ENSINO DE SOCIOLOGIA, NOVO ENSINO MEDIO INTEGRADO E AS AULAS ASSINCRONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO PARANAENSE
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Destacaremos algumas mudanças que foram empreendidas no ensino médio dando ênfase para o integrado. Até 2019 a disciplina de sociologia esteve na matriz da educação voltada ao Ensino Médio ofertando 6 (seis) horas aulas totais. Já no Ensino Integrado, a carga horaria de sociologia permaneceu até 2021 sendo 8 (oito) horas totais. O desmonte da grade curricular do regular teve início em 2020 quando a gestão escolar da Secretaria Estadual de Educação inseriu Educação Financeira e reduziu aulas de Filosofia, de Artes e de Sociologia. Com a Pandemia o Governo Estadual consolidou a parceria com as Big Techs, as grandes empresas de tecnologia (em especial a Google), comprando plataformas para dar continuidade aos trabalhos escolares, de forma remota. Com a implementação do Novo Ensino Médio, outras plataformas (LEIA-PR, REDAÇÃO PR, QUIZZES) foram inseridas. 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Não tem cobrança de taxa para usá-lo, mas é preciso estar vinculado a alguma instituição de ensino. Também pode ser usado como aplicativo em celular, seja no computador ou telefone (Carvalho, 2021, p. 11). Em suma, como docente da rede estadual que ministra aulas de sociologia tanto no ensino médio regular como no integrado compreende-se que as alterações impactaram o trabalho, pois tanto a LDB como a BNCC atrelaram-se à pedagogia da competência. A proposta de mobilizar a autonomia, a autorregulação do sujeito e o pensamento crítico não estão inseridos na implementação de um projeto educacional universal. Pelo contrário, observa-se um direcionamento apenas para a resolução de problemas restritos ao contexto imediato, em que aparecem na realidade do novo mercado de trabalho e não na leitura crítica do próprio fundamento da sociedade e da atividade humana (Moraes et al 2021, p. 126). 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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - n°13.415,2017 BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular, 2018 CARVALHO, Francisca Alves de. Ferramentas educacionais mais usadas no ensino síncrono e assíncrono durante a Pandemia do COVID 19. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Piaui. Universidade Estadual do Piauí, 2021. Disponível em: 08- FRANCISCA ALVES DE CARVALHO.pdf-pasta(biblioteca).pdf MALTA, Márcio Telles Souza. Planejando e executando aulas síncronas utilizando as novas tecnologias. Dossiê Educação Profissional e Tecnologias em Rede Reter (Revista Tecnologia Educacionais em Rede). Santa Maria, v.2, n.4. ISSN:2675-9950. Disponível em: Vista do PLANEJANDO E EXECUTANDO AULAS SÍNCRONAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS MORAIS, Raquel Pereira de COLAÇO, Soraia SEGUNDO, Maria das Dores Mendes GOMES, Valdemarin Coelho. 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