Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“NÃO SEI PARA QUÊ TANTA LETRA”: NOTAS SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DEBATENDO DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO COM JOVENS

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O direito à educação para igualdade de gênero, orientação sexual e identidade de gênero conta como base legal a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as Diretrizes Nacionais de Educação e Diversidade e a Lei Maria da Penha. Além disso, é ainda respaldada pela Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental de 2020, que julgou inconstitucional a proibição de temáticas relacionadas a gênero em escolas. Apesar de seus muitos respaldos, uma reportagem da revista Gênero e Número identificou que no ano de 2022, apenas três estados brasileiros ofertavam aulas que lecionam sexualidade e gênero na grade curricular das escolas. Visando estabelecer diálogos que abordassem temas de gênero, identidade de gênero, sexualidade e diversidade, assim como propiciar reflexões que levassem ao empoderamento, entendimento de si, de seu gênero e de seu corpos, as autoras foram convidadas a palestrar sobre esses temas em um encontro com uma turma de um programa social da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Esse programa objetiva oferecer formação complementar a jovens periféricos e de comunidades em situação de vulnerabilidade social, a fim de que se preparem para ingressar no mercado de trabalho. Nesse sentido, foi realizada uma abordagem reflexiva e participativa com base no material lecionado, no entendimento prévio dos jovens dos temas abordados e dos questionamentos e reflexões que ocorreram ao decorrer da palestra. Em grande parte, foi observado certa incerteza e insegurança ao responder ou perguntar sobre os temas que refletem a forma como são abordados na sociedade brasileira, assim como diversas inferências e referências provindas de mídias e redes sociais.

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