INVESTIGAÇÕES SOBRE O NOVO SINDICALISMO E O NACIONAL-POPULAR NAS GESTÕES DA APSERJ: UMA CHAVE PARA O ENTENDIMENTO DA CAMPANHA DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122033 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "INVESTIGAÇÕES SOBRE O NOVO SINDICALISMO E O NACIONAL-POPULAR NAS GESTÕES DA APSERJ: UMA CHAVE PARA O ENTENDIMENTO DA CAMPANHA DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO." "resumo" => "A década de 1980, no Brasil, é marcada pela mobilização de cientistas sociais em torno de lutas e reivindicações, dentre elas, a regulamentação da profissão de sociólogo, a criação de um sindicato próprio e autônomo e o retorno da disciplina de Sociologia ao 2º grau. O contexto no qual ocorrem essas lutas é o processo de redemocratização brasileira. Essas mobilizações foram realizadas por associações e sindicatos espalhados pelo Brasil. Neste texto, analisamos documentos históricos e nove entrevistas realizadas com cientistas sociais da Associação Profissional de Sociólogos do Rio de Janeiro (APSERJ), os quais podem se constituir em um acervo e compõem um fluxo de pesquisa que envolve minha tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o trabalho realizado no âmbito do Grupo de Estudos em Ciências Sociais e Memória (GECISME), abrigado sob o Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. Atualmente, as investigações convergem para conhecer os grupos sociais e os sentidos mobilizados no retorno da Sociologia à escola nos anos 1980. É possível estabelecer, através das análises, que existiam lutas internas na APSERJ sobre a definição do que seria o sociólogo legítimo e a regulamentação da profissão no contexto da redemocratização. Nesta proposta de trabalho, tentaremos indicar que essas disputas podem ser entendidas por meio de categorias como o novo sindicalismo e o nacional-popular." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID262_TB52_16062025120515.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO MOSCA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Mosca Junior" "autor_email" => "robertomoscajr@mac.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122033 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 262 "titulo" => "INVESTIGAÇÕES SOBRE O NOVO SINDICALISMO E O NACIONAL-POPULAR NAS GESTÕES DA APSERJ: UMA CHAVE PARA O ENTENDIMENTO DA CAMPANHA DA OBRIGATORIEDADE DA SOCIOLOGIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO." "resumo" => "A década de 1980, no Brasil, é marcada pela mobilização de cientistas sociais em torno de lutas e reivindicações, dentre elas, a regulamentação da profissão de sociólogo, a criação de um sindicato próprio e autônomo e o retorno da disciplina de Sociologia ao 2º grau. O contexto no qual ocorrem essas lutas é o processo de redemocratização brasileira. Essas mobilizações foram realizadas por associações e sindicatos espalhados pelo Brasil. Neste texto, analisamos documentos históricos e nove entrevistas realizadas com cientistas sociais da Associação Profissional de Sociólogos do Rio de Janeiro (APSERJ), os quais podem se constituir em um acervo e compõem um fluxo de pesquisa que envolve minha tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o trabalho realizado no âmbito do Grupo de Estudos em Ciências Sociais e Memória (GECISME), abrigado sob o Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. Atualmente, as investigações convergem para conhecer os grupos sociais e os sentidos mobilizados no retorno da Sociologia à escola nos anos 1980. É possível estabelecer, através das análises, que existiam lutas internas na APSERJ sobre a definição do que seria o sociólogo legítimo e a regulamentação da profissão no contexto da redemocratização. Nesta proposta de trabalho, tentaremos indicar que essas disputas podem ser entendidas por meio de categorias como o novo sindicalismo e o nacional-popular." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID262_TB52_16062025120515.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO MOSCA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Mosca Junior" "autor_email" => "robertomoscajr@mac.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }