EPISÓDIOS NARRATIVOS SOBRE PRECONCEITO DE GÊNERO E TRAJETÓRIA ESCOLAR DE MULHERES LÉSBICAS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121789 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 640 "inscrito_id" => 1406 "titulo" => "EPISÓDIOS NARRATIVOS SOBRE PRECONCEITO DE GÊNERO E TRAJETÓRIA ESCOLAR DE MULHERES LÉSBICAS" "resumo" => "O trabalho aborda a trajetória escolar de mulheres lésbicas com intuito de descrever o modo e a incidência de práticas preconceituosas envolvendo orientação sexual e identidade de gênero no seu processo formativo. A discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas é um tema central e urgente para a construção de um ambiente educacional inclusivo, problematizador e livre de preconceitos. Apesar dos avanços recentes nas últimas décadas, com a aprovação de leis e a luta incansável de diversos movimentos sociais, ainda são concretas e rotineiras as situações vivenciadas por meninas e mulheres estudantes pertencentes a minorias sexuais e de gênero. Para este estudo foi realizado um levantamento qualitativo a partir de pesquisa narrativa, cuja análise tem orientações foucaultianas. Recortam-se episódios narrativos e enunciados relacionados a percursos formativos na escola básica no contexto atual. Como principais resultados, as informações levantadas demonstram diversas situações de preconceito, discriminação e assédio evidenciando os obstáculos enfrentados por meninas e mulheres em diferentes contextos educacionais e revelam a maneira como a sociedade, seja em contexto macro ou de sala de aula, frequentemente tenta impor, de forma sutil, a performatividade heteronormativa por meio de gracejos e falsas brincadeiras. Compreende-se ser fundamental que as escolas se tornem espaços de acolhimento e aprendizagem, onde as diferenças de gênero e sexualidade sejam problematizadas e visibilizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 28 - NARRATIVAS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ENCONTROS INSURGENTES / AXIS 28 - NARRATIVES, GENDERS, SEXUALITIES, AND EDUCATION: INSURGENT ENCOUNTERS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1406_TB640_24042025225102.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "Juliana Castro" "autor_email" => "julianasilva.jc100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121789 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 640 "inscrito_id" => 1406 "titulo" => "EPISÓDIOS NARRATIVOS SOBRE PRECONCEITO DE GÊNERO E TRAJETÓRIA ESCOLAR DE MULHERES LÉSBICAS" "resumo" => "O trabalho aborda a trajetória escolar de mulheres lésbicas com intuito de descrever o modo e a incidência de práticas preconceituosas envolvendo orientação sexual e identidade de gênero no seu processo formativo. A discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas é um tema central e urgente para a construção de um ambiente educacional inclusivo, problematizador e livre de preconceitos. Apesar dos avanços recentes nas últimas décadas, com a aprovação de leis e a luta incansável de diversos movimentos sociais, ainda são concretas e rotineiras as situações vivenciadas por meninas e mulheres estudantes pertencentes a minorias sexuais e de gênero. Para este estudo foi realizado um levantamento qualitativo a partir de pesquisa narrativa, cuja análise tem orientações foucaultianas. Recortam-se episódios narrativos e enunciados relacionados a percursos formativos na escola básica no contexto atual. Como principais resultados, as informações levantadas demonstram diversas situações de preconceito, discriminação e assédio evidenciando os obstáculos enfrentados por meninas e mulheres em diferentes contextos educacionais e revelam a maneira como a sociedade, seja em contexto macro ou de sala de aula, frequentemente tenta impor, de forma sutil, a performatividade heteronormativa por meio de gracejos e falsas brincadeiras. Compreende-se ser fundamental que as escolas se tornem espaços de acolhimento e aprendizagem, onde as diferenças de gênero e sexualidade sejam problematizadas e visibilizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 28 - NARRATIVAS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ENCONTROS INSURGENTES / AXIS 28 - NARRATIVES, GENDERS, SEXUALITIES, AND EDUCATION: INSURGENT ENCOUNTERS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1406_TB640_24042025225102.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "Juliana Castro" "autor_email" => "julianasilva.jc100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }