REFLEXÕES INTERSECCIONAIS SOBRE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E DESIGUALDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121773 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "REFLEXÕES INTERSECCIONAIS SOBRE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E DESIGUALDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO" "resumo" => "Este estudo é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir a importância de se adotar uma perspectiva interseccional no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça/etnia no contexto escolar. Na atualidade, a escola configura-se como um espaço privilegiado para o trabalho com essas temáticas, uma vez que é atravessada por múltiplos marcadores sociais que influenciam diretamente a trajetória dos/das sujeitos/as nela inseridos/as. Compreender essas dinâmicas exige uma análise que transcenda as abordagens tradicionais, adotando referenciais pós-críticos e decoloniais capazes de problematizar as estruturas de poder e os processos de marginalização historicamente naturalizados. Dessa forma, o estudo dialoga com as contribuições de autoras como Marília Pinto de Carvalho, Nilma Lino Gomes e Patrícia Hill Collins, cujos trabalhos são essenciais para pensar a articulação entre gênero, raça/etnia e educação. Serão também trazidas algumas experiências da primeira autora enquanto mulher negra e professora, a fim de fundamentar as discussões. O artigo ressalta a relevância de uma abordagem interseccional como ferramenta analítica e política para compreender como gênero, raça/etnia e outros marcadores estruturam as desigualdades no ambiente escolar. Além disso, destacam-se os impactos dos estereótipos na trajetória educacional de estudantes, reforçando práticas excludentes e discriminatórias. A análise enfatiza a urgência na implementação de políticas públicas eficazes, na adoção de materiais didáticos que valorizem as diferenças e na formação docente comprometida com uma prática crítica e transformadora. Conclui-se que o enfrentamento das desigualdades educacionais exige o reconhecimento das intersecções entre diferentes dinâmicas de opressão e a construção de pedagogias que acolham as diferenças, visando a constituição de um espaço escolar mais justo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 52 - GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: INTERSECCIONALIDADE E DESAFIOS DE POPULAÇÕES MARGINALIZADAS E ESTIGMATIZADAS / AXIS 52 - GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: INTERSECTIONALITY AND CHALLENGES FACED BY MARGINALIZED AND STIGMATIZED POPULATIONS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID947_TB610_26052025165416.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MIRANDA SOUZA" "autor_nome_curto" => "RENATA MIRANDA" "autor_email" => "renata.smiranda@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121773 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "REFLEXÕES INTERSECCIONAIS SOBRE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E DESIGUALDADES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO" "resumo" => "Este estudo é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir a importância de se adotar uma perspectiva interseccional no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça/etnia no contexto escolar. Na atualidade, a escola configura-se como um espaço privilegiado para o trabalho com essas temáticas, uma vez que é atravessada por múltiplos marcadores sociais que influenciam diretamente a trajetória dos/das sujeitos/as nela inseridos/as. Compreender essas dinâmicas exige uma análise que transcenda as abordagens tradicionais, adotando referenciais pós-críticos e decoloniais capazes de problematizar as estruturas de poder e os processos de marginalização historicamente naturalizados. Dessa forma, o estudo dialoga com as contribuições de autoras como Marília Pinto de Carvalho, Nilma Lino Gomes e Patrícia Hill Collins, cujos trabalhos são essenciais para pensar a articulação entre gênero, raça/etnia e educação. Serão também trazidas algumas experiências da primeira autora enquanto mulher negra e professora, a fim de fundamentar as discussões. O artigo ressalta a relevância de uma abordagem interseccional como ferramenta analítica e política para compreender como gênero, raça/etnia e outros marcadores estruturam as desigualdades no ambiente escolar. Além disso, destacam-se os impactos dos estereótipos na trajetória educacional de estudantes, reforçando práticas excludentes e discriminatórias. A análise enfatiza a urgência na implementação de políticas públicas eficazes, na adoção de materiais didáticos que valorizem as diferenças e na formação docente comprometida com uma prática crítica e transformadora. Conclui-se que o enfrentamento das desigualdades educacionais exige o reconhecimento das intersecções entre diferentes dinâmicas de opressão e a construção de pedagogias que acolham as diferenças, visando a constituição de um espaço escolar mais justo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 52 - GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: INTERSECCIONALIDADE E DESAFIOS DE POPULAÇÕES MARGINALIZADAS E ESTIGMATIZADAS / AXIS 52 - GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: INTERSECTIONALITY AND CHALLENGES FACED BY MARGINALIZED AND STIGMATIZED POPULATIONS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID947_TB610_26052025165416.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MIRANDA SOUZA" "autor_nome_curto" => "RENATA MIRANDA" "autor_email" => "renata.smiranda@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }