o debate, uma vez que, já foi observado empiricamente uma tendencia para o debate biomédico do gênero e da sexualidade nos espaços escolares, onde, o professor/a de ciências e biologia é “elegido” como pessoa que pode responder e sanar as dúvidas dos alunos/as. A partir destes contextos, o presente estudo tem como objetivo: apresentar uma reflexão sobre os entrelaçamentos do Ensino de Ciências e Biologia e as questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares rurais. Pautados por um desenho metodológico de abordagem qualitativa de nível exploratório, sendo uma revisão bibliográfica. Conforme observado, as questões de gênero e sexualidade emergem nos espaços escolares rurais, e na atualidade, as notícias falsas (fake news) sobre a “ideologia de gênero” que estaria nas escolas, produzem um pânico moral na comunidade escolar e familiar, distorcendo assim as lutas por direitos e reconhecimento das pessoas, populações e movimentos LGBTQIAPN+. Outro ponto de destaque é a prevalência de uma visão biomédica em torno das sexualidades humanas, que insere o professor de ciências e biologia como sujeito conhecedor do corpo humano.

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