ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES RURAIS: TENSÕES EM TEMPOS DE ATAQUE AO GÊNERO E AS SEXUALIDADES DISSIDENTES
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121699 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES RURAIS: TENSÕES EM TEMPOS DE ATAQUE AO GÊNERO E AS SEXUALIDADES DISSIDENTES" "resumo" => "O presente estudo e suas reflexões surgem nos tempos em que as Políticas da Identidade, eixo de articulação de pessoas, populações e movimentos sociais em torno das lutas por direitos e reconhecimento contra as opressões de raça, classe e gênero, e outros marcadores da diferença social estão sendo atacados por grupos políticos e sociais alinhados a extrema-direita, direita e esquerda conservadora brasileira, sob o julgo da ideia de “identitarismo”. Esse debate tem reverberações no campo educacional. Pesquisas educacionais têm mostrado que as questões de gênero e sexualidade são amplamente estudadas em espaços urbanos, ao passo que, as pesquisas em espaços rurais e/ou do campo mostram-se escassas e com diversas lacunas no que tange a compreensão das relações de gênero e sexualidade nas escolas rurais e/ou do campo. Nesse interim, o Ensino de Ciências e Biologia ganha espaço para o debate, uma vez que, já foi observado empiricamente uma tendencia para o debate biomédico do gênero e da sexualidade nos espaços escolares, onde, o professor/a de ciências e biologia é “elegido” como pessoa que pode responder e sanar as dúvidas dos alunos/as. A partir destes contextos, o presente estudo tem como objetivo: apresentar uma reflexão sobre os entrelaçamentos do Ensino de Ciências e Biologia e as questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares rurais. Pautados por um desenho metodológico de abordagem qualitativa de nível exploratório, sendo uma revisão bibliográfica. Conforme observado, as questões de gênero e sexualidade emergem nos espaços escolares rurais, e na atualidade, as notícias falsas (fake news) sobre a “ideologia de gênero” que estaria nas escolas, produzem um pânico moral na comunidade escolar e familiar, distorcendo assim as lutas por direitos e reconhecimento das pessoas, populações e movimentos LGBTQIAPN+. Outro ponto de destaque é a prevalência de uma visão biomédica em torno das sexualidades humanas, que insere o professor de ciências e biologia como sujeito conhecedor do corpo humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 13 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: NOVAS AMEAÇAS, ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS / EIXO 13 - GENDER AND SEXUALITY IN SCHOOL: NEW THREATS, CONFRONTATIONS, AND POSSIBILITIES FOR RESISTANCE (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1173_TB482_26052025132851.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL DOS SANTOS GOMES FILHO" "autor_nome_curto" => "ANTONIEL FILHO" "autor_email" => "antoniel.historiacomparada@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121699 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NOS ESPAÇOS ESCOLARES RURAIS: TENSÕES EM TEMPOS DE ATAQUE AO GÊNERO E AS SEXUALIDADES DISSIDENTES" "resumo" => "O presente estudo e suas reflexões surgem nos tempos em que as Políticas da Identidade, eixo de articulação de pessoas, populações e movimentos sociais em torno das lutas por direitos e reconhecimento contra as opressões de raça, classe e gênero, e outros marcadores da diferença social estão sendo atacados por grupos políticos e sociais alinhados a extrema-direita, direita e esquerda conservadora brasileira, sob o julgo da ideia de “identitarismo”. Esse debate tem reverberações no campo educacional. Pesquisas educacionais têm mostrado que as questões de gênero e sexualidade são amplamente estudadas em espaços urbanos, ao passo que, as pesquisas em espaços rurais e/ou do campo mostram-se escassas e com diversas lacunas no que tange a compreensão das relações de gênero e sexualidade nas escolas rurais e/ou do campo. Nesse interim, o Ensino de Ciências e Biologia ganha espaço para o debate, uma vez que, já foi observado empiricamente uma tendencia para o debate biomédico do gênero e da sexualidade nos espaços escolares, onde, o professor/a de ciências e biologia é “elegido” como pessoa que pode responder e sanar as dúvidas dos alunos/as. A partir destes contextos, o presente estudo tem como objetivo: apresentar uma reflexão sobre os entrelaçamentos do Ensino de Ciências e Biologia e as questões de gênero e sexualidade nos espaços escolares rurais. Pautados por um desenho metodológico de abordagem qualitativa de nível exploratório, sendo uma revisão bibliográfica. Conforme observado, as questões de gênero e sexualidade emergem nos espaços escolares rurais, e na atualidade, as notícias falsas (fake news) sobre a “ideologia de gênero” que estaria nas escolas, produzem um pânico moral na comunidade escolar e familiar, distorcendo assim as lutas por direitos e reconhecimento das pessoas, populações e movimentos LGBTQIAPN+. Outro ponto de destaque é a prevalência de uma visão biomédica em torno das sexualidades humanas, que insere o professor de ciências e biologia como sujeito conhecedor do corpo humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 13 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: NOVAS AMEAÇAS, ENFRENTAMENTOS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS / EIXO 13 - GENDER AND SEXUALITY IN SCHOOL: NEW THREATS, CONFRONTATIONS, AND POSSIBILITIES FOR RESISTANCE (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1173_TB482_26052025132851.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL DOS SANTOS GOMES FILHO" "autor_nome_curto" => "ANTONIEL FILHO" "autor_email" => "antoniel.historiacomparada@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }