A ESCOLA COMO MAQUINARIA UNIVERSALIZANTE E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS DIANTE DE UMA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: GÊNERO E SEXUALIDADE EM PAUTA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121713 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 510 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "A ESCOLA COMO MAQUINARIA UNIVERSALIZANTE E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS DIANTE DE UMA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: GÊNERO E SEXUALIDADE EM PAUTA" "resumo" => "O presente trabalho surge a partir dos resultados adquiridos em um trabalho de conclusão do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande. Onde buscou-se identificar de que forma o Estado contribui para a evasão escolar dos sujeitos, bem como os pontos de inferência dos mecanismos de poder no contexto social em que os entrevistados estavam inseridos. A fim de esmiuçar uma das problemáticas emergentes, este artigo tratou de discutir acerca do sentimento de não-pertencimento de alguns sujeitos escolares, resultado observado através de uma pesquisa narrativa (Larrosa, 1996) com participantes que de alguma forma distanciam-se da norma (Foucault, 1975). Sob o campo epistemológico pós-estruturalista, tem como objetivo discutir de onde surge e a quem interessa o sentimento de não-pertencimento dos sujeitos dentro da instituição escolar. Assim, foi possível perceber que a escola atua como uma maquinaria universalizante (Henning; Ferraro, 2022), em prol de uma governamentalidade neoliberal (Dardot, 2021), onde busca a padronização dos corpos para serem agentes de serviço e consumo, conduzindo a conduta dos homens. Durante as análises, foi possível perceber que o contexto familiar e socioeconômico em que os indivíduos em idade escolar estavam inseridos durante o processo de abandono escolar, teve papel fundamental na contribuição do desempenho escolar de todos os sujeitos, além da influência atrelada às questões de gênero e sexualidade, que será destacada neste trabalho. Todos esses fatores estavam sinergisticamente atrelados. Embora as relações de poder não estejam localizadas em uma única instituição, mas em todas as esferas sociais, a escola atua como uma parte fundamental desta trama, atuando e conduzindo principalmente nas discussões que abarcam gênero e sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 52 - GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: INTERSECCIONALIDADE E DESAFIOS DE POPULAÇÕES MARGINALIZADAS E ESTIGMATIZADAS / AXIS 52 - GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: INTERSECTIONALITY AND CHALLENGES FACED BY MARGINALIZED AND STIGMATIZED POPULATIONS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID188_TB510_21042025194027.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELLY MARTINS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "SIBELLY" "autor_email" => "sibellymiranda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121713 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 510 "inscrito_id" => 188 "titulo" => "A ESCOLA COMO MAQUINARIA UNIVERSALIZANTE E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS DIANTE DE UMA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: GÊNERO E SEXUALIDADE EM PAUTA" "resumo" => "O presente trabalho surge a partir dos resultados adquiridos em um trabalho de conclusão do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande. Onde buscou-se identificar de que forma o Estado contribui para a evasão escolar dos sujeitos, bem como os pontos de inferência dos mecanismos de poder no contexto social em que os entrevistados estavam inseridos. A fim de esmiuçar uma das problemáticas emergentes, este artigo tratou de discutir acerca do sentimento de não-pertencimento de alguns sujeitos escolares, resultado observado através de uma pesquisa narrativa (Larrosa, 1996) com participantes que de alguma forma distanciam-se da norma (Foucault, 1975). Sob o campo epistemológico pós-estruturalista, tem como objetivo discutir de onde surge e a quem interessa o sentimento de não-pertencimento dos sujeitos dentro da instituição escolar. Assim, foi possível perceber que a escola atua como uma maquinaria universalizante (Henning; Ferraro, 2022), em prol de uma governamentalidade neoliberal (Dardot, 2021), onde busca a padronização dos corpos para serem agentes de serviço e consumo, conduzindo a conduta dos homens. Durante as análises, foi possível perceber que o contexto familiar e socioeconômico em que os indivíduos em idade escolar estavam inseridos durante o processo de abandono escolar, teve papel fundamental na contribuição do desempenho escolar de todos os sujeitos, além da influência atrelada às questões de gênero e sexualidade, que será destacada neste trabalho. Todos esses fatores estavam sinergisticamente atrelados. Embora as relações de poder não estejam localizadas em uma única instituição, mas em todas as esferas sociais, a escola atua como uma parte fundamental desta trama, atuando e conduzindo principalmente nas discussões que abarcam gênero e sexualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 52 - GÊNERO E SEXUALIDADE EM FOCO: INTERSECCIONALIDADE E DESAFIOS DE POPULAÇÕES MARGINALIZADAS E ESTIGMATIZADAS / AXIS 52 - GENDER AND SEXUALITY IN FOCUS: INTERSECTIONALITY AND CHALLENGES FACED BY MARGINALIZED AND STIGMATIZED POPULATIONS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID188_TB510_21042025194027.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELLY MARTINS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "SIBELLY" "autor_email" => "sibellymiranda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }