Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

CORPOS QUE ENSINAM, GÊNEROS QUE APRENDEM: EDUCAÇÃO SEXUAL COMO PRÁTICA SOCIOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 31 - PEDAGOGIAS FEMINISTAS: QUAL O LUGAR DO CORPO, DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO? / AXIS 31 - FEMINIST PEDAGOGIES: WHAT IS THE PLACE OF BODY, GENDER, AND SEXUALITY IN THE CURRICULUM? (ONLINE)
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121765
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 1393
    "titulo" => "CORPOS QUE ENSINAM, GÊNEROS QUE APRENDEM: EDUCAÇÃO SEXUAL COMO PRÁTICA SOCIOLÓGICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os usos do ensino de Sociologia na promoção da educação sexual nas escolas de educação básica. A educação sexual abrange múltiplas dimensões da vida humana e demanda uma abordagem sociocultural, considerando que os indivíduos são interpelados pela cultura — compreendida, segundo Geertz (2009), como uma teia de significados que orienta práticas e discursos nos mais diversos contextos. Destaca-se a necessidade de incorporar a discussão sobre educação sexual no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, os quais, conforme Ventura (2009), são essenciais para a consolidação dos Direitos Humanos. A perspectiva de gênero é fundamental nessa análise, uma vez que os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres têm sido debatidos por diversas autoras brasileiras (Lemos, 2014; Ventura, 2009; Oliveira & Campos, 2009; Toneli, 2004; Villela & Arilha, 2003; Corrêa & Ávila, 2003; Ávila, 1993), destacando a importância da autonomia corporal e da equidade de gênero. A inclusão desses direitos amplia o escopo da educação sexual, vinculando-a diretamente ao exercício da cidadania e à promoção da dignidade humana. As contribuições de Ventura (2009) reforçam a centralidade desses direitos como pilares estruturantes para uma sociedade mais justa e igualitária. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico sobre a temática da educação sexual e a elaboração de um material didático de apoio para docentes da educação básica que atuam no ensino de Sociologia e áreas afins. Espera-se, com essa iniciativa, contribuir para a inserção qualificada da educação sexual no currículo sociológico, como estratégia de promoção da autodeterminação dos corpos e da equidade de gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 31 - PEDAGOGIAS FEMINISTAS: QUAL O LUGAR DO CORPO, DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO? / AXIS 31 - FEMINIST PEDAGOGIES: WHAT IS THE PLACE OF BODY, GENDER, AND SEXUALITY IN THE CURRICULUM? (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1393_TB596_27052025233356.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ADRIANA FARIAS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "adrianarodrigues.vew2020@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121765
    "edicao_id" => 388
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 1393
    "titulo" => "CORPOS QUE ENSINAM, GÊNEROS QUE APRENDEM: EDUCAÇÃO SEXUAL COMO PRÁTICA SOCIOLÓGICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os usos do ensino de Sociologia na promoção da educação sexual nas escolas de educação básica. A educação sexual abrange múltiplas dimensões da vida humana e demanda uma abordagem sociocultural, considerando que os indivíduos são interpelados pela cultura — compreendida, segundo Geertz (2009), como uma teia de significados que orienta práticas e discursos nos mais diversos contextos. Destaca-se a necessidade de incorporar a discussão sobre educação sexual no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, os quais, conforme Ventura (2009), são essenciais para a consolidação dos Direitos Humanos. A perspectiva de gênero é fundamental nessa análise, uma vez que os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres têm sido debatidos por diversas autoras brasileiras (Lemos, 2014; Ventura, 2009; Oliveira & Campos, 2009; Toneli, 2004; Villela & Arilha, 2003; Corrêa & Ávila, 2003; Ávila, 1993), destacando a importância da autonomia corporal e da equidade de gênero. A inclusão desses direitos amplia o escopo da educação sexual, vinculando-a diretamente ao exercício da cidadania e à promoção da dignidade humana. As contribuições de Ventura (2009) reforçam a centralidade desses direitos como pilares estruturantes para uma sociedade mais justa e igualitária. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico sobre a temática da educação sexual e a elaboração de um material didático de apoio para docentes da educação básica que atuam no ensino de Sociologia e áreas afins. Espera-se, com essa iniciativa, contribuir para a inserção qualificada da educação sexual no currículo sociológico, como estratégia de promoção da autodeterminação dos corpos e da equidade de gênero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 31 - PEDAGOGIAS FEMINISTAS: QUAL O LUGAR DO CORPO, DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NO CURRÍCULO? / AXIS 31 - FEMINIST PEDAGOGIES: WHAT IS THE PLACE OF BODY, GENDER, AND SEXUALITY IN THE CURRICULUM? (ONLINE)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1393_TB596_27052025233356.pdf"
    "created_at" => "2025-06-10 13:23:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ADRIANA FARIAS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "adrianarodrigues.vew2020@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => null
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os usos do ensino de Sociologia na promoção da educação sexual nas escolas de educação básica. A educação sexual abrange múltiplas dimensões da vida humana e demanda uma abordagem sociocultural, considerando que os indivíduos são interpelados pela cultura — compreendida, segundo Geertz (2009), como uma teia de significados que orienta práticas e discursos nos mais diversos contextos. Destaca-se a necessidade de incorporar a discussão sobre educação sexual no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos, os quais, conforme Ventura (2009), são essenciais para a consolidação dos Direitos Humanos. A perspectiva de gênero é fundamental nessa análise, uma vez que os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres têm sido debatidos por diversas autoras brasileiras (Lemos, 2014; Ventura, 2009; Oliveira & Campos, 2009; Toneli, 2004; Villela & Arilha, 2003; Corrêa & Ávila, 2003; Ávila, 1993), destacando a importância da autonomia corporal e da equidade de gênero. A inclusão desses direitos amplia o escopo da educação sexual, vinculando-a diretamente ao exercício da cidadania e à promoção da dignidade humana. As contribuições de Ventura (2009) reforçam a centralidade desses direitos como pilares estruturantes para uma sociedade mais justa e igualitária. A metodologia adotada foi o levantamento bibliográfico sobre a temática da educação sexual e a elaboração de um material didático de apoio para docentes da educação básica que atuam no ensino de Sociologia e áreas afins. Espera-se, com essa iniciativa, contribuir para a inserção qualificada da educação sexual no currículo sociológico, como estratégia de promoção da autodeterminação dos corpos e da equidade de gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.