MEU CORPO SEMPRE/NUNCA EXISTIU: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A INVISIBILIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DISSIDENTES NOS ESPAÇOS FORMATIVOS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121772 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 1205 "titulo" => "MEU CORPO SEMPRE/NUNCA EXISTIU: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A INVISIBILIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DISSIDENTES NOS ESPAÇOS FORMATIVOS" "resumo" => "Este artigo aborda a invisibilização das identidades dissidentes no ambiente escolar, com base em narrativas autobiográficas. Considerando que a identidade é uma construção social e cultural, e não uma essência fixa, investiga-se de que maneira a escola contribui para a normatização e exclusão de corpos dissidentes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando relatos de experiência como metodologia, fundamentando-se em autores como bell hooks, Guacira Lopes Louro e Stuart Hall. A escola, enquanto instituição que tanto produz identidades quanto reforça estereótipos, frequentemente impõe normas que silenciam e marginalizam corpos dissidentes, especialmente aqueles que fogem das normas de gênero, sexualidade e raça. Por meio das narrativas de Thiago Li e Larisse Araújo, o estudo evidencia experiências de exclusão e violência simbólica no processo escolar. Li, pessoa negra, afro-indígena e queer, descreve a hostilidade do ambiente escolar, onde a ausência de representatividade e a interseção entre escola e religião reforçavam a normatização dos corpos. Larisse, mulher negra periférica, relata os desafios enfrentados na infância e adolescência, destacando como o racismo estrutural e os padrões eurocêntricos impuseram um processo de silenciamento, frequentemente confundido com timidez. No entanto, o texto também evidencia estratégias de resistência e enfrentamento nas quais sujeitos dissidentes reconfiguram espaços de pertencimento e reivindicam sua visibilidade dentro do ambiente escolar. Nos resultados obtidos, foi possível concluir que a invisibilização das identidades dissidentes é um problema estrutural e persistente no sistema educacional, assim, torna-se essencial a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que estejam correlatas a negritude e a dissidência, considerando as multilinguagens, o uso das artes, das redes e das produções multimídias para tornar o acesso ainda mais abrangente, a fim de que reconheçam e valorizem a diversidade, possibilitando a construção de espaços formativos mais acolhedores e democráticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 28 - NARRATIVAS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ENCONTROS INSURGENTES / AXIS 28 - NARRATIVES, GENDERS, SEXUALITIES, AND EDUCATION: INSURGENT ENCOUNTERS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1205_TB608_24042025222208.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Thiago Li" "autor_email" => "sempreexistiu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121772 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 1205 "titulo" => "MEU CORPO SEMPRE/NUNCA EXISTIU: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A INVISIBILIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DISSIDENTES NOS ESPAÇOS FORMATIVOS" "resumo" => "Este artigo aborda a invisibilização das identidades dissidentes no ambiente escolar, com base em narrativas autobiográficas. Considerando que a identidade é uma construção social e cultural, e não uma essência fixa, investiga-se de que maneira a escola contribui para a normatização e exclusão de corpos dissidentes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando relatos de experiência como metodologia, fundamentando-se em autores como bell hooks, Guacira Lopes Louro e Stuart Hall. A escola, enquanto instituição que tanto produz identidades quanto reforça estereótipos, frequentemente impõe normas que silenciam e marginalizam corpos dissidentes, especialmente aqueles que fogem das normas de gênero, sexualidade e raça. Por meio das narrativas de Thiago Li e Larisse Araújo, o estudo evidencia experiências de exclusão e violência simbólica no processo escolar. Li, pessoa negra, afro-indígena e queer, descreve a hostilidade do ambiente escolar, onde a ausência de representatividade e a interseção entre escola e religião reforçavam a normatização dos corpos. Larisse, mulher negra periférica, relata os desafios enfrentados na infância e adolescência, destacando como o racismo estrutural e os padrões eurocêntricos impuseram um processo de silenciamento, frequentemente confundido com timidez. No entanto, o texto também evidencia estratégias de resistência e enfrentamento nas quais sujeitos dissidentes reconfiguram espaços de pertencimento e reivindicam sua visibilidade dentro do ambiente escolar. Nos resultados obtidos, foi possível concluir que a invisibilização das identidades dissidentes é um problema estrutural e persistente no sistema educacional, assim, torna-se essencial a implementação de práticas pedagógicas inclusivas que estejam correlatas a negritude e a dissidência, considerando as multilinguagens, o uso das artes, das redes e das produções multimídias para tornar o acesso ainda mais abrangente, a fim de que reconheçam e valorizem a diversidade, possibilitando a construção de espaços formativos mais acolhedores e democráticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 28 - NARRATIVAS, GÊNEROS, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: ENCONTROS INSURGENTES / AXIS 28 - NARRATIVES, GENDERS, SEXUALITIES, AND EDUCATION: INSURGENT ENCOUNTERS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID1205_TB608_24042025222208.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "Thiago Li" "autor_email" => "sempreexistiu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }