DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOPS)
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122050 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOPS)" "resumo" => "A pesquisa investiga os desafios da institucionalização da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), identificando as influências do colonialismo em suas estruturas educacionais e destacando a trajetória educacional traçada pelas Ciências Sociais, que é diretamente influenciada por esse contexto histórico delicado (MAMDANI, 1993; HOUNTONDJI, 2009; MENESES 2016; CARDOSO, 2017). O trabalho justifica-se pelo entendimento de que o campo dos estudos Sociológicos é importante para o desenvolvimento de toda sociedade, principalmente nas políticas educacionais, como afirma Durkheim (2011), perpassando pelas questões tangíveis ao ensino de Sociologia na educação básica no Brasil e nos países luso-africanos. A pesquisa faz-se relevante ao destacar as dificuldades estruturais, políticas e epistemológicas que impedem a consolidação desse campo do saber nessas nações, assim como propõe caminhos para superá-las. O trabalho adota uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica histórica, socioeconômica e sociológica. Examina a precariedade das infraestruturas educacionais, a escassez de docentes qualificados, a falta de materiais didáticos adequados e a descontinuidade das políticas públicas como barreiras à institucionalização da Sociologia. Conclui-se que a emergência de uma epistemologia centrada nas experiências locais, assim como a cooperação internacional, especialmente com o Brasil, pode contribuir para superar esses desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID405_TB80_16062025182527.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE ASSIS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "driguhaf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122050 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 405 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOPS)" "resumo" => "A pesquisa investiga os desafios da institucionalização da Sociologia nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), identificando as influências do colonialismo em suas estruturas educacionais e destacando a trajetória educacional traçada pelas Ciências Sociais, que é diretamente influenciada por esse contexto histórico delicado (MAMDANI, 1993; HOUNTONDJI, 2009; MENESES 2016; CARDOSO, 2017). O trabalho justifica-se pelo entendimento de que o campo dos estudos Sociológicos é importante para o desenvolvimento de toda sociedade, principalmente nas políticas educacionais, como afirma Durkheim (2011), perpassando pelas questões tangíveis ao ensino de Sociologia na educação básica no Brasil e nos países luso-africanos. A pesquisa faz-se relevante ao destacar as dificuldades estruturais, políticas e epistemológicas que impedem a consolidação desse campo do saber nessas nações, assim como propõe caminhos para superá-las. O trabalho adota uma abordagem qualitativa, com análise documental e revisão bibliográfica histórica, socioeconômica e sociológica. Examina a precariedade das infraestruturas educacionais, a escassez de docentes qualificados, a falta de materiais didáticos adequados e a descontinuidade das políticas públicas como barreiras à institucionalização da Sociologia. Conclui-se que a emergência de uma epistemologia centrada nas experiências locais, assim como a cooperação internacional, especialmente com o Brasil, pode contribuir para superar esses desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID405_TB80_16062025182527.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DE ASSIS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "driguhaf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }