Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

EDUCAÇÃO BÁSICA, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS LGBTQIA+: UM ESTUDO DAS NARRATIVAS IDENTITÁRIAS DOS EGRESSOS DE BRUMADO/BA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo divulgar os resultados parciais da pesquisa de mestrado, que visa analisar a (re)construção de experiências e vivências de pessoas LGBTQIA+, a partir das narrativas de suas memórias do contexto escolar na cidade de Brumado-BA. As noções de sexo, gênero e sexualidade são construídas com base em diversos autores que discutem a respeito, como Pinheiro (2015), Britzman (2017), Batista (2023) e Ruffino (2024). A discussão histórica a respeito da luta e conquista de direitos, além das opressões, censuras e assassinatos ao longo dos séculos, é pautada principalmente na obra de Belmonte (2024). A noção de memória e sua relação com a construção de identidade é construída a partir do entrelace das obras de Pollak (1992). Halbwachs (2004; 2013) e Candau (2011). Realizou-se uma investigação do tipo Estado da Arte em bancos de teses e dissertações visando conhecer possíveis trabalhos produzidos que poderiam se aproximar da temática. Tratando-se da metodologia, trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica dividida em duas etapas, com pessoas LGBTQIA+ egressos da Educação Básica pública da cidade de Brumado-BA. A primeira etapa se trata do alcance dos participantes a partir da divulgação de um questionário nas redes sociais, utilizando o método de snowball sampling. A segunda etapa se refere à coleta das narrativas dos participantes através de entrevistas individuais. Os resultados apresentados neste trabalho são referentes aos da primeira etapa, ou seja, do questionário. Tais resultados revelaram alguns resultados já previstos no projeto de pesquisa e, além disso, fragilidades e limitações da pesquisa, como a dificuldade de alcance de alguns perfis. A continuidade da pesquisa, com a análise das entrevistas, poderá aprofundar a compreensão sobre como as trajetórias escolares influenciam a formação de identidades plurais em contextos locais.

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