Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PEDAGOGIAS DE GÊNERO EM FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121751
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "PEDAGOGIAS DE GÊNERO EM FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir processos educativos por meio dos quais podem funcionar as pedagogias de gênero em filmes de animação produzidos no âmbito do projeto ‘Brincar de Fazer Cinema com Crianças’. Sob inspiração dos estudos de gênero e estudos culturais de vertentes pós-estruturalistas e foucaultianas, são analisadas estratégias discursivas e não discursivas que possibilitam tomar os filmes do projeto como artefatos culturais, engendrados entre relações de saber-poder, como produtos implicados no enquadramento dos indivíduos em certas posições de sujeito e na constituição de subjetividades. Nesse sentido, a referência às pedagogias diz respeito aos modos como na cultura, em dado momento histórico, os indivíduos são incitados a fazer algo consigo mesmos, produzindo subjetividades a partir de saberes, valores e práticas socioculturais. Os filmes analisados são aqueles disponibilizados no canal do YouTube associado ao projeto (@brincardefazercinema), tendo a etnografia de tela como referência metodológica. No recorte específico para este trabalho serão problematizados alguns dos aspectos dos discursos de gênero que funcionam a partir de dois filmes previamente selecionados, entendendo que as pedagogias interpelam os sujeitos com o audiovisual, tanto a partir de elementos propriamente enunciativos (falas, diálogos, imagens), quanto a partir de elementos associados à linguagem audiovisual (cores, sons, músicas, cortes, closes, edições, por exemplo) e de animação (imaginação, fantasia, inventividade). Como argumentos mais gerais, o trabalho visa destacar as potencialidades do acervo que vem sendo construído pelo projeto ‘Brincar de Fazer Cinema com Crianças’ para abordagens escolares com crianças e para a formação docente nas questões tratadas. Além disso, ressaltamos a atuação político-social da universidade, com a militância acadêmica de docentes-pesquisadoras/es, que buscam produzir relações com as escolas de educação básica a partir de ações extensionistas e fomentar debates relevantes para a afirmação dos direitos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID104_TB575_24042025205332.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONEY POLATO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RONEY POLATO"
    "autor_email" => "roneypolato@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121751
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "PEDAGOGIAS DE GÊNERO EM FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir processos educativos por meio dos quais podem funcionar as pedagogias de gênero em filmes de animação produzidos no âmbito do projeto ‘Brincar de Fazer Cinema com Crianças’. Sob inspiração dos estudos de gênero e estudos culturais de vertentes pós-estruturalistas e foucaultianas, são analisadas estratégias discursivas e não discursivas que possibilitam tomar os filmes do projeto como artefatos culturais, engendrados entre relações de saber-poder, como produtos implicados no enquadramento dos indivíduos em certas posições de sujeito e na constituição de subjetividades. Nesse sentido, a referência às pedagogias diz respeito aos modos como na cultura, em dado momento histórico, os indivíduos são incitados a fazer algo consigo mesmos, produzindo subjetividades a partir de saberes, valores e práticas socioculturais. Os filmes analisados são aqueles disponibilizados no canal do YouTube associado ao projeto (@brincardefazercinema), tendo a etnografia de tela como referência metodológica. No recorte específico para este trabalho serão problematizados alguns dos aspectos dos discursos de gênero que funcionam a partir de dois filmes previamente selecionados, entendendo que as pedagogias interpelam os sujeitos com o audiovisual, tanto a partir de elementos propriamente enunciativos (falas, diálogos, imagens), quanto a partir de elementos associados à linguagem audiovisual (cores, sons, músicas, cortes, closes, edições, por exemplo) e de animação (imaginação, fantasia, inventividade). Como argumentos mais gerais, o trabalho visa destacar as potencialidades do acervo que vem sendo construído pelo projeto ‘Brincar de Fazer Cinema com Crianças’ para abordagens escolares com crianças e para a formação docente nas questões tratadas. Além disso, ressaltamos a atuação político-social da universidade, com a militância acadêmica de docentes-pesquisadoras/es, que buscam produzir relações com as escolas de educação básica a partir de ações extensionistas e fomentar debates relevantes para a afirmação dos direitos humanos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 30 - PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM ARTEFATOS CULTURAIS: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE / AXIS 30 - GENDER AND SEXUALITY PEDAGOGIES IN CULTURAL ARTIFACTS: POTENTIALITIES FOR EDUCATION AND TEACHER TRAINING (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID104_TB575_24042025205332.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONEY POLATO DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "RONEY POLATO"
    "autor_email" => "roneypolato@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O trabalho tem como objetivo discutir processos educativos por meio dos quais podem funcionar as pedagogias de gênero em filmes de animação produzidos no âmbito do projeto ‘Brincar de Fazer Cinema com Crianças’. Sob inspiração dos estudos de gênero e estudos culturais de vertentes pós-estruturalistas e foucaultianas, são analisadas estratégias discursivas e não discursivas que possibilitam tomar os filmes do projeto como artefatos culturais, engendrados entre relações de saber-poder, como produtos implicados no enquadramento dos indivíduos em certas posições de sujeito e na constituição de subjetividades. Nesse sentido, a referência às pedagogias diz respeito aos modos como na cultura, em dado momento histórico, os indivíduos são incitados a fazer algo consigo mesmos, produzindo subjetividades a partir de saberes, valores e práticas socioculturais. Os filmes analisados são aqueles disponibilizados no canal do YouTube associado ao projeto (@brincardefazercinema), tendo a etnografia de tela como referência metodológica. No recorte específico para este trabalho serão problematizados alguns dos aspectos dos discursos de gênero que funcionam a partir de dois filmes previamente selecionados, entendendo que as pedagogias interpelam os sujeitos com o audiovisual, tanto a partir de elementos propriamente enunciativos (falas, diálogos, imagens), quanto a partir de elementos associados à linguagem audiovisual (cores, sons, músicas, cortes, closes, edições, por exemplo) e de animação (imaginação, fantasia, inventividade). Como argumentos mais gerais, o trabalho visa destacar as potencialidades do acervo que vem sendo construído pelo projeto ‘Brincar de Fazer Cinema com Crianças’ para abordagens escolares com crianças e para a formação docente nas questões tratadas. Além disso, ressaltamos a atuação político-social da universidade, com a militância acadêmica de docentes-pesquisadoras/es, que buscam produzir relações com as escolas de educação básica a partir de ações extensionistas e fomentar debates relevantes para a afirmação dos direitos humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.