TRAJETÓRIA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA ENTRE 2005 E 2024. BIOGRAFIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122027 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "TRAJETÓRIA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA ENTRE 2005 E 2024. BIOGRAFIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO" "resumo" => "O presente artigo reflete sobre minha trajetória como professor de Sociologia no Ensino Médio, tanto em escolas públicas quanto privadas de Curitiba e região metropolitana do Paraná, entre 2005 e 2024. Utilizando a imaginação sociológica de Wright Mills como referencial, que articula biografia individual, instituições e contexto histórico, busca-se compreender a realidade social por meio do distanciamento e da reflexão da prática. Essa reflexão visa analisar como o papel docente e a disciplina de Sociologia se transformaram ao longo desses 20 anos. Assim, observar a trajetória pessoal, o contexto estrutural e o contexto histórico permitem compreender diversos aspectos da realidade, como a própria transformação individual ao longo do tempo, as mudanças com a disciplina Sociologia neste curto espaço de anos, desde sua luta pela consolidação curricular e posterior reorganização enquanto um componente dentro da área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e fatores históricos, como a pandemia de 2020, que desestabilizam estruturas sociais. E nos últimos quatro anos, participo de um programa de formação continuada da rede pública do Paraná. Essa política educacional oferece suporte metodológico aos professores, e para o meu caso, estou envolvido com a Sociologia e o itinerário Governo e Cidadania, proporcionando a trocas de experiências e de conhecimentos em reuniões semanais online. Pretendo apresentar meu entendimento dessa política." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 15: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID51_TB44_15062025190711.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO CAVASSIN ALVES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "alessandrocavassin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122027 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "TRAJETÓRIA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA ENTRE 2005 E 2024. BIOGRAFIA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO" "resumo" => "O presente artigo reflete sobre minha trajetória como professor de Sociologia no Ensino Médio, tanto em escolas públicas quanto privadas de Curitiba e região metropolitana do Paraná, entre 2005 e 2024. Utilizando a imaginação sociológica de Wright Mills como referencial, que articula biografia individual, instituições e contexto histórico, busca-se compreender a realidade social por meio do distanciamento e da reflexão da prática. Essa reflexão visa analisar como o papel docente e a disciplina de Sociologia se transformaram ao longo desses 20 anos. Assim, observar a trajetória pessoal, o contexto estrutural e o contexto histórico permitem compreender diversos aspectos da realidade, como a própria transformação individual ao longo do tempo, as mudanças com a disciplina Sociologia neste curto espaço de anos, desde sua luta pela consolidação curricular e posterior reorganização enquanto um componente dentro da área de conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e fatores históricos, como a pandemia de 2020, que desestabilizam estruturas sociais. E nos últimos quatro anos, participo de um programa de formação continuada da rede pública do Paraná. Essa política educacional oferece suporte metodológico aos professores, e para o meu caso, estou envolvido com a Sociologia e o itinerário Governo e Cidadania, proporcionando a trocas de experiências e de conhecimentos em reuniões semanais online. Pretendo apresentar meu entendimento dessa política." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 15: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID51_TB44_15062025190711.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO CAVASSIN ALVES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "alessandrocavassin@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }